Expliquem-me, para ver se eu percebo

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Eu sou do Benfica, sempre fui e também não é agora que vou mudar. Sim, acabei de gastar mais hora e meia da minha vida para ver uma equipa de gajos que ganham várias vezes o que eu ganho numa década, todos os meses e são incapazes de se coordenar para trocar uma bola e metê-la numa baliza de uma equipa que está no fundo da tabela.

Fiquei chateado, mas não irritado… simplesmente, aborrecido… entediado. Enfim, farto.

Mas o que eu não percebo é isto… sempre que há jogo do Benfica, ouço os meus vizinhos do lado festejar os golos… do adversário. Sempre!

Mas então… eles vêm os jogos do Benfica! Eu não vejo os jogos do Sporting. Estou-me bem cagando para o Porto e, embora ache piada ao Leixões estar em primeiro lugar, para mim podiam passar todos a dedicar-se à natação sincronizada amanhã que não me fazia a mínima diferença.

Que espécie de doença é preciso ter para se assistir aos jogos de uma equipa que se odeia, na esperança de a ver perder?!

Tags

Deixar comentário. Permalink.

21 comentários a “Expliquem-me, para ver se eu percebo”

  1. Rui Moura says:

    Bem, eu falo por mim, só vejo um jogo do Benfica ou do Sporting quando dão na RTP, e nunca com a intenção de “os ver perder”, simplesmente gosto de ver futebol :)

    Mas isso que descreves é bastante comum, infelizmente, e também não consigo entender :\

  2. basicamente são benfiquistas mas não querem assumir, ou então são masoquistas porque gastam 120minutos da vida deles a ver mau futebol em 90% das vezes. BTW sou benfiquista.

    Mas este é o mesmo tipo de pessoal que em vez de apoiar o suposto clube que tanto gostam, fazem cantos sobre o Benfica.

  3. JP says:

    Expliquem-me, para ver se eu percebo…. pq é que são do Benfica!!

    Isto de ver futebol é igual para muita gente como ir ao cinema… os benfiquistas assistem a autênticos filmes de terror… os outros, assistem a verdadeiras comédias futebolísticas!
    Então estes ultimos jogos estão já prestes a ser candidatos aos óscares, muhahahahaha…

    Btw… eu sou do Setubal desde pequenino ;)

  4. tuguex says:

    penso que se chama “sindroma do portista”.

    tem este nome pq acontece mto com os adeptos do fcporto mas tb com qq acéfalo com muito tempo livre.

  5. Joel Calado says:

    O mesmo tipo de doença que é preciso ter para a claque entoar cânticos do estilo “SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, Filhos da put*, SLB, filhos da put* SLB”.

    Basicamente será uma dor de corno transgénica.

  6. Eh pá, eu tenho o mesmo problema. E não é só os vizinhos, é também com certos amigos lagartos. Parece que mais facilmente gastam o dinheiro da assinatura da SportTv para assistirem aos desaires do Benfica do que às vitórias do Sporting.

    Eu não percebo mesmo esta aversão e ódio tais que fazem com que percam tempo da vida deles para ver os jogos do Benfica. Eu não gosto do Sporting e muito menos do Porto, mas não perco nem um minuto da minha vida para os ver jogar, excepto talvez quando jogam um contra o outro.

    Este pessoal, que supostamente “odeia” o Benfica e que faz questão de festejar os golos contra o Benfica como forma de mostrar que não há nem uma costela de simpatia para com o Benfica no seu corpo, fá-lo porque na verdade nutrem, desde pequenos, dum incontrolável amor pelo Benfica que têm vergonha e querem esconder. Ou porque nasceram assim no seio de uma família de lagartos ou dragões ou por uma questão de não conformismo e necessidade de se afirmarem perante a sua pouca auto-estima.

    Faz-me lembrar aqueles gajos que em público fazem tudo para mostrar que são machos e homofóbicos só para esconderem a paixão que têm por outros homens :-)

  7. RAMALHO says:

    Sou portuense mas benfiquista desde os 10 anos. Tenho 65. Quando aos jogadores do benfica o problema é mesmo esse – é que eles agora só são senhores jogadores – não são atletas! Se fizessem ginastica com aquelas pernas e não só treinar meia hora no campo tinham mais força para correr e aguentavam os 90 minutos há vontade! Só que são uns senhores que não se podem cansar!…

  8. Dirk Diggler says:

    Os adeptos do Benfica são exactamente assim, festejam os golos dos adversários do Sporting e Porto. Mais, os jogadores do Benfica festejam os golos dos adversários europeus do Porto, como aconteceu há pouco tempo atrás quando o Porto perdeu em Glasgow, no hotel onde a equipa encarnada estava a estagiar, eles festejaram os golos do Glasgow Rangers.

  9. José Matos says:

    Pergunta:
    “Que espécie de doença é preciso ter para se assistir aos jogos de uma equipa que se odeia, na esperança de a ver perder?!”

    Resposta:
    “Que espécie de doença é preciso ter para se assistir aos jogos de uma equipa que se gosta, na esperança de a ver ganhar?!”

    Vou fazer um post no meu blog brevemente sobre “isto” do futebol. Já achei muita piada, já vivi muito o futebol, já muitas vezes odiava quando alguém me dizia qualquer coisa sobre a derrota do meu clube, já muitas vezes assisti aos jogos dos clubes rivais torcendo pelos seus adversários e gritando quando eles perdiam.

    Mas isso tudo já passou. Já atingi o nirvana… Continuo a gostar de ver futebol, passei a ser apenas simpatizante em vez de adepto e já não me aquece muito nem arrefece, quando o clube com o qual simpatizo perde ou empata.

    Quando conseguir verbalizar tudo o que sinto actualmente e senti no passado sobre o futebol, vou colocar no meu blog um post sobre isso que penso que será bem esclarecedor e talvez mude atitudes (espero eu).

  10. Bino says:

    Pronto, eu explico. O futebol é apenas um jogo ao qual não devemos dar demasiada importância. Mas há uns gajos, que insistem em fazer daquilo um assunto da máxima importância na vida deles. Há-os de todas as cores, mas os mais numerosos em Portugal são uns que, em ocasiões de aparente sofrimento atroz, desatam a berrar BENFICA! BENFICA! BENFICA! Confesso que me dá gozo vê-los e não é só quando o Benfica perde: ainda hoje recordo com saudade os tempos da presidência de Vale e Azevedo. Portanto, a minha esperança na Humanidade é que cada vez hajam menos gajos a perder tempo na vida deles para ver profissionais pagos milionariamente, mas “incapazes de se coordenar para trocar uma bola e metê-la numa baliza de uma equipa que está no fundo da tabela”. De modos que, quando vejo os dito “grandes” a falhar estrondosamente perante equipas teoricamente mais fracas, não consigo reprimir um certo gozo em relação aos sofredores(excepto quando se trata do “meu” sporting). Percebeste ?

  11. Ui, já vi que este assunto… upa, upa.

    Quanta frustração causa o futebol… uns porque são benfiquistas e andam frustrados com a equipa e outros porque são adeptos de clubes de bairro que gostavam de ser o Benfica.

    É bom ver que, no meio disto tudo, alguns já se libertaram do jugo opressor da obsessão. :-)

  12. Manuel Padilha says:

    Sindroma do “underdog”. Não creio que aconteça só com os portistas.

    Não é muito diferente do facto de a maior parte dos entusiastas open-source se deliciarem com cada processo judicial que afecte a Microsoft.

  13. kincas says:

    Com 13 golos em 13 dias as probabilidades de apanhar o Quim a levar mais um golo quando se passa pela TV são elevadas.

    :p

  14. Dirk Diggler says:

    Acho grande piada ouvir alguns benfiquistas a dizer que os portistas tem inveja do benfica, inveja de quê?
    Se há clube que pode ser invejado em Portugal é o FCP, mais algum clube ganhou português ganhou uma Liga dos Campeões e Taça Uefa em anos consecutivos ou numa TV a cores? Mais algum clube português venceu um Penta, ou consegue vender a sua equipa por 120 milhões de euros e passado 1 ano voltar a ser campeã?
    Metam uma coisa na cabeça, a maioria dos portistas não quer saber do benfica para nada.

  15. Joao says:

    Nao é muito dificil perceber. O benfica vai a frente de ambos os clubes, se o benfica perder ou empatar, os outros aproximam-se ou passam. Se eu estiver a ver um jogo de futebol (nao preciso de ver na liga, so os do meu clube) e se o benfica sofrer, claro que festejo, entao o meu clube aproxima-se dele…é preciso ser um bocado “dah” para nao perceber e levar isto para “dor de corno”

  16. Marco says:

    E a prova absoluta de que «a maioria dos portistas não quer saber do Benfica para nada» é que te deste ao trabalho não só de ler o post como de até comentar. :P

    Mas eu sei como é, o Benfica suscita paixões… positivas ou negativas. Indiferença? É raro…

  17. Dirk Diggler says:

    Li o post porque costumo ler este blog, a mim o benfica não suscita nada, passa-me ao lado, mas isso não quer dizer que fique quieto quando tentam caracterizar erradamente a massa adepta do FCP.
    É o mesmo que dizer que todos os adeptos do sporting são betinhos e aristocratas e que todos os adeptos do benfica são trolhas analfabetos que andam sempre com um garrafão de vinho tinto.

  18. Ai, nada como bola para dar discussão… gosto tanto de ver as pessoas tentar sacudir as reacções que obviamente esta conversa suscita.

    Tentam resistir, mas não conseguem e lá metem mais umas bocas na caixa de comentários.

    É como diz o Marco… indiferença? Duvido. Para isso existem os outros clubes todos.

  19. Marco says:

    Dirk Diggler, eu não quero insistir mais neste assunto mas eu TAMBÉM costumo ler este blogue e é a primeira vez que te vejo comentar. Posso estar enganado, claro. Se estiver, mantenho a minha opinião à mesma :)

    A participação cívica nos blogues é sempre uma coisa bonita de se ver, pelo que só posso concluir que o Benfica é um clube tão grandioso que até faz bem aos que o odeiam. :P

  20. Marco says:

    Dito isto, não percebo porque razão insistem em chamar Papa ao Pinto da Costa quando a maior parte dos fiéis da bola é do Benfica ;)

  21. Dirk Diggler says:

    Marco já comentei várias vezes neste blogue, só que sendo de forma espaçada não é tão notado.
    Isso dos fiéis tem piada, quantidade não é sinónimo de qualidade, mas mesmo assim segundo a Delloite o benfica tem 44% dos adeptos de futebol em portugal, dificilmente uma maioria. Mas isso não significa absolutamente nada, os clubes com mais adeptos (Flamengo, Al Ahly, etc) não costumam aparecer na lista de clubes de topo (AC Milan, Man Utd, Barça, Rela, etc)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram