Macacos sem galho

Trocar o disco numa PS3

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de andar a pensar no assunto há muito tempo, hoje finalmente troquei o disco rígido da minha PS3.

Quem não sabe, fica a saber, que a PS3 é dos melhores produtos de electrónica no mercado actualmente. Falo, claro, de um certo tipo de electrónica de consumo mas quem percebe do que falo, entende-me e que não percebe, já parou de ler no parágrafo passado.

Há meses que não há vídeo cá em casa que não passe pela PS3: todo o tipo de filmes e séries, em qualquer formato, até FullHD (também graças ao PS3 Media Server), DVDs, Blu-rays, Música, Fotos, Acesso (razoavelmente básico, ok), à net e os jogos, evidentemente.

A minha é da primeira geração – aliás, comprei-a no dia em que foi lançada em Portugal, depois de meses à espera que saísse. Nunca tive uma PS2, mas tive uma Playstation das originais que, no entanto, pouco usei.

Tudo isto para explicar que estou extremamente satisfeito com a minha PS3 mas que, no entanto, achei que valia a pena melhorá-la.

Comprei há umas duas semanas, por 50 euros, um Western Digital de 2,5” e 320 GB e hoje finalmente montei-o.

O processo é simples e só é demorado por causa do backup/restore da consola.

Convém então arranjar um disco USB, ligá-lo à PS3 e aceder a Settings > System Settings > Backup Utility, seleccionar, evidentemente, ‘Backup’ e depois escolher o disco externo como destino.

Dependendo do tamanho do vosso disco (o da minha PS3 era de 60 GB), e de se o têm cheio ou vazio, isto vai demorar mais ou menos… o meu levou mais de uma hora.

Depois é boa ideia entrar em cada conta da PS3 (se tiverem mais que uma), ir a Game > Trophy Collection > Triângulo > Sync with server. Isto sincroniza os vossos troféus com o servidor (estes não são guardados localmente), para que não os percam.

Agora é altura de sujar as mãos.

step 5

Desliga-se a PS3 da corrente e coloca-se na horizontal – a menos que já esteja horizontal, claro. No fundo da consola, existe uma placa removível. Basta usar uma chave de fendas pequena na ranhura própria e a dita sai fora.

Segue-se um pequeno parafuso azul, que não deve estar muito apertado e depois uma palheta metálica (que parece um “arame”) e que se deve puxar para fora.

O disco está ligado por encaixe, portanto, usando esta palheta, desliza-se o disco para a direita e ele desencaixa e pode tirar-se.

O disco vem montado num ‘cradle’ metálico, preso com 4 parafusos absolutamente reles. Eu consegui moer completamente a cabeça a 3 dos 4 parafusos, sem grande esforço e foi preciso WD-40 e a o jeitinho da Dee e de um dos seus alicates de precisão para tirar as bestinhas.

Portanto, um aviso: se o fizerem, tenham muita calma e muito cuidado com estes 4 parafusos. Eles vêm apertados de fábrica e são muito macios e fáceis de danificar – poderá não ser o caso com todas as consolas, mas conheço mais pessoas que já trocaram de disco e se queixaram do mesmo.

Agora é só seguir o processo inverso. Lembrem-se em que posição estava o disco antigo para colocarem o novo na mesma, depois apertem-no com os 4 parafusos, insiram o ‘cradle’ na PS3, deslizem-no para a esquerda até encaixar, reponham o parafuso azul e a tampinha de plástico.

É facílimo. Se os parafusos não tivessem dado luta, teria ficado feito em menos de cinco minutos.

Ao ligar a consola, ela avisa que o disco precisa de ser formatado, o que é um processo de alguns segundos e depois é altura de repor o backup. O processo é o mesmo, mas a opção em vez de ‘Backup’, é, claro, ‘Restore’.

Se tiverem mais do que um Backup no vosso disco externo é porque são pessoas cuidadosas que de vez em quando fazem um backup :-) Nesse caso, cada um terá  um timestamp, algo como 200911211645 – ano, mês, dia, hora, minuto.

Agora tenho 320 GB de disco e já posso copiar filmes FullHD para a consola para não ter que estar a vê-los pela rede que não tem largura de banda suficiente para lidar bem com estes ficheiros.

Tags

. . . .

Deixar comentário. Permalink.

16 Responses to “Trocar o disco numa PS3”

  1. Nuno says:

    pá… quando dizes: “já posso copiar filmes FullHD para a consola para não ter que estar a vê-los pela rede” tens os filmes em que formato?

  2. Ricardo says:

    “Agora tenho 320 GB de disco e já posso copiar filmes FullHD para a consola para não ter que estar a vê-los pela rede que não tem largura de banda suficiente para lidar bem com estes ficheiros.”

    Estás a falar de que filmes HD? Da PSN? É que a PS3 não lê MKVs localmente, só mesmo através de um media server como referiste.

    Bom post!

  3. mas vais ter de converter esses filmes fullHD, certo? um dia talvez mude o disco à minha, mas por enquanto não vejo grande necessidade. :)

  4. kunamis says:

    É pena os ficheiros não puderem exceder 4Gb. Limitações do FAT32… :-(

  5. kunamis says:

    Nem mais… :-D

  6. RubenS says:

    Tens problemas em abrir filmes directamente ou em streaming com uma ligação 100Mbit/s?

    • Não é linear, depende muito dos ficheiros. SD não tenho problemas nenhuns, 720p vejo perfeitamente, mas FF a mais de 1.5X é impossível e muitas vezes não consigo gerar thumbnails para navegar no ficheiro. 1080p umas vezes consigo ver, outras fica simplesmente lento demais – varia.

      Quero copiar os ficheiros para a PS3 sobretudo porque raramente tenho tempo hoje em dia para ver um filme inteiro e portanto dá-me jeito poder fazer FF ou skip to scene o que, pela rede, de 720p para cima, não funciona.

  7. OSM says:

    Eu tenho em casa o mesmo cenário e tenho a mesma opinião que tu, no entanto ainda não tinha procurado uma solução para ver 1080p sem ser aos solavancos. Obrigado por este post simplesmente prático e útil.

  8. HCarvalho77 says:

    Eu usava a PS3 como media center para ver filmes e séries HD, mas desde que comprei um Networked Media Tank que tenho a PS3 desligada. Este NMT custa 150€ (Egreat M34) e permite ler MKVs até 1080p com som AC3/DTS por via de duas entradas USB e/ou em rede via cabo de rede. Além disso os NMTs são extremamente customizáveis, existe uma grande comunidade que melhora todos os dias os programas de apoio ao NMT. Um desses programas é o YAMJ, uma jukebox de filmes e séries que é excelente ao nível da apresentação de filme.

  9. Nuno Miguel says:

    Piada, pesquiso no google ‘parafusos playstation 3′ e vim dar aqui, estou com o mesmo problema, comprei WD Scorpio 320GB e agora que ia tirar o disco original da minha ps3 também de primeira geração moí os parafusos. Agora o verdadeiro problema, 2 sairam, outros dois ficaram tão moídos que nao sei como os hei de tirar. ARRRGH

Leave a Reply