Hardware

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Levantar cedo hoje não foi para ir ao Gongfu, porque não ia dar. Tivemos que ir fazer uma coisa que já andava a ficar atrasada.

O Godfather veio ter comigo às dez e meia e fomos para Lisboa, para a Praça de Alegria, com os dois carros, para trazer material.

Demos um salto à ABEP, nos Restauradores e comprámos os bilhetes para ir ver os Monges de Shaolin no dia 7. Encontrámo-nos, também, com o Cunhado. Demos um salto ao Tivoli para comer qualquer coisa e depois fomos carregar os carros… um Sony 21″, um Sony 19″, uma tower, uma mini tower, cabo de rede, montes de outras coisas, como motherboards, CPUs, RAM, placas diversas, enfim… dois computadores em bruto e o resto, material eléctrico, incluindo as calhas.

Ainda tivemos que vir a Almada, para eu poder vir buscar uma série de coisas que me tinha esquecido e aproveitarmos para almoçar, novamente, umas pizzas magníficas da Bella Napoli.

Viagem para Setúbal, descarga do material… e primeira surpresa do dia: metade do escritório não tem electricidade, fomos aldrabados. Quando nos mostraram o escritório, que é produto da junção de dois apartamentos (deveria dizer soma, em vez de produto…), portanto teria dois quadros eléctricos. Só tinha um. Nós perguntámos e explicaram-nos que não havia problema, o segundo tinha sido retirado e tinha sido feita uma ligação de todo o escritório ao primeiro quadro. Era mentira. Não passa qualquer corrente do quadro para o outro lado, que é precisamente o lado onde vamos montar tudo.

OK, extensão eléctrica de 25 metros e lá fomos nós. O Cunhado começou a montar as calhas e eu fui ajudando no que podia. A meio da tarde, uma pequena paragem para montar o TA e um telefone Siemens que eu tinha levado, para fazermos umas chamadas. Segunda surpresa do dia: a RDIS não está a funcionar. Obrigado, Portugal Tele-come.

Portanto já temos que ir à EDP, mandar montar um segundo quadro no escritório, porque de outra maneira, só mesmo com o hack que o cunhado fez e que é perigoso, que consiste em sacar sumo da metade que tem corrente para a que não tem, através de uma extensão ligada directamente às tomadas da calha. Temos agora também que ir à PT perguntar porque raio é que a RDIS não está a funcionar.

Continuámos e quando o Cunhado começou a montar tomadas e já não havia grande forma de o ajudar, comecei a montar o Thunderbird do Godfather. Não correu mal, embora tenha aparafusado e desaparafusado a motherboard 4 vezes, porque de todas as vezes que ia meter o último parafuso apercebia-me que faltava um “castelo”, que são uns parafusos com porca em cima que servem para levantar a motherboard do chassis.

Bom, computador montado, ligámos ao G500 e metemos o CD de SuSE. Funcionou tudo bem, incluindo teclado mariquinhas, mas excelente e rato logitech. Depois demos uma arrumadela àquilo e pirámo-nos.

O Cunhado veio até cá a casa e ficámos na conversa umas horas, depois fui levá-lo a casa, vim ainda comer qualquer coisa e depois… cama.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram