Prestes a gastar dinheiro

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de uns meses à espera, chegou, finalmente, a altura, de acabar de montar a rede doméstica cá do sítio. Estou, pois, prestes a gastar algum dinheiro em material, nomeadamente, uma NAS, um router wireless-n (ia montar 2, mas vou começar com 1 e depois logo se vê se preciso do segundo) e um media player.

O router é o que me tem moído mais o juízo e ainda não consegui tomar uma decisão final. Vou deixar-vos com a minha lista de compras. Se alguém quiser dar umas dicas, agradeço, se não, provavelmente fecho a encomenda ainda este fim de semana.

Quanto à NAS, já tinha decidido há muito tempo que iria ser uma Synology e depois de ter experimentado uma esta semana, fiquei ainda mais convencido. Será uma DS 411J, a menos que alguém conheça um modelo melhor no mesmo preço.

Os discos serão provavelmente quatro Western Digital Caviar Green de 1.5 TB.

O media player escolhido foi um Western Digital WDTV Live.

E finalmente, os routers, que é onde a suína deforma o apêndice caudal: estou com muita vontade de adquirir um Asus RT-N56U sobre o qual só leio coisas boas e me foi aconselhado pelo Diogo Gago; embora já tenha visto coisas boas e coisas más da Linksys, o E2000 também parece porreiro e está na lista (e é mais barato que o Asus); também tenho lido coisas boas sobre o Netgear WNDR3400 N600.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

34 comentários a “Prestes a gastar dinheiro”

  1. brecke says:

    Para o NAS recomendo o qnap ts-210. Comprei um recentemente e é super versátil. E tb está mto bem cotado na amazon, se bem me lembro.

  2. Conheces os NAS da QNAP? Tenho um e estou bastante satisfeito com as funcionalidades. Eles lançam firmware frequentemente e acrescentam bastante valor em cada release. Quanto ao router, estou tentado a comprar um Cisco WRVS4400, é um pouco carote mas tem funcionalidades que não encontras na maioria dos routers, como VPN server e 4 BSIDs distintos.

  3. André Medeiros says:

    Vai pelos routers da Draytek.

    A malta de networking daqui recomendou-me como sendo o “engineer’s router” e estou muito feliz com ele.

    De entre algumas coisas:
    1) Ligação VPN com routes (VPN-UK para US de modo a poderes ver Hulu e MEO directo para o resto)
    2) Updates frequentes de firmware (que até melhoram as coisas)
    3) Possibilidade de ligares uma dongle 3G nos casos em que não tenhas net (o gajo trata de rotear as coisas automaticamente)
    4) 3 antenas wireless (moro num 3o andar e é frequente sair de casa, descer o elevador, ir para a rua e ainda apanhar sinal)
    5) Possibilidade de criares várias redes wireless (a tua, convidados com restrições, etc)

    Saiu-me á volta de 150 libras, mas valeu _TOTALMENTE_ a pena.

    • Epá, André… primeiro entusiasmas um gajo e depois dizes o preço :-)

      Mesmo que valha muito a pena, 150 libras é uma grande estalada. :/

      No entanto, encontrei um por 67 euros. Este: http://www.computeruniverse.net/products/e90391978/draytek-vigorap700-accesspoint.asp

      Conheces?

      • André Medeiros says:

        Não posso comentar esse modelo em específico, mas posso perguntar na 2a feira.

        No entanto, acho que se estás a investir em bom equipamento para depois descurar na rede, mais vale a pena estares quieto ;-)

        Além do mais, já tenho este router há um ano e nunca me deu problemas. É o único equipamento que tenho cá em casa que me esqueço que existe. Também é o que utilizamos lá na empresa como routers wireless (e somos bastantes a dar-lhes pancadaria, pra não falar no facto que é uma empresa que pode comprar Cisco se quiser.)

        O modelo que eu tenho é o 2820Vn e essa loja vende-os demasiado caros ;-) Como este modelo já tem um ano, tenho a certeza que o encontras mais barato noutro sítio (creio que comprando através de http://www.broadbandbuyer.co.uk/ não tens que pagar VAT)

        Em suma, investe. Tens router para muito tempo e vais poupar a longo prazo. Não te deixes enganar pela longa lista de features dos outros para depois o QoS não funcionar como deve ser, teres que re-iniciar o router de vez em quando por causa de ligações que não são fechadas, etc.

        Disclaimer: não tenho stock na empresa dos routers nem nada a ver com o site que referi. É pura e simplesmente um produto fantástico :-)

        • Ah, mas espera, eu não descuro na rede, tudo o que é importante vai estar hardwired na minha gigabit lan. O wi-fi é um acessório, sobretudo para os iPods e telemóveis cá de casa, com uso ocasional de um laptop no sofá.

          É por isso que não estou disposto a investir assim tanto.

          No entanto, gostei muito do DrayTek e pelo que li, mesmo este modelo mais barato é de “professional grade”.

        • BTW, foi precisamente no Broadband Buyer que li sobre este Vigor AP700 como sendo um “Business-class Wireless N access point – under £70”, parece-me muito boa aposta.

    • Bom, fui investigar e acho que estou rendido. Todas as specs são super-pro, se comprar dois, um age facilmente como repetidor, posso ter 4 SSIDs e ainda por cima é wall-mountable que, parecendo insignificante, é importante para mim. Este de 67 euros não será o que tu compraste, mas parece-me, ainda assim, muito bom. Obrigado pela dica!

      • André Medeiros says:

        Fazemos assim: se te ajudar na decisão, combinamos uma hora onde eu te abra o router para dares uma espreitadela ao que ele faz.

        Depois decides. O meu mail é o que vai com o comentário :-)

    • André, entretanto descobri que, ao que parece, existe uma versão cheap destes DrayTek, de marca Edimax:

      http://www.computeruniverse.net/products/e90303283/edimax-ew-7416apn-access-point.asp?sr=EW-7416APN

      Segundo uma review na Amazon, este router é exactamente o mesmo que o DrayTek Vigor 700, mas com uma caixa diferente. Vou tentar perceber se é mesmo verdade, porque o Edimax custa apenas 40 euros.

  4. Já não bastavam os novos MBP, mas agora voltaste-me a lembrar de algo que também está na minha lista de futuras compras (NAS). Tenho que arranjar emprego ASAP! :P

    O Synology parece-me uma boa escolha. Também ando de olho nele. A minha outra opção seria um Drobo FS.
    Escolhendo o Synology (o Synology tem um servidor DLNA) e tendo em conta que a PS3 faz de player DLNA porque não adias a compra do Media Player até testares que tal se porta a PS3 a fazer de Media Player?

    Quanto aos routers não te posso ajudar porque não estou dentro do mercado, mas também é algo que gostava de mudar em casa. O Thompson da Vodafone que tenho cá em casa não é 802.11n nem é grande coisa.

    Vou estar atento à thread de discussão já que é um assunto que também me interessa muito.

  5. cpinto says:

    Synology => good. é compatível com o Time Machine (apesar de algumas operações serem, erm, lentas… mas também não uso nada com fios) e para mim é suficiente. Ah, e vai ao vídeo club sozinha também.

  6. HCarvalho says:

    Não vás para o WD TV, compra um NMT Popcornhour A-200 http://www.popcornhour.com/onlinestore/index.php?pluginoption=catalog

    • Não vou porquê? Demorei bastante tempo a decidir-me e o wdtv pareceu-me uma boa escolha. Porque é que o pop corn hour é melhor?

      • HCarvalho says:

        Já tive um WD, agora tenho um Egreat com software Popcornhour, os popcornhour são melhores, tem melhor qualidade de imagem, são mais customizáveis, por exemplo permitem sincronizar as legendas com o filme, além disso o NMT permite instalar o YAMJ, o qual é o melhor gestor de base de dados de filmes e séries, vê por exemplo esta versão do YAMJ http://www.networkedmediatank.com/showthread.php?tid=25534

        • Ah pois, qualidade de imagem ainda me tenta – embora gostasse de saber se a diferença é assim tão notória, mas “mais customizável” é um factor que não me interessa neste momento. Quero bom equipamento, com bom software, que funcione out-of-the-box. Já não tenho paciência, para não dizer tempo, para estar a customizar coisas.

          É por isso que entre o meu device Android, altamente customizável e o meu device iOS, praticamente in-costumizável, eu escolho o iOS sem qualquer espécie de hesitação.

          • HCarvalho says:

            Nesse caso devias dar uma vista de olhos no LG BD390, é um leitor de BR e media center, lê DIVX HD e MKV HD via Wi-FI, cabo de rede e USB, está pronto a usar assim que se liga, funciona bastante bem, tenho um no meu quarto e consigo ver todos os meus vídeos mkv 720p através de uma ligação wi-fi de um pc na minha sala da TV. Além de que dessa forma pouparias do laser da PS3, custa 199€ na Worten.

  7. Bruno says:

    Pedro, ainda bem que escreveste um post sobre isso. :-)
    Além de estar interessado num NAS também gostava de ter um router melhor do que o Thompson que a PT me deixou. A minha ligação é Sapo Fibra 100Mbs, mas o wireless do router nem sequer é “n”, mas sim o antigo 802.11b/g. Principal dúvida: é possível eu colocar um router diferente? Os técnicos da PT desincentivam com determinação essa prática por uma questão de suporte e assistência técnica. :(

    Gostava que alguém me conseguisse esclarecer sobre este ponto… :/

    Relativamente ao media player, deixa-me dizer que tenho um WD TV HD — modelo mais antigo e sem wifi — ligado ao meu Sony Bravia KDL-40NX700 e estou bastante satisfeito. É possível que o HCarvalho tenha razão ao dizer que o Popcorn é melhor, mas eu não tenho razões de queixa do WD TV HD que foi adquirir para colmatar a má experiência com o streaming do meu mac por PS3 Media Player para a PS3.

    Abraço!

    • Bruno, já actualmente uso um router wi-fi dentro do thomson, sem problema nenhum. Tenho duas redes, basicamente, mas desde que os devices que quero que falem uns com os outros estejam na mesma, não há azar. Basicamente, passas um cabo ethernet do thomson para o teu router wireless e configuras esse para ter um ip base diferente do thomson, por exemplo, se o thomson for 192.168.0.1, pões o outro em 192.168.0.2, usando como gateway o .1

      Nota que eu não sou especialista em redes portanto posso estar a dizer bacoradas, mas a verdade é que tenho isto a funcionar assim há já bastante tempo.

      Quanto ao WD TV, tenho óptimas referências e estou confiante. Há sempre outros devices e outras experiências, o que não invalida a qualidade dos produtos que escolhi. É como, nas NAS, a luta Synology vs QNAP, ambos bons produtos.

      • Bruno says:

        Obrigado pela dica. Vou investigar isso. ;-)

        • Entretanto parece que os novos clientes MEO já estão a levar com os router N do meo.
          Sei que inicialmente eram apenas os com fibra a 200Mbps mas actualmente já li por aí vários clientes com outros N.

          Não me preocupa muita dado que apenas o portátil da empresa têm N cá em casa, contudo possivelmente os com norma G devem conseguir ser um pouco mais rápidos… digo isto sem qualquer fundamento comprovado, mas é uma expectativa que tenho. os 54 Mbps do G resumem-se a meia dúzia de 20Mbps acho eu…

  8. Joao says:

    Aqui em casa, como NAS, usa-se um QNAP TS-410, que leva 4 discos e funciona muito bem. Já tem uns meses, pelo que a QNAP tem entretanto novos modelos. (note-se, porém, que embora este QNAP seja gigabit, a velocidade mais realista não passa dos 20-24 MBytes por segundo)

    Para media player permito-me *não recomendar* nenhuma dessas caixas fechadas. Perante similar dilema, acabei por optar por um Acer Revo 3600 sobre o qual corro o XBMC (já o tive com desktop, o que fazia dele um computador muito versátil, mas entretanto corro a versão Live, que é um XBMC a correr num Ubuntu Server muito leve) e é muito, muito bom. Para pessoas que tratem a tecnologia por tu, melhor do que qualquer caixa dessas, é mesmo um computador destes, silencioso, com chipset ION para conteúdo HD, baixo consumo, total conectividade, um mimo!

    • João, sei que os QNap também são porreiros, mas depois de muito investigar, decidi-me mesmo pela Synology. Se queres que te diga, não me lembro já exactamente porquê, visto que a decisão foi tomada há meses. Pelo que percebo as diferenças entre ambos são poucas.

      Quanto ao resto, agradeço o teu input, mas já estive aí, PC na sala com XBMC e… não quero voltar. Eu cada vez mais quero apenas coisas bem feitas, que façam o que eu preciso com o mínimo investimento de tempo possível. Não é que eu não trate tecnologia por tu, até um certo ponto, pelo menos, é que cada vez menos tenho tempo para isso. :)

  9. brecke says:

    Relativamente ao problema dos routers/meo, já tive essa config de ter uma rede dentro da outra – porque, tal como o @bruno, os gajos da PT “não deixaram” trocar o thompson – e o problema reside no facto de o linksys que usei para o efeito não “passar” sinal para a TV. Eles reservam uma gama da largura de banda para a TV através de uma VLAN (código desconhecido) e o meu router “comia” essa parte e ficava sem TV (eu tb não sou gajo de redes mas acho que é +- isto). Provavelmente o router que o @pedrocs tem já permite fazer isso, sendo que nesse caso foi uma escolha :)

    Lembrei-me de outra opção interessante para media player: boxee box. Podes mandar vir da amazon mas creio que a pixmania tb tem. Tem instalada uma versão do boxee (fork do xbmc) que podes experimentar antes no mac :) Reconhece filmes e séries, etc, podcasts, apps, etc. Me likes mas é caro.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram