Exercício doméstico

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de algum tempo parados, resolvemos que era altura de voltar a fazer algum exercício físico. O tempo é pouco, como sempre e precisávamos de arranjar uma solução que fosse prática e fácil de implementar.

No dia 22 de Maio do ano passado, comprámos uma passadeira eléctrica Horizon que tem estado fechada e encostada a um canto por ser perigosa para o Tiago. Ele subia para cima daquilo e depois caía dali abaixo, ou ficava pendurado pelos bracinhos, das barras laterais.

Agora que o Tiago está mais crescido, resolvemos voltar a dar uso à passadeira, numa tentativa de arranjar um programa de exercício que ambos pudessemos seguir sem sair de casa.

A ideia tem estado a resultar, embora ainda só estejamos na segunda semana.

A ideia básica é esta: um de nós salta para a passadeira e treina 30 minutos enquanto o outro faz alguns exercícios que vão dos abdominais a agachamentos ou algo com pesos (temos uma mala com 2 barras curtas e 20 kg em discos), e depois trocamos.

Numa hora, logo depois do Tiago ir para a cama, conseguimos fazer algum exercício físico com o que temos em casa. Optámos por começar com três vezes por semana às segundas, quartas e sextas.

O meu treino é o seguinte:

Na passadeira estou a usar o programa “intervals” que me pede um nível de dificuldade e uma duração. Como a passadeira tem uma inclinação até 10%, arranjei uma progressão de dificuldade fácil de seguir, para manter as coisas interessantes: escolho o nível de dificuldade 1 e faço 30 minutos com a passadeira horizontal; na próxima sessão, mantenho o nível 1 e aumento a inclinação para 1%.

Neste momento estou no nível de dificuldade 2, com 6% de inclinação; no treino de amanhã passarei para 7% de inclinação e por aí fora até chegar aos 10%. Aí passo para o nível 3 com a inclinação a 0.

É fácil de seguir e muito progressivo.

Depois, no chão, estou a seguir o programa One Hundred Pushups. O programa está estruturado precisamente em três sessões de treino por semana, o que encaixa no que estamos a fazer e assim ainda o aproveito para fazer roman chair situps, seguindo as mesmas séries e repetições das flexões para os abdominais.

A minha “roman chair” é apenas um step reebok e um sofá para entalar os pés.

No conjunto, tenho uma hora de exercício pela frente, três vezes por semana. O meu objectivo é conseguir fazer isto durar três meses e depois logo se vê.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

3 comentários a “Exercício doméstico”

  1. Paulo says:

    “Numa hora, logo depois do Tiago ir para a cama, conseguimos fazer algum exercício físico com o que temos em casa.”

    Right… ;)

  2. Eu na passadeira meto 2% de inclinação e faço pelo menos 10 minutos ou 1500 metros. Apartir dos 500m passo de 5km/h para 9 ou 10 km/h :)

    Não me leva muito tempo e sinto que fiz algo útil.

  3. Bruno, é mesmo isso… não é que não se possa fazer mais, mas qualquer coisa acima de passar a noite estatelado no sofá já é bom, com as vidas atarefadas que todos temos.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram