Um Tiago com visão

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Há uns tempos que andávamos desconfiados que o Tiago pudesse não ver bem por franzir muito a testa, sobretudo com objectos ao longe e fazer montes de caretas quando está concentrado, por exemplo, a ver televisão.

Como o puto tem uma família de míopes, de um lado e de outro, incluíndo a mãe, decidimos que era boa ideia tentar descobrir se a visão dele estaria afectada de alguma forma, ou se as caretas que ele faz são apenas isso… caretas.

Fomos então hoje com ele à Cliniped, a uma consulta de oftalmologia pediátria, para tirar as teimas.

A médica estava muito confiante que conseguiria examinar o Tiago, após os nossos primeiros avisos de que não seria fácil. Confrontado com esta confiança, fico sempre a pensar que a pessoa tem uma técnica qualquer especial que desconheço e que vai fazer com que um puto com menos de dois anos fique quietinho, de cabeça parada e olhos abertos, enquanto é examinada.

Descobri rapidamente que não, não tinha.

Foi preciso por gotas nos olhos do Tiago, para dilatar as pupilas, o que foi bastante complicado. Uma gota em cada olho, intervalo de cinco minutos e mais uma gota em cada olho. A enfermeira lá conseguiu, mas não foi fácil.

Depois de 20 minutos de espera, seguiu-se o exame da Oftalmologista. Isso foi ainda mais difícil.

Foi preciso a mãe segurar o Tiago e a testa do Tiago, a médica abrir o olho do Tiago e espreitar os olhos e eu segurar a lente em frente aos olhos do Tiago. O Tiago, claro, berrou o tempo todo, sacudiu a cabeça, tentou escorregar para o chão e só não encheu a médica de pontapés, porque não calhou.

Costumo dizer que, quando se tem que fazer um exame difícil é quase uma desilusão quando não se está doente. Uma vez fiz uma cistografia de eliminação com uma preparação chata e um exame doloroso e no fim… não tinha nada. Senti-me enganado.

No caso do Tiago isso não se passa. Foi bom ouvir a médica dizer que ele tinha boa visão e que se vier a ser míope, há-de ser mais tarde. As caretas que o Tiago faz podem ser cansaço por ter os olhos muito secos ou podem ser mesmo só… caretas.

Detesto ver o puto ser assim agarrado e obrigado a ficar quieto para ser examinado. Custa um bocado. Mas no fim, acho que foi a opção certa: tirámos as dúvidas e já não nos voltamos a preocupar com isso tão cedo.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

7 comentários a “Um Tiago com visão”

  1. Susana says:

    Mas é óbvio que iria ser uma tortura! Ainda me lembro da minha primeira consulta, com as tais gotas maravilha, aos 8 anos. Se nessa idade pensei que me íam matar, aos (quase) 2 nem quero imaginar…
    Coisas nos olhos e picas nos dedos, não, obrigada!
    Tiago, estou contigo e se tivesses dado uma biqueirada na médica, estava contigo na mesma! (é só garganta que eu não bato em ninguém… mas era benfeita!)

  2. Nelito Carrapito says:

    O pediatra dele é o Luís Jacome? é o mesmo da Adriana. 5 estrelas como médico.

  3. Rita says:

    Quando eu tinha dois anos a minha mãe reparou nas minhas caretas e que eu afastava as coisas para as ver, levou-me ao oftalmologista e aos dois anos e meio já usava óculos porque tinha astigmatismo e hipermetropia. É bom ter pais que reparam tão cedo nestes detalhes. No meu caso fez toda a diferença. Fico contente que o caso do Tiago seja diferente e que veja bem, embora confesso, adore ver crianças pequeninas com óculos, já estava a imaginar o quão giro o Tiago, que já é giro, ia ficar com uns óculos pequeninos ;)

    • Pois eu também acho importante que as crianças que não tenham boa visão recebam correcção desde cedo. Os meus pais, que são médicos e vêem muitos putos, dizem que os miúdos se alteram, ficam com um comportamento completamente diferente e, regra geral, adoram os óculos porque os ajudam a ver.

      Ainda bem que a tua mãe assim procedeu porque já percebi que há muita gente que prefere deixar andar porque como não é problema deles (é dos filhos!), não interessa.

      E o Tiago fica lindamente com os seus óculos de Sol :)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram