Novas avarias robóticas

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Há coisa de semana e meia notei que o Roomba estava com dificuldades em voltar para a base. Começava a rodar sobre si mesmo, fazendo pequenos avanços e recuos, sem sair do mesmo lugar. Finalmente lá dava um códito de erro: nove bips—problema com os sensores.

Apesar de ter aberto aquilo e limpo os sensores todos que encontrei, o melhor que pude, o robot começava a aspirar mas rapidamente parava de novo.

Depois de algumas tentativas tive que me render à evidência: o Quagmire está avariado pela segunda vez em ano e meio. Da primeira vez, foi a roda esquerda e agora, algum sensor que pifou, fazendo com que o Roomba ache sempre que está à beira de um precipício ficando assim incapaz de se mexer do sítio.

Mantenho o que escrevi na minha crítica a este aspirador robótico, mas certamente que tenho novas conclusões a tirar: o Roomba não se aguenta à bronca, quando a bronca é séria.

Cá em casa vivem três seres humanos e nada menos que seis gatos. A sujidade que se gera de um dia para o outro, não é para meninos e consiste, principalmente, de pelo de gato. Parece-me bastante óbvio que o Roomba simplesmente não consegue lidar com tamanha quantidade de porcaria.

Os pelos entram por todo o lado, o robot está sempre sujíssimo no fim da aspiração e—apesar da minha dedicada manutenção—é impossível devolvê-lo a um estado de limpeza impecável. Com o passar do tempo, lá há um componente qualquer que não resiste e vai juntar-se ao coro celestial da sua espécie.

Tendo já, desde o início, observado que o Roomba não lida muito bem com casas pouco arrumadas (chamemos-lhes assim), em que há sapatos no chão do quarto, mobília com pés menos ortodoxos e brinquedos por todo o lado, concluo agora também que o pobre animal não foi feito para limpar casas que… bom… realmente precisem de ser limpas com frequência!

A dúvida existencial é esta… se a casa ideal para o Roomba é uma que está impecavelmente arrumada, praticamente não tem mobília e raramente está suja… para que raio é preciso um aspirador?

Tags

Deixar comentário. Permalink.

10 comentários a “Novas avarias robóticas”

  1. Loira says:

    Por acaso não comprámos isso, porque a casa é mesmo muito fácil de aspirar (e porque não sou eu que aspiro eheheh) Mas um scooba é que me dava mesmo jeito!

  2. Marta Almeida says:

    O meu Roomba está exactamente com o mesmo problema, com a diferença que só tem 2 meses. Vou accionar a garantia, mas confesso que estou com algum receio. Primeiro porque não tenho a caixa original (só agora li na garantia que seria preciso), espero que não ponham entraves por isso e depois porque não me entendi muito bem com o site. Vamos ver… Se me puder dar alguma dica, agradeço.

    • Infelizmente, não tenho grandes dicas para dar. O meu foi para a Alemanha já duas vezes, mas eu tinha a caixa original, não sei se fará muita diferença. Teoricamente, não devia fazer. O serviço é muito bom, o robot voltou reparado da primeira vez e foi substituído por um novo, da segunda.

      A única coisa que sublinho é que envie cópia da factura com o número de RMA escrito juntamente com o robot.

  3. Marta Almeida says:

    Já estive a ver melhor o site e já entendi o esquema. Vou ter que o enviar bem acondicionado, porque o que eles referem é que não se responsabilizam por danos no transporte, caso não vá na embalagem original. Depois venho contar com correu…

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram