Macacos sem galho

Avaliação

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Após termos recebido pré-aprovação do nosso pedido de crédito imobiliário no BES, restava fazer a avaliação do imóvel para saber se o nosso pedido caia dentro dos 90% de tecto para empréstimos daquele banco e, caindo, que percentagem do valor de avaliação representava para assim se decidir que spread teríamos que pagar.

Tínhamos a noção de que, com os bancos a avaliar muito por baixo nos dias que correm e com a casa no estado em que está, a avaliação podia escorregar. Ainda assim, tínhamos esperança de que andasse à volta de 150 mil.

Os actuais proprietários queriam 140 mil por ela e nós oferecemos 125, com um pedido de crédito de 115, pelo que uma avaliação de 150 nos deixaria confortáveis.

E confortáveis ficámos, com uma avaliação de 152.500 euros. Com um pedido de crédito de apenas 75% do valor da avaliação, desaparecem eventuais entraves ao mesmo e torna-se mais possível aceder ao spread de 0,8%, embora uma avaliação de 160 mil ajudasse mais no aspecto do spread.

Enfim, depois veremos. Agora o próximo passo: assinar a papelada no banco para dar andamento ao processo de crédito e depois, esperamos que em breve – marcação da escritura.

Tags

. . . . .

Deixar comentário. Permalink.

25 Responses to “Avaliação”

  1. Ivo Gomes says:

    Parabéns. Eu estou quase na mesma situação, à espera do valor da avaliação para saber quanto tenho que pedir ao banco e qual o spread que vou ter… Espero que também seja avaliada por um valor acima, mas devo dizer que não estou muito confiante…

  2. Pequena dúvida: o valor da avaliação é com a casa as-is ou recai sobre como a casa irá ficar depois de obras feitas?

    • Não compreendi bem os critérios da avaliação. Creio que o estado da casa não conta muito, embora nos tenha sido sugerido que entregássemos o orçamento das obras para referência do avaliador, o que fizemos.

      No entanto, se não me engano, a avaliação recai mais sobre as áreas e localização do que estado de conservação ou intenção de renovar.

      Se houver por aí algum avaliador de imóveis, um esclarecimento seria útil, de facto.

  3. Jose Celestino says:

    Dude, por bem menos desse valor (125k + 50k) compravas um T2 com grandes areas, vista mar, piscina, vista mar, etc e novo aqui na Ericeira. Ha para aqui n a venda.

    • Err… portanto, por 175 mil euros compro uma casa de 3 assoalhadas, menos uma do que tenho agora e mais longe do emprego? :)
      Thanks, but no thanks.

      • Jose Celestino says:

        Nao, por 175k compravas um T3 bem fixe. O T2 era por bem menos, ainda te sobrava dinheiro para outra coisa qualquer.

        Tens razao quanto a estar mais longe mas sao 40 minutos, se bem que as portagens estao um tudo nada caras. Ou 45 minutos de autocarro. Ok, o passe tambem e’ caro :|

        Mas, ei, o emprego nao e’ tudo :)

        Btw, eu nao me preocupava muito com aquelas infiltracoes, pelo menos as que puseste nas fotos, pelo aspecto ja secaram ha muito tempo pelo que nao te devem ter mentido, e’ uma questao de limpar e retocar, nada estrutural.

        Boa sorte com a casa.

Leave a Reply