Ironman ou como fazer um gajo sentir-se com 11 anos

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Hoje fomos ao cinema, coisa rara. A última vez que tínhamos ido, foi para ver o Stardust. Mas com algum planeamento e a ajuda dos meus pais conseguimos combinar a coisa.

Levantámo-nos cedo e fomos ao Ikea (já que na semana passada fomos lá no Domingo à tarde, bater com o nariz na porta, como é evidente), e comprámos uma mesa e uma cadeira para o Tiago, que adora sentar-se à mesa, a brincar.

De regresso, parámos no Forum para comer qualquer coisa e comprámos bilhetes para o Ironman. Voltámos para casa, o Tiago comeu e foi dormir, depois comemos nós e, quando ele acordou, deixá-mo-lo com os avós e rumámos ao cinema.

Nada mau. Acho que estamos a apanhar o jeito de planear estas coisas.

Agora o filme…

Passei os últimos dois anos à espera deste filme e à medida que foram saindo detalhes, fui ficando mais entusiasmado com a ideia. As imagens que iam aparecendo na net mostravam um Ironman fantástico com um design a inclinar-se mais para as criações do Adi Granov do que para o personagem tal como o conheci inicialmente, nos anos 80.

O trailer que apareceu mais tarde mostrava um Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark como se tivesse sido feito à medida para o personagem e a cereja em cima do bolo: a montagem de acção para vender o trailer era acompanhada da música “Ironman”, dos Black Sabbath.

Expectativas foram criadas e hoje, confesso, superadas. Ou usando uma linguagem mais cinéfila: ca granda filme! Não há dúvida que esta é a receita perfeita para fazer um gajo sentir-se com 11 anos novamente.

Downey Jr. é de facto perfeito para o papel e a cena em que se aproxima do bar e diz “Give me scotch, I’m starving.”, merece entrar para a História. O filme tem humor, conta uma história simples mas sem buracos, tira completamente o chapéu aos fãs de super-heróis, tem uma banda sonora fantástica, efeitos especiais daqueles que um gajo nem se lembra que o são porque não se sobrepõem aos personagens, tem acção mas não demasiada, tem algum romance, mas subtil e tem mísseis, aviões, carrões, metralhadoras e um self-made super-hero.

O que mais pode um rapazinho desejar?

O quê…? A Gwyneth Paltrow num vestidinho apertado? Também lá está.

Este é o primeiro filme produzido inteiramente pela Marvel (com uma grande ajuda financeira da Audi), o que significa que não esteve nenhum estúdio de cinema envolvido nas decisões e é também o início de uma nova fase nos filmes de super-heróis: com o controlo total sobre os personagens, acredito que os tipos da Marvel avancem finalmente para aquilo lhes trouxe tanto êxito nas suas revistas de BD: a criação de um universo de personagens interlaçados, que surgem nas histórias uns dos outros e partilham uma realidade bizarra em que o mundo é habitado por super-heróis e vilões.

Será que vamos ver o Ironman num filme do Hulk? Surgirá o Spider-man numa aventura dos Fantastic Four? Não sei, mas o fim do filme (mesmo o finzinho, depois das letras todas), abre a porta para o que pode ser uma monstruosa produção de proporções colossais. Êxito, ou falhanço? Não sei, mas se for metade tão bom como este Ironman, eu estarei lá para ver.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

5 comentários a “Ironman ou como fazer um gajo sentir-se com 11 anos”

  1. Ah, então era isso que fazias às 18:15 a sair do cinema ;)

    Passei a correr e nem reparei em vocês (estavam também com o Gustavo, certo?), sódois segundos depois é que me apercebi e olhei para trás para confirmar. Mas não pude voltar, já estava atrasado, tinha a malta do kung fu à minha espera para o Forbidden Kingdom (também não está nada mau).

    Quanto ao Ironman, concordo a 100% com tudo o que escreveste. Pode ser argumentado que não é o melhor mas de todos os filmes que ultimamente têm sido feitos com base em antigas BDs, este foi de longe aquele de que mais gostei. :)

  2. McLovin says:

    Olha que o tony Stark aparece no novo Hulk. A ideia da Marvel é fazer um filme do Thor, outro do Ant Man, um sobre a origem e desaparecimento do Capitão America e a depois juntar tudo com um filme dos AVngers onde encontram o Capitão America.

  3. Macaco says:

    McLovin, diz-me só uma coisa: porquê?

    Porque é que continuas a arranjar identidades diferentes para vir comentar no Macacos? Explica-me.

    Gostas assim tanto de mim?

  4. Ana Nihil says:

    estava à espera da tua opinião, eu fui logo vê-lo, e babei-me até dizer chega, robert IS tony and ironman, melhor cast era impossível…perfection!

  5. McLovin says:

    Se os meus comentários aparecessem quando eu os escrevi não precisava de mudar de nick. Com o meu nick original os meu comentários nem iam sequer para pré-aprovação.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram