Le metro, encore le metro

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

As falhas de serviço do metro de Lisboa são sistemáticas. Todas as semanas, sem excepção, apanho pelo menos uma interrupção de linha. Às vezes duas. E eu só ando de metro entre as 9 e as 10 da manhã e entre as 19 e as 22 da noite. Suponho que, durante o resto do dia, aconteçam outras falhas “de ordem técnica” que impeçam o correcto funcionamento da coisa.

Farto de me chatear com o assunto, resolvi mandar uma sugestão às RP do Metropolitano de Lisboa, não vai servir para mais nada que não divertir-me, mas só isso, já chega.

Aqui fica:

“Exmos Srs.

Gostaria de sugerir que aprendessem como funcinonam os vossos equipamentos, uma vez que todas as semanas, pelo menos uma ou duas vezes, deparo-me com uma interrupção de serviço do Metro.

Suponho pois, que existam da parte de V. Exas algumas dúvidas sobre como operar os combóios, linhas e equipamentos acessórios, o que leva aos problemas constantes acima referidos. Sugiro-vos pois que consultem livros sobre o assunto, que pesquisem na net ou mesmo que vão à Bélgica, tirar um curso. Como já dizia um amigo meu: não há nada que não se aprenda na Bélgica.

Gostaria imenso de ajudar, mas infelizmente não percebo nada de combóios. A única coisa que sei é que é suposto levarem-me de A a B rápida e confortavelmente e não deixarem-me apeado e obrigarem-me a gastar dinheiro em transportes alternativos como acontece, por sistema, com o serviço de V. Exas.

Não posso terminar sem deixar uma palavra de apreço: gosto muito das vossas estações.

Obrigado pela atenção,
Este vosso, cada vez menos, fiel utente,
Pedro C.S.”

Tags

Deixar comentário. Permalink.

13 comentários a “Le metro, encore le metro”

  1. Ahedonia says:

    Gostava de ter a tua presença de espírito para coisas assim. Infelizmente sou mais do tipo efusivo…
    Well done! :)

  2. Elso Lago says:

    Um simples adjectivo… classe.

    Felizmente aqui em Paris não me sirvo do metro. São catorze linhas de catástrofe, mau cheiro, péssima frequentação e greves. Sobretudo muitas greves. Problemas técnicos também os têm em abundância, mas tendo em conta o aspecto duvidoso das carruagens, não me admira muito.

    Uma boa alternativa, para além do Smart, é uma scooter. Eu sempre odiei as duas rodas, mas aqui rendi-me à evidência… é muito práctico.

  3. Elso Lago says:

    Já agora… onde é que eu estava com as antenas, para chamar adjectivo a um “reles” substantivo??!

  4. Macaco says:

    Pois, mas de carro não obrigado, porque vivo do outro lado do rio e atravessá-lo é sempre uma dor de cabeça.

    A mota já me atraiu menos…

  5. Elso Lago says:

    A mota é uma questão de hábito. Sempre fui maluco por carros (conduzo desde os 11 anos) e a visão e percepção da estrada em cima de uma mota é totalmente diferente. Mas depois de uma semanita no meio da selva, começa-se a dominar a coisa e até se acha graça.

  6. Já agora, hoje o Correio da Manhã publica uma notícia de um “acontecimento” no Metro ontem… Metro quis evacuar 400 às escondidas.

  7. Papa-Léguas says:

    Eh pá, alguma vez andaste no metro de Nova Iorque (ou New York) se preferires?

    Podes crer que é a maior “choldra” que já vi até hoje. E olha que não é o único.
    Claro que com isto não pretendo isentar o ML de responsabilidades. Mas nós (portugueses) somos tão bons a dizer mal, e tão maus a dizer bem.

    E normalmente, só dizemos bem dos outros e mal de nós.

  8. Macaco says:

    Já andei no metro de nova iorque, sim. Mas não me parece comparável… porque a quantidade de linhas e estações e, consequentemente, percursos alternativos, é muito superior.

    O ML tem quatro linhas, que se cruzam em quatro estações. Se a linha que precisas, pára, estás apeado.

    Claro que noutros sítios o metro será tão mau ou pior que o nosso, mas eu só ando de metro diariamente em Lisboa…

  9. Bófia says:

    Bem… Quando dizes que vais de transportes públicos para Lisboa eu baixo a cara em sinal de vergonha. Tipo o Deco hoje quando saiu debaixo dos assobios daquela gentalha. Eu vou de carro todos os dias para Lisboa, mas passo a vida a gritar ecologia aos quatro ventos. Mas também não tenho grande alternativa, pois dou aulas em 5 universidades e tenho que andar a correr de um lado para o outro, almoçar ou jantar pelo caminho e começar aulas quando ainda não acabei outras… Uma varsão mais soft dos teus 200km/h na auto-estrada. ah ah ah

  10. Macaco says:

    Ah pois, isso faz diferença, eu não preciso de andar de um lado para o outro em Lisboa, o dia inteiro.

  11. Carocha says:

    E as estações continuam a ter aquela coisa insuportável da televisão com publicidade aos berros?

    Aí está uma razão para eu não andar de metro… porque quando andava, sentia que a minha cabeça estava a ser assaltada por uns piratas.

  12. Macaco says:

    Ah, claro. Aquele fantástico “canal de tv” com os mesmos dois ou três anúncios repetidos até à exaustão.

    Viva o meu iPod.

  13. Carocha says:

    Quando é que inventam uma máquina que “toque” silêncio?

    Dava tanto geito às vezes. Ou então tampões, pois claro.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram