SXSW, dia 3 – Talks, talks, talks

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Sábado, dia 13 foi o dia mais preenchido com conferências. Houve uma ou outra a que não foi possível ir por conflito de horários, outra que estava simplesmente cheia demais, mas no fim o saldo foi positivo.

Comecei a manhã na palestra do Chris Messina sobre activity streams que foi um das melhores a que assisti e que foi uma das grandes três influências na nossa visão para o futuro do Pond.

Seguiu-se “The right way to wireframe” com o Zaki Warfel e o Russ Unger. Esta palestra foi especialmente interessante porque os dois designers em vez de se limitarem a falar decidiram mostrar o seu trabalho. Escolheram um projecto e seguiram todo o seu processo de design, documentando-o e apresentando não só os resultados e todos os passos para lá chegar, mas também screencasts do trabalho a ser feito. Um trabalhou com o Balsamiq e outro com Fireworks.

Não disseram nada de absolutamente inovador sobre processos de design, mas foi muito interessante ver o trabalho em desenvolvimento do princípio ao fim. Esta palestra teve uma segunda parte, mas já não assisti a essa porque tinha outra na calha.

E a que se seguia era “Directing the Dead”, onde a multidão esperava ver o Quentin Tarantino que, infelizmente, não pode participar. No entanto, a conversa não foi menos interessante com vários realizadores de cinema que já fizeram filmes de terror, incluindo o nativo Robert Rodriguez.

A palestra centrou-se, precisamente, em filmes de terror e acabou por não ter nada a ver com o Interactive, apesar de estar no horário do dito, mas foi muito interessante e diferente de todas as outras.

A seguinte foi “CSS3 Design with HTML5”, com o Christopher Schmitt, a Stephanie Sullivan e a Zoe Gillenwater e foi, basicamente, uma workshop muito prática em que os três designers tinham uma webpage feita em HTML 5 com CSS 3 comentada e foram descomentando blocos de código para mostrar o que era possível. Esta conversa foi pontuada, quase frase-sim-frase-não por: “claro que isto não funciona em IE”, mas não deixou de ser interessante a atitude das pessoas, aqui e um pouco por todo o SXSW que se resume basicamente a: ok, a gente vai fazer  possível, mas se não der, que se lixe o IE.

A quinta e última talk do dia foi “CSS and Fonts: Fluid Web Typography” com o Jason Cranford Teague, uma apresentação mais formal, mas ainda assim interessante e muito detalhada, desde as cinco fontes que toda a gente pode usar, passando pelas 190 que se pode assumir que talvez sejam seguras (graças a coisas como instalações de Office), até aos novos formatos woff e a utilização do já velho, mas só agora mais comum @font-face.

Honestamente, depois da bebedeira que apanhei ontem, as memórias de sábado já estão muito distantes. Consegui escrever este post porque tenho muitas notas e o horário das palestras, caso contrário…

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram