Codebits IV

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Pouco tempo antes do Codebits deste ano, apercebi-me que desde o primeiro que tenho participado activamente com algo.

No primeiro ano, ressuscitei, com o Nelson Martins, Os Especialistas e fizemos uma série de cartoons sobre o evento.

No ano seguinte levei a coisa mais além e fiz uma apresentação: “Webcartooning ao vivo e a cores“, onde falei sobre webcomics e desenhei uma tira ao vivo e na terceira edição apresentei, com o Gustavo Carvalho, o Pond.

Este ano, porém, o meu envolvimento foi muito mais profundo. A equipa de Design que ajudei a formar no Verão, aceitou o desafio de desenhar todo o material gráfico e a identidade do Codebits em 2010 e o resultado cumpriu quase a 100% as minhas expectativas.

O processo de criação foi fluído, a dedicação das pessoas, exemplar e a criatividade de todo o material produzido, excelente. O Codebits surgiu assim, pela primeira vez, com uma mascote – um robot, ganhou um número de edição, em numeração romana para ser mais geek e até a cara do sapo foi redesenhada apontando, talvez, um novo caminho para a própria marca online.

Com estes elementos, a equipa criou tudo, desde a decoração da fachada, até à sinalética no interior do evento, crachats, autocolantes, etc.

Foi especialmente compensador ver ‘fan art’, criada pelos participantes, que agarraram no bot e fizeram as suas próprias versões, algumas melhores ainda do que os originais.

Acho que toda a imagem foi um sucesso e que o bot do Codebits pode ter ganho um lugar no coração dos geeks.

Mas a minha participação não se ficou por aí porque este ano fiz nuclear tacos.

Depois da fantástica experiência que tivemos em Março, no Texas, a ideia de fazer nuclear tacos no Codebits foi atirada para ao ar algumas vezes, mas não foi até o Celso me desafiar, algures no fim do Verão, que a coisa começou realmente a tomar forma.

Primeiro fiz um teste, depois um segundo, alguns colegas do SAPO provaram e aprovaram. Alguns, como sempre, fizeram-se machos, mas eu dei o desconto e planeei a versão final.

No segundo dia do Codebits IV, o stress já era muito: o ingrediente principal, bhut jolokia em pó, ainda não tinha chegado, vindo dos EUA e a carne picada – 10 kg. – também tardava.

Como já parece ser comum neste evento, ‘in the nick of time’, chegam os ingredientes. Era preciso tomar uma decisão: tínhamos uma janela de oportunidade para fazer os tacos antes do jantar e as pessoas estavam visivelmente entusiasmadas; o Celso deu o ok e avançámos a todo o vapor.

Formou-se uma equipa que, nunca tendo cozinhado junta antes, trabalhou com uma eficiência que me deixou boquiaberto.

O Fernando Afonso, Filipe Penedo, Pedro Correia, Marta Fernandes, Gustavo Carvalho e David Ramalho alinharam-se na bancada e trabalharam como uma unidade coesa. Rapidamente, o primeiro batch estava na frigideira e algum tempo depois, a Paula Valença juntou-se-nos para fazer a versão veggie.

Pelo meio, provavelmente mais alguém ajudou; a cozinha fervilhava de actividade e quando eu juntei os primeiros dois pacotes de jolokia à carne, fervilhou de tosse e lágrimas.

Puseram-se as máscaras e o trabalho continuou. Os repórteres tentavam estoicamente acompanhar o processo, mas os vapores do picante lançaram toda a gente em ataques de tosse violenta.

Com tudo disposto em cima de uma mesa, começaram a entrar as primeiras pessoas; todos tiveram que assinar o termo de responsabilidade e praticamente toda a gente teve direito a um taco.

Toda a gente, claro, dos que se atreveram. Infelizmente, duas ou três pessoas ficaram de mãos a abanar, mas quem provou teve direito à experiência que é comer um nuclear taco.

Tirando um ou outro valentão, a maioria das pessoas suou, chorou e alguns tiveram mesmo os famosos incontroláveis ataques de soluços.

Mais um gigantesco sucesso num Codebits que foi, todo ele, um êxito.

Aqui fica um vídeo que já correu a net, só para mais tarde recordar.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

15 comentários a “Codebits IV”

  1. andrezero says:

    meanwhile, back home, some hero is pooping knives

  2. phantas says:

    E eu gostei tanto que o almoço hoje vai ser chili (com a soja que sobrou, uns feijões que sobraram doutra coisa e malaguetas do mercado), arroz e guacamole. Mas *bem* mais fraquinho que o meu sistema digestivo ainda não voltou ao normal…

  3. asturmas says:

    Antes de mais, parabéns Pedro e a tua equipa pelo fantastico design… (apenas os autocolantes estão todos desbotados e os meus nunca tiveram em contacto com nada nem sairam ainda da folha…
    Quanto ao codebits em si, foi um ENORME sucesso sem sombra de duvidas.

    Em relação à explosividade da coisa.. para o ano arranjam-se uns tacos menos nucleares :P?

  4. André Santos says:

    Parabéns pelos tacos, a metade do meu que consegui comer estava impecável. Já agora, pode-se saber onde se encomenda o bhut jolokia em pó (e a receita para os cozinhar), ou é segredo de cozinheiro?

    Parabéns também pelo design, estava tudo impecável, tenho apenas uma observação: o gradiente de amarelo para branco nos olhos do sapo nºao funciona muito bem em projectores. No main stage os olhos pareciam ter circulos brancos dentro de circulos amarelos (dando a ideia de olheiras, o que até vai bem com a falta de sono durante o Codebits :P)

    • O bhut jolokia usado no Codebits veio dos EUA, o que tenho cá em casa, veio do UK. Encontra-se na net em vários produtores ou importadores do produto que enviam para Portugal. Não sei se não será até possível comprá-lo cá, no Martim Moniz, por exemplo.

      A receita será tornada pública em breve, se bem que é preciso ter em atenção que o que foi feito no Codebits foi a olho.

      Quanto aos olhos do sapo em projectores: reparei precisamente nisso. Não é desculpa, mas por acaso, os projectores não foram controlados por nós, mas no futuro teremos que os testar antes e tentar arranjar uma melhor solução para aquele tipo de suporte.

      Obrigado pelo teu comentário!

    • asturmas says:

      Não reparei nessa questão dos projectores, no entanto achei a qualidade da projecção (menos nos votos negativos ontem) excelente…

      • Hehehe, não se passou nada com os votos negativos. Era um efeito do Quartz Composer. Ou seja, era de propósito, os votos negativos tinham distorção aplicada precisamente por serem negativos.

        Infelizmente, havia uma animação bestial em que os bots iam mudando de expressão de acordo com a votação mas que, por qualquer razão, falhou.

  5. […] nucleares decidiram trazer esta ideia para o Codebits, sendo o responsável por esta iniciativa o Pedro Couto e Santos igualmente um dos responsáveis pelo re-desing desta edição do […]

  6. André Santos says:

    Boas,

    Queria ver se fazia em breve uma tentativa de tacos nucleares. Só por curiosidade, de onde veio a embalagem que aparece no post do Codebits com a receite? http://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/bd9047f67/7114031_aWOOm.jpeg

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram