Primeiro estágio com o Mestre Yang

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Começou hoje o estágio de massagem chinesa Qigong (lê-se chi kung), com o Mestre Yang, Jwing-Ming. O Mestre Yang é o fundador da minha escola de artes marciais, a YMAA, Yang’s Martial Arts Association, que tem sede em Boston, nos States e escolas um pouco por todo lado, incluindo em Portugal: Almada, Amadora e Viseu.

É um homem chinês (de Taiwan), com 54 anos e com ar de ter 40, que pratica Gongfu, Taijiquan e Qigong desde pequeno. Viaja todos os anos por todas as suas escolas nas várias partes do mundo, dá seminários e faz os exames que permitem os alunos subirem de nível em Shaolin Gongfu (ganham uma faixa branca na perna direita) ou Taijiquan (uma faixa azul na perna esquerda).

O máximo que já tinha visto de graduação era a do meu professor, três faixas brancas de Gongfu e uma azul de Taiji, no seminário estavam dois tipos com uma faixa vermelha e mais uma branca de Gongfu (cada vermelha equivale a 5 brancas), portanto seis níveis Gongfu e mais duas faixas de Taiji. Vi também pela primeira vez uma rapariga com graduação (as que andam na minha escola são todas iniciadas), tinha três níveis de Gongfu e dois de Taiji.

E depois, claro, havia o mestre que não exibiu as suas faixas, nem imagino quantas tenha… umas 40 :)

O estágio começou bem. Aprendemos auto-massagem da cabeça e ombros. Aprendemos bastante teoria sobre Yin e Yang (representado por aquele símbolo circular que muita gente usa como objecto decorativo ou então “símbolo do surf”… que tristes). Aprendemos também muito sobre a teoria tradicional do Qi (chi) e como esta se pode relacionar com os conhecimentos actuais da medicina ocidental e anatomia.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram