As férias

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de uma luta ferrenha com a porcaria do login do WordPress para conseguir usar isto no Mac, a minha vontade de escrever está algo diminuída, mas vamos fazer um esforço…

As minhas férias começaram na sexta-feira, dia 5 de Agosto. Foi um dia relativamente calmo em que aproveitei para dar um salto ao Centro de Lazer de São João da Caparica para confirmar o meu registo no Summer Camp e receber a minha t-shirt oficial.

Dei uma volta pelo sítio e constatei que é, de facto, bastante mais amplo do que eu me lembrava do último estágio que ali tinhamos feito (massagem tui na).

Sábado começou o treino: de manhã, qigong com o desporto dos cinco animais, um conjunto de exercícios para beneficiar os órgãos internos, inventado pelos chineses há uns milénios atrás… Os animais são o Tigre, Veado, Urso, Macaco e pássaro. O pássaro não tem direito a espécie específica… but that’s life.

A tarde foi dedicada ao Taijiquan, aula dada pelo Jeff: um americano com mais de 100 kg. mas capaz de se mover de uma maneira impressionante. O Jeff tem 18 anos de prática e é um excelente instrutor. Aproveitei esta aula para dar um toque na primeira parte da forma clássica Yang e para começar a rever a segunda parte que já aprendi há uns meses, mas ainda não fixei.

No primeiro dia de treino, o Summer Camp deixou uma excelente sensação e, apesar de não estar a disfrutar da parte social de estar alojado com os outros estudantes de várias partes do Mundo, pareceu-me logo que ia ser um bom começo de férias.

No Domingo a coisa não correu tão bem. A aula em que me inscrevi de manhã foi de qin na, algo que eu queria realmente aprender, mas na altura da divisão das pessoas optei pelos qin nas de taijiquan e não me adaptei bem às técnicas. Senti-me um bocado aborrecido, na verdade e não tirei muito proveito do treino.

A tarde de Domingo foi passada no Parque da Paz, a fazer algo que se tornou uma das minhas principais actividades durante estas férias: dormir!

Os dias de treino continuaram e entretanto desisti completamente das aulas de qin na, concentrando-me mais no qigong e taijiquan. Entretanto choveu um bocado, para alguma alegria de um país em seca e a arder, mas logo por azar a minha sogra escorregou e partiu um braço.

Não foi exactamente o fim do Summer Camp para ela, porque continuou a ir aos treinos, mas acabou por se tornar mais uma espectadora do que participante. Se bem que a minha sogra não desiste e lá estava a fazer alguns dos exercícios.

A meio da semana houve uma demonstração no court de ténis do Centro de Lazer que eu aproveitei para filmar e assim estrear finalmente a Sony DV que os meus pais me ofereceram nos anos, em Junho.

O vídeo ficou porreiro, em 16:9 e tudo, e a demo foi muito boa, dando ainda mais ânimo para os dias de treino que se seguiram.

Durante os nossos treinos de qigong, as pessoas que optaram pelo Shaolin treinavam furiosamente sob um Sol pouco amigável no court de ténis.

Num dos topos, o George Dominguez gritava impiedosamente: “push yourself!” e “finish strong!”, “lower your stances!” ou “don’t fool yourself!” e etc. O que se tornou uma piada entre alguns de nós. No final já tinhamos alinhavado uma música de heavy metal sobretudo à base de gritar “push yourseeeeelf!”.

Já perto do fim do Summer Camp aproveitei para treinar um pouco da gong li quan, uma forma de chang quan do segundo nível e senti algumas saudades do treino mais puxado, mas nunca teria aguentado os treinos ferozes do George.

Na quinta-feira, dia 11, o Mestre Yang fez 59 anos e à noite juntámo-nos todos e fizémos-lhe uma festa-surpresa. Toda a gente cantou “happy birthday to you”, mas quando chegou à parte do nome ouviu-se apenas um grunhido confuso colectivo :)

Havia um bolo de 13 kg. com o logo da YMAA Portugal e um empregado do Centro tentou abrir a garrafa de champagne partindo o gargalo com um sabre chinês, mas apenas conseguiu que a rolha saltasse à quinta ou sexta tentativa.

Much fun was had by all.

Na sexta-feira tivemos o dia livre e eu e a Dee aproveitámos para ir para a praia. Estava um calor abrasador, mas, infelizmente, maré viva. Bandeira vermelha em todas as praias, a perder de vista, ondas altas e, sobretudo, rebentação a enrolar.

Os nadadores salvadores tiveram montes de trabalho, a tarde toda, a mandar sair os machões latinos da rebentação enquanto eles, com a sua pose de campeões, davam mais um mergulho ou dois.

Pessoas…

No fim de semana terminou o Summer Camp. Houve exames para várias pessoas, umas passaram, outras não; mas o geral correram bem. Foi uma semana muito bem passada e que esticou consideravelmente o tempo.

A segunda semana tem sido passada, sobretudo, a dormir. Dormir de noite, dormir de manhã, levantar para comer qualquer coisa e dormir uma sesta. Estivemos na praia na quinta-feira e eu aproveitei para, finalmente, passar um bocado debaixo da água do Oceano Atlântico e para dormir uma sesta.

Antes disso, na quarta, fui com a Dee à aula de preparação para o parto, para ter a minha parte. Aprendi sobre o útero e o colo do dito e o apagamento e a dilatação. Aprendi os tipos de respiração e tudo isso. Depois vi fotos de um parto, senti-me mal e tive que ir à casa de banho onde ia vomitando.

Confesso que não tive coragem de o admitir na altura, mas sim, é verdade. Estava calor e eu estava em jejum há umas horas e tudo isso, mas no fundo as imagens não são bonitas de se ver e é por isso que eu vou assistir ao parto com dois pazolams no bucho e só da cintura para cima.

Hoje foi dia de deixar o carro na Mercedes para uma “vista de olhos”, antes de ter que o levar ao IPO em Setembro. Estava tudo bem, excepto os pneus que estavam todos gastos. Estago: quatro pneus Nokian, calibração de rodas e alinhamento de direcção que eu já sabia que o carro precisava de qualquer maneira. Foram 500 e picos euros, não muito mau, mesmo assim.

Quando me ligaram da Mercedes com a opção dos pneus Nokian nem sabia do que estavam a falar. Fui investigar e pelos vistos são pneus Finlandeses (tal como a Nokia), e as reviews que li eram todas muito positivas.

O fulano da Mercedes vendeu-mos como a opção baratucha, mas fiquei com a sensação de que o pneus são bastante melhores do que o preço possa indicar. Mas, como tudo para o portuga, o mais barato parece reles e o próprio tipo da Mercedes estava a tentar melhorar a imagem dos pneus dizendo-me que eram fabricados por uma qualquer marca mais conhecida.

Mas não me parecem nada maus, os meus novos Nokian NRHi 205 60R16.

E pronto… foram isto, em resumo, as minhas férias de Verão. A Dee está quase de 37 semanas e estamos com dúvidas em relação ao nome do puto, mas isso é o menos. O importante é que o gajo está bem e farta-se de espetar o pé na barriga da mãe e em breve estará cá fora.

Pretendo deixar passar o máximo de tempo possível antes de o deixar perceber a rebaldaria que isto é.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Um comentário a “As férias”

  1. grinch says:

    Como eu vos invejo: de férias e com um bebé a caminho.
    Ah que saudades!!!

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram