Almôndegas

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Nunca tinha cozinhado almôndegas, hoje foi a primeira vez. Eu gosto de cozinhar, mas ando com pouco tempo, muito cansaço e pouca paciência, pelo que o recurso a ingredientes congelados é valioso.

Alho, cebola, salsa: compro tudo congelado. Já vem picadinho e tudo e mais: não fica sem sabor, como alternativas secas ou de lata. Mas a grande vantagem é mesmo ser rápido e prático. Nunca teria feito as almôndegas pseudo-italianas que fiz hoje, não fossem os preciosos ingredientes congelados.

Fiz assim:

Numa panela deitei

  • Um pacote de polpa de tomate compal de 210 g.
  • Uma chávena (daquelas grandes boas para café com leite), de cogumelos laminados congelados
  • Meia chávena de cebola picada congelada
  • O equivalente a uns dois dentes de alho picados congelados
  • Uma colher de chá de massa de alho Quinta d’Avó
  • Duas colheres de sopa de açúcar mascavado
  • Duas pitadas de sal
  • Meia caneca de água com Maizena express diluída em água (a meia caneca é maioritariamente água, entenda-se)
  • Duas colheres de sopa de salsa picada congelada
  • Uma colher de chá de óregãos secos
  • Uma colher de chá de mangericão seco

Pus isto em lume fraquinho durante 15 minutos. Ao fim de dez minutos, aqueci azeite numa frigideira e deitei para lá as 15 almôndegas, pré-fabricadas, de carne de vaca, que comprei no jumbo e salguei-as ao de leve.

Salteei as almôndegas até ficarem castanhas por fora e depois juntei-as ao molho, fiz reset ao timer para mais 20 minutos e fui mexendo, sempre em lume brando. Aproveitei também para pôr água a ferver para o macarrão.

E pumba: belas almôndegas, com um molhinho delicioso – e nem por isso gorduroso – com massa. E estava muito bom!

O melhor é que no fim, não fiquei com a cozinha completamente de pantanas, senão vejamos: teria pelo menos cascas de cebola, cascas de alho, talos de salsa por todo lado e mais tábuas de cortar e facas para lavar. Já para não falar no tempo que poupei.

Há muitos anos que o meu lema é: “faz-se o que se pode”, já quando viva em casa dos meus pais tinha uma plaquinha com este dizer na porta do quarto, oferecida pela minha irmã. E é um lema muito mais positivo do que parece, se pensarem bem :-)

[tags]cozinha,culinária,receitas,almôndegas[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

14 comentários a “Almôndegas”

  1. Bem por acaso não conhecia que existiam tantos ingredientes congelados :P
    Realmente torna-se mais pratico e para um gajo como eu que gosta de cozinhar, mas é um zero à esquerda a cortar o que quer que seja (prova disso é a minha mão … :P ) isso torna-se uma solução engraçada :) .

    Normalmente costumo fazer outro tipo de almôndegas, mas uso Sopa de Cebola em água, acrescento um pouco de alho e cogumelos. Deito as almôndegas lá para dentro sem a fritura prévia para ficarem mais “tenras”. Para acompanhamento massa esparguete é óptimo :)

  2. vidinha says:

    Por acaso o meu almoço também foram almôndegas do Jumbo, mas não me sairam grande coisa. O esparguete estava muito bom, mas as almôndegas estavam um bocado para o deslavadas, por isso vou seguir a sugestão para a próxima emergência.

  3. Rui Cruz says:

    Receita mais rápida:
    – faz o macarrão
    – pega em almondegas congeladas da Iglo e metes numa frigideira, esperas 15 minutos, e come-se.

    Thats it! ;)

    Rui

  4. Macaco says:

    Pedro: ingredientes congelados há ao pontapé… de início também não usava, mas depois apercebi-me que na verdade retêm muito mais sabor do que eu pensava. Cebola, alho, salsa, coentros, cogumelos, milho, cenouras, batatas, etc, etc.

    Vidinha: quando na dúvida, atira óregãos, sal, alho, cebola e pimenta para dentro de seja o que for. Funciona sempre!

    Rui: Sim, assim é ainda mais rápido e eu até gosto das almôndegas 4 Salti, mas… apesar de tudo, as que fiz são bem melhores. :-)

  5. Muito boa a receita.

    Ficou com um sabor muito apurado e deveras afrodísiaco. ;)

    Apenas algumas alterações no que toca ao tipo de ingredientes: menos congelados e mais naturais. :)

    Cumprimentos,
    PG.

  6. José says:

    Porque é que não consigo colocar comentários aqui?? Ontem tentei duas vezes, não deu erro mas não aparece nada…

  7. Isa says:

    Para mim, almondegas é no talho do tejo, que fica na comandante antonio feio. Os gajos costumam ter lá umas almodegas frescas já preparadas e temperadas, muita boas, e depois é so preparar uma base de molho daquelas da vaqueiro (apesar de aquilo dar um sabor assim pró artificial à coisa), e tá a andar de mota! É a forma como me sabem melhor :)

    Dos legumes e afins congelados, a única coisa que ainda não experimentei (mas já tive vontade) foi cebolas, de resto, alho, salsa, tomate, cenouras, broculos, couve-flor, couves de bruxelas, espinafres, grelos, milho, ervilhas, etc etc há disso tudo na minha arca. É prático, não se estraga e sabe quase ao mesmo ^^

  8. José says:

    Bem vou tentar mais uma vez colocar o comentário. Será que não aparece por eu indicar um site? Desta vez não vou indicar qualquer site.

    Almôndegas mesmo rápidas são as congeladas da Iglo. Já vêm temperadas e com molho de tomate à parte. Fritas ou cozidas no molho fazem sucesso.

    Também essas almôndegas servem para fazer uma espécie de lasanha cozendo esparguete e colocando uma pasta feita no 1, 2, 3 com as almôndegas e com chouriço e cebola em camadas (camadas do esparguete e da pasta) num pyrex que vai ao forno. Pode-se cobrir com queijo ralado.

    Com as almôndegas com o chouriço e cebola passadas no 1, 2, 3 e uma ou duas latas de feijão vermelho da Compal, faz-se também um rápido chili com carne.

    Outra sugestão: Atum à Braz, receita que penso que foi inventada por mim, mas que já vejo espalhada na Net, depois da minha mulher ter colocado no blogue dela

    “Atum à Braz” (para duas pessoas)

    4 ovos (temperar os ovos com sal e depois bater os ovos)

    2 latas de atum Bom Petisco (tirar o azeite e desfazer o atum para dentro dos ovos)

    3 ou 4 chávenas de Batata palha (frita, existente em pacotes)

    Opcional: salsa ou coentros e azeitonas.

    Colocar um pouco de azeite numa frigideira funda e colocar a batata palha. Deixar aquecer ligeiramente.

    Colocar a mistura dos ovos e atum por cima da batata e misturar bem.

    Não temperar com mais sal, pois o atum e as batatas já vêm com sal.

    Se tiver, misturar salsa ou coentros e azeitonas.

    Bom apetite!

  9. Macaco says:

    José, os teus comentários estão a aparecer, não os vês?

  10. José says:

    Macaco, os comentários começaram a aparecer a partir do momento em que deixei de indicar o endereço de um blogue, que começa com h..p. Algum filtro do sistema? Mas o que interessa é que finalmente apareceu o comentário que eu queria colocar. Thanks.

  11. Rita says:

    Boa tarde.

    Sou uma leitora incauta e deparei-me com este blog, muito porreiro por sinal, e resolvi experimentar esta receita de almªondegas ontem ao jantar. Usei ingredientes frscos em vez dos congelados e ficou muito bom mesmo, espectacular. Da próxima vez que fizer apenas vou retirar o manjericão porque o meu gajo não aprecia o travo daquilo.
    5**** para o inventor.

  12. Macaco says:

    Rita, obrigado. Ainda bem que gostaste das almôndegas. Puseste o açúcar? Para mim faz toda a diferença.

  13. Rita says:

    Boas. Usei o açúcar sim senhor, excelente para cortar a acidez do tomate, mas usei uma qualidade com um tom mais castanho, deve ter um maior grau de pureza talvez!
    Não tenho nenhum blog de culinária, mas costumo “postar” umas receitas no fórum do Petiscos, com o nick RitaMachado: http://www.petiscos.com.
    Por isso, se tiveres alguma curiosidade dá uma vista de olhos.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram