Seminário de Tajii Ball II

Publicado em , por macaco

Estou verdadeiramente exausto. Há muito tempo que não fazia tanto esforço físico e agora só me apetece dormir durante uma semana. Infelizmente, não vai ser possível.

Na terça feira, tive um dia relativamente calmo, com duas horas de Gongfu à noite, quarta feira tive uma reunião em Lisboa e mais duas horas de Gongfu à noite. Quinta, fui e vim a Elvas de carro durante a tarde e terminei o dia com duas horas de Gongfu. Na sexta… duas horas de Gongfu. Sábado acordei às sete e meia da manhã e tive três horas de Gongfu de manhã e mais três de tarde; vim para casa fazer cinco ilustrações para ao livro do Artur. Hoje acordei às 3 da manhã com um SMS dos meus pais que tinham acabado de chegar ao Kenya e depois às 4 da manhã com outro a avisar que iam estar incontactáveis por dois dias; levantei-me novamente às sete e meia para mais três horas de Gongfu de mahã e outras três à tarde. Vim para casa terminar os preparativos para entregar o material do livro do Artur amanhã.

Deixem-me dizer-vos: Taiji Ball, não é um exercício ligeiro. Acho que nenhum dos meus músculos, ligamentos e articulações ficou por exercitar. O caso fica ainda mais complicado se considerarmos que treinei com uma bola de futebol, levezinha.

É que a prática deste Qigong deve fazer-se com uma bola em madeira maciça, embebida em óleo de linho. Consideravelmente mais pesada que uma bola de futebol, como se pode imaginar.

O exercício é sensacional e muito difícil de aprender. Como habitualmente, nas artes marciais chinesas, era uma segredo muito bem guardado. Como habitualmente na actualidade, o Mestre Yang, Jwing-Ming é possivelmente uma das únicas pessoas no mundo inteiro disposto a partilhar este conhecimento para que a arte não se perca.

Foi um seminário bastante interessante, como á habitual, de resto. Ficou mais ou menos no ar a promessa de podermos ter a sua continuação já em Outubro, com mais um seminário sobre aquilo que em chinês se chama Yin-Yang Taiji Qiu Qigong.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram