Distracções

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

A Apple e a Samsung têm negócios conjuntos, nomeadamente na produção de hardware dos coreanos para os americanos.

Há algum tempo, a Apple processou a Samsung, por infracção de patentes e esta, por sua vez, contra-processou a primeira mais ou menos pelas mesmas razões.

Esta semana, a Apple ganhou o processo em tribunal e a Samsung promete retaliar.

O plano é perfeito. A Apple e a Samsung acabam de se afirmar como as duas grandes marcas de smartphones e tablets no mercado. Os fãs da Apple ficaram mais fãs ainda, porque podem apoiar-se na decisão do tribunal para provar que a Samsung copiou os seus dispositivos preferidos enquanto que os fãs da Samsung se apoiarão na injustiça do sistema de patentes americano e reforçarão a ideia de que a Apple é facínora e se inspira noutros incólume enquanto impede em tribunal que terceiros se inspirem em si.

O mercado fica ainda mais marcadamente dividido entre iDevices e a família Galaxy. Para ajudar à festa, não há jornal, site e revista que não exiba, em destaque, magníficas fotos de um iPhone ao lado de um Galaxy para ilustrar um artigo sobre o assunto.

Os outros fabricantes dissolvem-se no ruído de fundo. LG, Nokia, Sony, HTC, RIM, é como se não existissem.

A Apple e a Samsung saem ambas reforçadas e cada uma reforça a sua posição de mercado e afirmam-se como “as” escolhas para quem quer este tipo de dispositivo, deixando os outros nas covas. E tudo isto com dezenas de milhar de palavras em publicações da especialidade e da generalidade: marketing grátis.

Genial e imbatível.

Eu, que já fiz a minha escolha há uns tempos, fico aqui a comer pipocas, já que nem um nem outro me pagam para vender os seus produtos.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

4 comentários a “Distracções”

  1. ealien7 says:

    Bom ponto de vista, não me tinha lembrado disso.
    Se bem que à Samsung, essa publicidade pode-lhe custar $1B

  2. martim says:

    grátis, grátis não é… nem para um nem para outro… também vejo a coisa de outra perspectiva: a samsung podia ficar quieta e encalhar na onda da RIM e Nokia… podia tentar inovar mais que apple como a onda da Palm ou a Microsoft que ainda tentam ganhar tracção com o seu sistema (ou tentaram no caso da Palm) ou podiam copiar e apanhar a onda da Apple com o risco de pagaram uma fraca percentagem dos seus lucros de indemnização (que ainda vamos ver se vão pagar ou não)… apanharam a onda da Apple e estão hoje mais preparados que há 5 anos atrás para confrontar os iDevices com bons e inovadores produtos. A pouco e pouco vão-se distanciando dos elementos “Apple” da mesma forma que a pouco e pouco os iDevices terão menos e menos componentes Samsung…

  3. Pisca says:

    Boa foi a que correu por aí que a Samsung ia pagar em moedas de 5 centimos, não sei quantos camiões

    Mas sem cantos arredondados, claro, para evitar mais um processo

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram