Obama: you have taken the lead

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Já não é de agora, mas depois de algumas preocupações iniciais, parece que Barack Obama está extremamente bem posicionado para se tornar o próximo Presidente do Mundo… huh, perdão, dos Estados Unidos.

Por incrível que pareça, até estados como a Florida, Nevada, Colorado e New Mexico parecem estar a tender para votar no candidato Democrata que quase todos os dias ganha vantagem nas sondagens.

Hoje, no FiveThirtyEight, Obama está com 343.8 e McCain apenas com 194.2. Isto, em termos de votos eleitorais, que é o que interessa, como já vários leitores do Macacos comentaram.

O Electoral-vote, mais conservador, dá 329 a Obama, 194 a McCain e 4 empates.

E finalmente, o Real Clear Politics, que considera como indefinidos os estados em que não encontra um vencedor claro, dá 264 a Obama e 163 a McCain, com 111 votos por decidir.

Tendo em conta que o Benfica parece esquecer-se como se joga futebol em menos de uma semana, resta-me seguir as eleições americanas, como passatempo competitivo.

PS: claro que alguns saberão e outros não, a origem da frase “you have taken the lead”.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

9 comentários a “Obama: you have taken the lead”

  1. Tiago J says:

    Quake 3, right sarge?

  2. Dirg Diggler says:

    Penso que Obama apenas precisa de não se descontrolar nos dois debates que faltam e tem isto ganho, os ataques baixos dos republicanos não estão a produzir os resultados de outros anos. A menos que algo como um ataque de Israel ao Irão aconteça e desvie as atenções da Economia para a Politica Externa o Obama está muito bem posicionado. É preciso não esquecer as fraudes eleitorais no próprio dia de votação, mas a máquina do Obama está muito bem oleada e preparada devido ao que aconteceu em 2000 e 2004.

  3. O mais curioso é que este post aparece agora em primeiro lugar para a pesquisa no Google por “you have taken the lead”… :)

  4. Raul: tentei mas não me deu esse resultado.

    Anyway…. EXCELLENT!

  5. artur couto e santos says:

    Gostava que Obama fosse o próximo presidente dos USA, apenas porque simpatizo mais com os democratas do que com os republicanos, cujas diferenças, aliás, são de pormenor. E confesso que gostava que Obama ganhasse porque é negro. Se fosse negro e do sexo feminino, melhor ainda. Se fosse negro, do sexo feminino, gay e coxo, seria ouro sobre azul…
    Brincadeiras à parte, Pedro, temo que estejas demasiado optimista. Está provado, por anteriores sondagens, que cerca de 20% dos americanos mentem deliberadamente nas sondagens e muitos dizem que vão votar no Obama, por ser “giro” politicamente. Depois, na altura do voto, acabam por votar no branco, que até foi herói no Vietnam…
    A única coisa que pode, eventualmente, levar Obama à vitória, é a continuação da crise financeira nos States e se a campanha democrática conseguir colar essa crise à administração Bush e convencer a maioria dos americanos que McCain é mais Bush.

  6. Dirg Diggler says:

    Artur o que fala é o efeito Bradley e não são 20%, são 6%, sendo que o Nate Silver do fivethirtyeight.com já escreveu um extenso artigo onde afirma que isso não vai acontecer nestas eleições. Quem não quer votar no Obama pode escolher uma série de motivos para o não fazer e não precisa de mentir para quem faz as sondagens. Até porque durante as primárias as sondagens foram bastante precisas, não existe qualquer razão para que não o sejam aqui.

  7. artur says:

    Pronto, amigo Dirg, se o Nate diz isso, ele lá sabe! Quem sou eu para o contrariar!… E quanto ao efeito Bradley (não será efeito Doppler?), o seu valor depende do teor de melanina da pele do candidato. No caso de Obama, pode atingir os 20%, visto que ele, além de negro, tem pai queniano e avós analfabetos (faça as contas… dá 20%!)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram