Macacos sem galho

Duas semanas de obras

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Custa-me um pouco a crer que na quinta-feira passada fez apenas duas semanas desde que as obras começaram.

Sala

A sala, ainda cheia de sacos de objectos dos anteriores donos.

Estou surpreendido não só com o andamento do trabalho, mas também com a extensão do mesmo. Quando pensámos em comprar e arranjar esta casa, tinha uma lista mental de coisas a fazer – essa lista pode ir para o lixo; aquilo que está a ser feito ultrapassa e muito o que me tinha passado pela cabeça.

Quando pensei em renovar a instalação eléctrica, pensei em passar cabo novo pela infraestrutura existente e montar tomadas e interruptores novos, pendurando candeeiros nos pontos de luz disponíveis.

O que está a acontecer é que está a ser montada uma infraestrutura nova, vão haver tomadas onde eu escolhi e não só de electricidade como de ethernet e TV, o mesmo se aplica aos pontos de luz que estão a ser colocados onde fazem falta e não aproveitando o que já lá estava.

Quando pensei que precisávamos de chão novo, pensei que o mosaico existente seria levantado e substituído por outro pavimento.

O que está a acontecer é que o chão da casa inteiro foi picado e está a ser re-nivelado, após o que serão aplicados os pavimentos que escolhemos.

Quando pensei que as casas de banho precisavam de ser renovadas, imaginei trocar azulejos e louças.

O que está a acontecer é que numa delas vamos alterar a disposição dos elementos para aproveitar melhor o espaço.

Pensei que seria preciso alisar algumas paredes, mas afinal toda a casa está a ser alisada, tectos incluídos.

E o que é que já está feito, ao fim de duas semanas?

Sala, dia 11

A sala, ao fim de duas semanas de obras.

Todo o chão foi picado e todos os azulejos removidos. O chão dos quartos, casas de banho e cozinha está re-nivelado com cimento (falta o corredor e hall). Os móveis da cozinha e os sanitários dos WCs foram removidos. A maioria das paredes já foram alisadas. Uma das zonas apodrecida por infiltrações antigas já está quase arranjada. A lareira e estantes embutidas da sala foram demolidas e a parede reparada. A instalação eléctrica está toda planeada e a maioria das tubagens e caixas para tomadas e interruptores já estão no sítio. A segunda porta da cozinha e da despensa já foram fechadas e a porta que sobra da despensa para a cozinha foi ampliada e já tem ombreira. A canalização de água já está planeada e desenhada nas paredes dos WCs e cozinha. A ombreira da porta do escritório já foi virada 180º para que não colida com a porta da rua quando abre.

É já muita coisa. Falta ainda muita coisa. Mas para duas semanas, é bastante mais do que eu imaginava ser possível. E o melhor é que estamos a gostar muito do que se está a passar e da maneira como as coisas estão a ser feitas: em vez de uma série de remendos sobre o que existia, está-se a optar por um estilo Beirute ’83 (como diz o von Geier), seguido de uma reconstrução cuidadosamente planeada.

Para quem queira seguir a aventura e ainda não saiba, há uma colecção de fotos, organizada em sets por cada divisão da casa, no meu Flickr.

Tags

. . . . .

Deixar comentário. Permalink.

17 Responses to “Duas semanas de obras”

  1. jorge says:

    de facto , e até ver , esse empreiteiro parece bastante competente.

    • A todas as pessoas que me têm demonstrado entusiasmo pelo que têm visto na net, digo sempre para esperarem pelo fim para tirar conclusões. Continuo a ser cauteloso e ponderado nisto tudo, mas até agora – e só passaram 2 semanas de 4 meses planeados – está a exceder as minhas expectativas.

  2. jorge says:

    pelas fotos , parece-me que vocês estão a renovar tudo excepto os esgotos, estou correcto ?

    penso que numa intervenção dessas seria bom renovar também os esgotos até pela experiência que já tiveram na vossa actual casa com a ligação á coluna da casa de banho.

  3. Simao says:

    Então mas ficam sem lareira? :|

  4. asturmas says:

    A menos que as coisas parem 2 meses (já me aconteceu ver isso numa obra) duvido que não fique acabado muito antes dos 4 meses :)

    • jpalhais says:

      Esta primeira fase é sempre a mais rápida, os acabamentos demoram sempre mais , e é provável que haja uma paragem antes de começarem a assentar chão e avançarem para as pinturas , para permitir que as superfícies sequem completamente, por causa do aparecimento de bolores.
      Mas se continuarem estas temperaturas , isso pode nem ser preciso pois vai secar bastante rápido.

    • Ontem, o empreiteiro disse-me que está a contar ter tudo pronto no fim deste mês. O que é espantoso, para mim, pelo que estou de pé atrás, mas se fosse possível, significava que ainda nos mudávamos antes da miúda nascer, o que seria óptimo.

  5. Cristina says:

    Dá para saber o nome do empreiteiro milagroso? Estas coisas convém sempre saber!

  6. jorge says:

    água para o sotão ? e esgoto não vai ?

Leave a Reply

Temas

Categorias