Fibrose

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

O meu pedido de instalação de fibra óptica PT, AKA meo fibra, teve um percalço o, mas quando isso foi resolvido as coisas começaram a correr muito bem, muito depressa.

Os técnicos chegaram a horas e cheios de pica para trabalhar; mal sabiam eles que a coisa não ia ser fácil.

No prédio, a coluna de telecomunicações termina no 4° andar e nós vivemos no 5°. A hipótese de fazer uma ponte para a coluna eléctrica no quarto para subir a fibra óptica andar que faltava era não só ilegal como perigosa. E apesar de haver um cabo de telefone a subir para o nosso andar, não havia maneira de perceber onde é que ele entrava no apartamento.

O tecnico, sub-contratado a três niveis, mostrando que isto deve ser um bom negócio, injectou sinal no cabo de telefone e depois de andar à procura, lá encontrou a coisa… algures dentro da parede e sem sinais de passar para dentro de casa.

Felizmente, o Sr. Augusto e os seus homens estavam por lá, trabalhando no sótão. Umas porradas aqui, uma brocada acolá e a coisa resolveu-se.

Ao fim de mais de quatro horas, tinha, finalmente, fibra no armário.

Mas a fibra não tinha sinal.

Seguiu-se a caça ao problema, que acabei por nem saber bem qual era, mas ficou reparado e tudo a funcionar. Os técnicos deixaram a box a fazer update de firmware e foram almoçar.

Estive a ver um pouco de TV. E depois a box pifou.

Trocaram-me a box e pronto, foram-se. A box ficou sem funcionar muito bem, não gravava, basicamente, mas depois de uma chamada para o apoio técnico, a coisa resolveu-se rapidamente e fique com o serviço totalmente funcional.

Optei pelo pacote 100 que tem 100 Mbps de download (já consegui 89 Mbps no Speedtest) e 10 Mbps de upload (mas geralmente obtenho à volta de 20; 22 foi o máximo que já vi), o pacote tem ainda 100 canais de TV na box e 70 canais analógicos que têm sido excelentes para pôr uns desenhos animados de manhã na cozinha enquanto o Tiago toma o pequeno almoço.

Também tenho telefone e uma pen 3G que inclui, se não me engano, 100 MB de tráfego por mês, grátis.

O armário onde vai ficar o bastidor, já com a instalação de fibra feita

A instalação demorou cerca de sete horas e só ficou feita porque eu tinha um empreiteiro com ferramentas pesadas por perto e no processo, os técnicos partiram o meu intercomunicador que agora funciona mal. Mas no geral, diria que não correu mal, tendo em conta as adversidades.

O meu veredicto do serviço meo fibra 100 é que, sem sombra de dúvida, para quem usa intensivamente internet vale mesmo muito a pena. Alguns downloads que faço acabam mais depressa do que o Firefox consegue abrir a janela de downloads e aceder a sites tornou-se uma questão de esperar um ou dois segundos pelo DNS e depois pim: página completa de uma só vez.

Acho que o bottleneck agora é mais o renderer do browser do que a rede.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

4 comentários a “Fibrose”

  1. clisboa says:

    Eu pago fibra 20/2 e segundo o speedtest também tenho mais do que o que pago: ~22.2/~3.8

  2. asturmas says:

    Cuidado com o uso da PEN.. pois se passas os 100MBs mês pagas e bem…

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram