A chuva da Caparica

Publicado em , por macaco

Para não destoar dos nossos comportamentos socialmente desviantes, eu e a Dee esperámos que começasse a chover para irmos passear para a Costa.

E que maravilha, digo-vos! Chovia ligeiramente, a maré estava cheia, com as praias completamente submersas e as ondas a bater na parede artificial de rocha e a molhar o pontão aqui e ali. O tempo tapado e o nevoeiro denso a não deixar ver sequer a linha do horizonte. O mar ganha uma cor agressiva, um verde-cinzento profundo. E, como além de chover, era hora de almoço, quase ninguém andava por ali.

Depois há o outro lado da coisa… toda a atracção do mar, o cheiro, a brisa, a névoa, o som das ondas a rebentar nas rochas em profundo contraste com a horrível vila da Costa da Caparica.

Onde não há bairros de barracas, com casas feitas de lonas e chapa ondulada, há prédios enormes. Ao longo das praias, o chamado pontão é nojento, de macadame velho e cheio de buracos, para não falar no lixo. A maior parte dos restaurantes são barracões com mau aspecto, tirando algumas excepções de casinhas em madeira com alguma personalidade.

E é assim há décadas. Aliás, provavelmente só tem piorado.
E é uma pena! Aquele pontão podia ser todo levantado e no seu lugar construído um passeio marítimo como deve ser, um sítio em que passear não fosse agradável só porque a paisagem é agradável e a companhia é agradável, mas porque o próprio espaço e equipamento urbano é agradável.

Não deve ser fácil desenhar um projecto para recuperar toda a zona marítima da Costa, mas também não deve ser *assim* tão difícil. Por mim, passava bem com duas ou três rotundas a menos no Concelho, para ter um bom projecto para recuperar a Costa.

Aliás, como o Metro e o túnel do Centro Sul demonstram, a Câmara tem arranjado de alguma maneira dinheiro para fazer obras bem grandinhas e tendo a Costa um enorme potencial turístico, não vejo porque não seguir os mesmos processos para obter financiamento para as obras que lá são precisas.

Aqui há uns anos apareceu por Almada um cartaz com um desenho fabuloso de um projecto para a costa… tinha canais e pontezinhas, um passeio ao longo das praias, umas fontes, etc. Não sei o que era, desapareceu. Talvez fosse o vencedor de um qualquer concurso de desenho de fantasia.

Enfim, há uma nova avenida e uma ou duas novas rotundas na Costa… suponho que a recuperação da zona das praias esteja na calha… para daqui a uns 50 anos. Entretanto, planeio usar a Costa e as suas praias como elas são melhores: no Inverno, vazias.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram