Insuportabilidade natalícia

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Este ano, as compras de natal ficaram todas despachadas na primeira semana de Dezembro. Todas? Não! Pois uma pequena aldeia gaulesa… ah, não, não é isso…

Como não podia deixar de ser, ficaram a faltar umas prendinhas e hoje era o dia para as comprar. Não tenho mais tempo nenhum, uma vez que ando a sair do escritório às nove da noite e o Natal é já para a semana.

Portanto, enchi-me de coragem e rumei ao Almada Forum, como não podia deixar de ser. Eu até já sabia o que queria comprar e também sabia que ia ter que aturar o trânsito e a dificuldade em estacionar.

Mas nada nunca me pode preparar para aturar a estupidez das pessoas. Eu mentalizo-me e acho que vou conseguir, mas nunca consigo.

As pessoas são estúpidas. E sim, estou a excluír-me do grupo “as pessoas” e sim, também sei que não são 100% das pessoas, mas também sei, ainda, que anda lá perto.

Não é só serem mal educadas, egoístas e incapazes de ter precepção do espaço público, são mesmo estúpidas, têm um QI baixo. Não vale a pena tentar convencer-me do contrário: eu sou, definitivamente, mais inteligente do que a esmagadora maioria das pessoas.

E não digo isto por nenhum incidente em particular – embora me tenha pegado com uma vaca que se atravessou à minha frente no parque de estacionamento, olhando para o lado para fingir que não me tinha visto a tentar entrar – mas apenas por uma observação geral e, diria mesmo, desinteressada.

Não é preciso ser-se muito observador para chegar às conclusões que eu chego sempre que tenho que estar no meio de grandes concentrações daquilo a que, vulgarmente, se chama “público”.

E o problema é mesmo esse: é que se uma pessoa é estúpida, pode até ser simpática ou, pelo menos, aturável, mas quando várias dessas pessoas se juntam em grupos muito grandes, a estupidez activa-se, como se um grupo fosse um catalizador de idiotice, e a coisa complica-se muito. E isto é só sem que abram a boca, porque se tivermos que as ouvir falar, o caso fica mesmo sério.

Se os velhos fascistas e as velhas mal-humoradas já são bastante maus; se os casais adultos ignorantes e exibicionistas já são péssimos; os adolescentes e jovens adultos estúpidos ainda são os que mais me deprimem. É óbvio porquê: são os portugueses do futuro, como tantas vezes ouvimos lembrar.

E é assim que posso já prever o futuro de Portugal: é estúpido.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

10 comentários a “Insuportabilidade natalícia”

  1. O Natal e os Centros Comerciais são uma sinergia! Como qualquer market droid poderia explicar, o todo é maior do que as partes. Neste caso a estupidez, que aumenta exponencialmente. Agora em terceira geração com video e jogos java.

  2. tony says:

    Não se poderia por em prática uma lei da “selecção natural” em que naturalmente os mais estúpidos seriam,… erhhh,… como dizer ELIMINADOS?
    Eu disse naturalmente, não estou a falar de câmaras de gás, nem nada disso… Ou então, termos uma chapa, uma etiqueta que fica colada na pessoa, carro, família, quando ele cometem uma infracção de estupidez. Assim, quando fores estacionar o carro e vires uma pessoa com a chapa, etiqueta, ou whatever,… já sabes, já fica bem identificada e não te vais irritar tanto!

    Qualquer coisa do género: estás numa cidade desconhecida, precisas de saber onde estás, encontras uma pessoa e perguntas: “Desculpe…” mas vês a chapa “ESTUPIDEZ: +5”, e dizes então “Não era nada…” desistes, poupas tempo e procuras outras pessoas. Que tal? Não foi uma ideia estúpida pois não?

  3. Elso Lago says:

    Este texto fez soar cá dentro o alarme do sentimento comum! Reconheci-me nesse sentimento de angústica pela estúpidez e vazio mental que nos rodeia. Em Portugal, na Europa (sim aqui em Paris passa-se o mesmo), no Mundo. Será que aqueles que nascem a 11 de junho conseguem ver coisas que os outros não vêem?

  4. Maria says:

    Como eu te compreendo!
    Mas este ano, em que resolvi só fazer compras para as crianças ( o meu pai deixou-nos no dia 25 de Outubro de 2005), ainda melhor me apercebo de tudo isso. Ando a vaguear pelos Centros Comercias, como espectadora,….e o que vejo “Inbecilidade” por todo o lado!
    Graças a Deus que este ano me safei de tudo isso e acho que nunca mais vou conseguir voltar ao consumismo Natalicio!!!!!
    Feliz Natal

  5. Ahedonia says:

    Eliminados por selecção natural? Infelizmente a imbecilidade ou estupidez é directamente proporcional à capacidade de reprodução.

  6. Macaco says:

    Gostei da ideia da chapa de identificação. Seria preciso produzi-las em massa, porém.

    Quanto a pessoas nascidas a 11 de Junho, sei que são de uma qualidade superior, mas não me parece que seja um critério para ter a capacidade de identificar idiotas. Há muito boa gente com dois dedos de testa por aqui e não me parece que tenham nascido a 11 de Junho.

    O problema da reprodução é notório, de facto…

  7. browserd says:

    Sei que esta conversa não passa de ironia mas (e tendo em conta que há uns anos atrás li um livro que tinha como titulo “A Nova Ordem Estupidologica”) como cada vez mais tenho tendência em acreditar (estarei a ficar estupido?) isto não vos parece um pouco “Solução Final”? Vá lá. É necessário que os estúpidos existam. Que mais não seja para que os que o não são quando fazem daquelas que nem ao menino Jesus lembraria terem alguém a quem deitar as culpas… Tipo… Justificação do Comunismo.

  8. pachita says:

    Não parece que essas pessoas, por vezes, foram contratadas para nos infernizar o dia?… Faz lembrar o Matrix.

    Vai na volta, até estamos dentro de um filme do Matrix…

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram