Chegou a hora da verdade

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

É o PSD quem o diz, nos cartazes que poluem visualmente (e não só) a minha cidade. E eu acredito que sim. Aproximam-se galopantemente as eleições (faltam duas semanas) e eu gostaria de lembrar os meus leitores que o PSD propõe como Primeira Ministra a Srª Leite (Ferreira), que diz que a Madeira é um exemplo de um bom Governo do PSD.

Acho que se ainda pensam em votar nela, então eu sugiro que coloquem esta sua afirmação na seguinte perspectiva: imaginem que Alberto João Jardim era Primeiro Ministro de Portugal (inteiro), em vez de Rei da Madeira.

Se não querem votar no PS, votem em qualquer outro partido, mas por favor, não elejam a Manuela!

Se a elegerem, depois não me venham com merdas, como nos tempos do Cavaco, a dizer “ah eu não votei nele”. Votaram sim. Foram burros e votaram e depois foderam-se.

Depois não digam que não vos avisei.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

45 comentários a “Chegou a hora da verdade”

  1. Tinha que comentar só mesmo para dizer que concordo, em cada palavra, com o que aqui escreveste.
    Abraço
    Rui Magalhães

  2. Ricardo says:

    Pedro,

    Ainda ontem ouvia, na RTP1, esse discurso que criticava Manuela Ferreira Leite por considerar a Madeira um exemplo de um bom Governo do PSD. De facto, há nesta frase algo de que discordo. Não o facto da Madeira ser ou não um bom exemplo de um Governo do PSD mas sim o facto de ser um bom exemplo de um governo DO PSD. A Madeira é um bom exemplo de Governo (ponto).

    A sério, diga-me, quanto tempo viveu na Madeira? Acredito que se tivesse tido oportunidade de conhecer a realidade desta Região Autónoma pouco depois do 25 de Abril, para que a pudesse comparar com o que é actualmente, talvez nem estivesse a deixar aqui este comentário. Não terei certamente de lhe relembrar que a Madeira é a segunda região mais rica de Portugal, atrás da capital. Em que medida não é a Madeira um exemplo de um bom Governo? É aquilo a que chamam censura? É isso? Não entendo. Mas agradecia que alguém me explicasse.

    • Ricardo, nunca vivi na Madeira, mas nunca vivi no Iraque e isso não me impediu de formar uma opinião sobre Saddam Hussein.

      Não está aqui em causa se a Madeira evoluiu ou não desde o 25 de Abril e isso nem é medida de nada de especial: todo o país evoluiu desde o 25 de Abril. Mas todo o país não é governado há décadas pelo mesmo homem; pelo mesmo bruto, insultuoso e desavergonhado que faz e diz o que quer impunemente e que é eleito e re-eleito de uma maneira que toda a gente acha estranha – os Madeirenses gostam assim tanto dele?!

      Muito me envergonharia se Portugal fosse governado por esse senhor e era precisamente isso que eu queria dizer com o meu comentário.

      Embora não seja comparável, porque se trata de uma Autarquia apenas, posso acrescentar que também não me agrada que Almada seja “governada” pela mesma Presidente da Câmara há 30 e tal anos.

      • Ricardo says:

        Nesse caso, talvez a sua escolha de palavra não tenha sido a mais feliz. Acredito que o queria dizer era que Alberto João Jardim não é exemplo de um bom líder do PSD. No entanto, deixe-me que lhe diga que as suas falhas e defeitos vão pouco além da sua personalidade desbocada.

        Em resposta à sua pergunta, sim, os Madeirenses gostam assim tanto dele. Basta ver a quantidade de pessoas que consegue reunir em festas e comícios do partido. Vivi na Madeira muitos anos e serei capaz de contar, pelos dedos de uma mão, a quantidade de pessoas que não gostam do seu governante. Poderá não ser modelo no que toca a boas maneiras ou educação mas, acredite, faz inveja a muitos ministros e deputados deste país. Desde sempre colocou os interesses da Madeira e do seu povo acima de tudo o resto. Sempre os defendeu com unhas e dentes. É por isso que os madeirenses o idolatram. Não há mistério.

        Prefiro bem mais alguém que faça este país evoluir, ainda que me “envergonhe”, a outro bem falante que, 4 anos passados, nos deixe onde começámos.

        • Mas Ricardo, o país está onde estava há 4 anos? Não brinque comigo! Está simplesmente a debitar aquilo que os jornais e televisões lhe andaram a enfiar pela garganta abaixo! E se quer alguém que faça o país evoluir, esse alguém é Manuela Ferreira Leite? Só pode estar a brincar comigo, certamente.

          O pior é que brincando assim, ainda acaba por eleger uma Primeira Ministra sem ideias, conservadora e retrógrada. E para ter a tal figura que envergonha, a governar o país, já basta o Cavaco.

          • Ricardo says:

            Pedro, o meu último parágrafo não era de todo uma alusão a José Sócrates. De facto, não acho que Manuela Ferreira Leite fizesse melhor. Por isso, sim, tenho a convicção de que Sócrates voltará a ganhar as eleições. Queria apenas sublinhar que me é completamente indiferente aquilo que Alberto João Jardim diz ou deixa de dizer, desde que faça o que lhe compete. E nisso, não falha. O que me incomoda, e cada vez o noto mais, é essa falta de crédito que Alberto João Jardim tem fora da Madeira.

            Como lhe disse, passei muitos anos na Madeira e recentemente voltei para Lisboa. Sei perfeitamente que a qualidade de vida que tinha na RAM em nada fica a dever à da capital. Mas também lhe digo que nem sempre foi assim, e, talvez por isso, também eu simpatizo com esse bruto insultuoso. Mas isso… é preciso vivê-lo. Um dia, quando morrer, Alberto João Jardim será admirado pelo que fez na sua região. Até lá, é só mais um que não sabe estar calado. ;-)

  3. antonio says:

    Sim, porque votar no BE ou CDS deixa de se eleger o maior vigarista que já alguma vez governou Portugal

      • antonio says:

        Não é mais “um carneiro”, é mais uma pessoa que tem a perfeita noção que apenas o PSD pode mudar o rumo do pais. Se acho a ferreira leite a melhor pessoa para o PSD? Não não acho, mas é seguramente melhor que o Socrates e disso ninguém muda a minha opinião.

        Ando farto de medidas show off deste governos(e de todos os do PS). Os ultimos dez anos fomos governados apenas 2 pelo PSD e o resto pelo PS e é por pessoas com palas como tu, que continuam a eleger os mesmo macacos. O pais parece um barco com um furo feito por alguns ratos com uma rosa tatuada no rabo: afunda de vagar, mas afunda, até n haver volta a dar.

        E sim, a madeira é governada por aquele gajo, mas defende a sua dama como poucos políticos o fazem. E se alguma vez na vida tivesses falado 5min com alguem da madeira sobre o Jardim, sabias que esses pessoas veneram e reconhecem o grande trabalho feito por ele lá.

        • Como tens obviamente óculos cor de laranja, não estou interessado na tua conversa. Diverte-te.

          • antonio says:

            Forma extremamente fácil de contra argumentar. As vezes mais vale estar calado sabias?

            • Gus says:

              Ele está em casa dele, pode bem falar como quer…

              Nós é que somos os curiosos que enfiaram a cabeça pela janela para mandar umas bocas, portanto nós é que temos que medir se mais valia estarmos calados….

            • Epá, eu não tenho partido, voto como acho melhor, eleição a eleição. Tu és do PSD, portanto nunca vais votar em mais ninguém e nunca vais concordar com ninguém que vote em qualquer outro partido.

              E eu só me calo quando me apetece, por isso mesmo é que tenho um blog em que sou eu que mando.

            • Sérgio Lopes says:

              Pena não seguir os seus próprios conselhos.

            • Daniela says:

              Contra-argumentar? Da sua parte não li qualquer argumento, exceptuando se considerarmos o insulto algum tipo de argumento. Que medida(s) com impacto positivo tem o PSD para nos oferecer? O “rasga, rompe, corta”? A anulação bi-lateral de um acordo por eles assinado? Ora, por favor…

              Os argumentos são desejáveis em ambos os lados da discussão (no sentido de discussão saudável, de notar).

        • Gus says:

          Eu, por acaso, já fui à madeira e falei com madeirenses. O curioso foi a dificuldade em encontrar alguém que falasse abertamente do seu gosto por ele. Fiquei com a impressão que votam nele mais por bairrismo que por aprovarem da sua gestão.

          Quanto aos buracos do nosso país… Quais? A sério.

          Estarás a referir-te à crise económica causada pelo free-market sem controlos americano que afectou o planeta inteiro e em que portugal parece ser um dos países que menos sofreu?

          As “rixas” com os professores? Fizeste algum ano do liceu numa escola pública portuguesa, por acaso? Eu fiz (só 3 até sair do país) , e suporto plenamente qualquer tentativa de separar o trigo da escumalha que tive que aturar.

          Segurança Social? Primeiro governo desde o 25 de Abril a conseguir números positivos. Finanças? Queres mesmo comparar o que foi recuperado pela caça à fuga ao fisco deste governo com qualquer um outro?

          Que mais… O TGV? Yup, nessa acho que tens razão, também acho que é uma cretinice. E a justiça continua uma merda, tal como estava com todos os outros anteriores (incluindo a AD :P ). Mas estes gajos não são perfeitos, nem sequer são excelentes.

          Mas são muito melhores do que o PSD alguma vez foi.

          Volto a repetir: Quem me dera que existisse um centro-direita que fosse sério, sem bagagem e sem tretas de moralidade cristã. Era bem capaz de votar num partido assim, nem que seja porque acredito que para boa democracia deve haver mudança volta e meia…

          • Sérgio Lopes says:

            Sim, verdade Gus, só não concordo consigo em relação ao TGV. Existe uma estratégia económica por detrás das grandes obras.

            Portugal está numa posição excepcional para ligar a Europa a África, como ponte comercial. Sem transportes rápidos e de qualidade, sem estarmos ligados a Espanha (que é o mesmo que dizer ligados à Europa) da alta velocidade, é impossível, seria mais um passo atrás nas oportunidades escassas de o país desenvolver.

            No entanto, acho que as obras deveriam ser fiscalizadas de uma forma agressiva. Não neste governo (curioso), mas em outros anteriores, existiram sempre derrapagens. É o único ponto em que toco.

            • Gus says:

              Desculpa, meu erro: Quando me refiro ao TGV, é sobre a ligação Porto-Lisboa que me irrita e acho inútil. O pendular faz essa parte fabulosamente bem, com meros trabalhos de linha.

              Agora sobre a ligação TGV ao resto da europa, estou de acordo. Não gosto do gasto, mas estou de acordo.

              • joão says:

                a ligação lisboa-porto é essencial. o tgv lisboa-porto talvez não mas A LINHA de alta velocidade é essencial.
                a linha do norte está em mau estado porque está completamente sobrecarregada, nem tem tempo suficiente para uma manutenção em condições. isto segundo as palavras dos responsáveis pelos transportes.
                aliás, segundo li e vi, a ideia é passar o alfa e os inter-cidades para a linha de alta velocidade para aliviar a linha do norte.

                e o facto de os espanhois terem comprado comboios de alta velocidade a mais e terem alguns parados pode fazer com que portugal use esses comboios no inicio para a coisa sair mais barata

  4. A Madeira com metade dos habitantes de Lisboa, tem neste momento um passivo de aproximadamente 2.2 Milhões de Euros!, que equivale a metade do PIB da região.
    Quando o PSD fala tanto do endividamento do Estado e depois pura e simplesmente refere o bom exemplo Madeirense, limita-se a dar um tiro no pé, é normal… numa inconsistência de princípios e de bases.

    Eu estou-me nas tintas os que os Madeirenses pensam dele, com cheques sem limite, também eu punha muita gente contente, mas depois alguém que pague a conta…

    como ele diz: “Com milhões faço inaugurações, com inaugurações ganho eleições”

    Só tenho a dizer que sendo um dos portugueses que contribuiu para os €191717149 + €16775251 que a Madeira recebeu do orçamento de estado + 50 que depois veio por motivos extra-“ordinários” falarem no PSD como governação, roça o ofensivo!

    PS: Os dados mais recentes apontam agora para um passivo de 3.0 Milhões de Euros!

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1357685

    • Ricardo says:

      Oh meu caro… Não o preocupa mais que Portugal tenha já uma dívida pública que ultrapassa o PIB? Mais de 180 mil milhões de euros? Vem você criticar a política de finanças da região, como se no Governo central se tivesse feito um trabalho exemplar. Já agora, permita-me que lhe pergunta, sabe qual é o valor da dívida do Estado para com a região? Ou talvez queira comparar a dívida da Madeira com os Açores, que me diz? Pois é…

      Por fim, deixe-me que lhe diga: se o passivo da RAM é de 3 mil milhões de euros, o que eu duvido, tendo em conta a fonte desse valor, será aproximadamente o dobro do passivo da Câmara de Lisboa. Agora diga-me: tem dúvidas que o ritmo de desenvolvimento da Madeira foi o dobro do de Lisboa, desde o 25 de Abril? Eu não.

      • O passivo da CML é de 1,5 Milhões de Euros, numa conta simples é metade, caso não acredite nos 3.0 fique-se com a certeza dos 2.2 dados pelo Tribunal de Contas em 2007.

        Aconselho vivamente a consultar os relatórios do Tribunal de Contas.

        Já agora, para mim é indiferente saber o que o Açores ou Governo Central fez, quando estamos a falar de um caso que nada tem a ver com ele, neste caso, é a Madeira e o seu “exemplo!”.

      • Sérgio Lopes says:

        E ficar fora dos mercados internacionais é a solução para reduzir a dívida pública? Se se quer mais dinheiro do que o que se tem agora, é necessário investimento.

    • Daniela says:

      Escandaloso… Definitivamente…

  5. edu says:

    Eu estou-me marimbando para as gafes da Ferreira Leite. O que me preocupa mesmo, é o vazio propositado de conteúdos no seu programa eleitoral, onde tudo o que é política neoliberal encaixa como uma luva.

    Depois, o anacronismo serôdio de se considerar o estandarte da Verdade, nem que para isso tenha que recorrer constantemente e a falsos apelo ao coração e consciência dos Portugueses. Quem quer ser Primeiro-Ministro, tem de apresentar soluções, alternativas, propostas concretas e não devolver a bola aos eleitores, escondendo o jogo de todos nós.

    É por isso, que o grande vencedor destas eleições terá de ser a Esquerda, nem que seja a do «Portugal Moderninho de José Sócrates». Sob pena de se voltarem a cometer os mesmos erros (de falta de regulação) que agravaram a Crise que todos enfrentamos actualmente.

  6. joao says:

    Boa Noite
    Leio o seu blog há algum tempo e achei que esta era a melhor altura para comentar simplesmente porque percebi que tanto cria um dos melhores blogs do país como logo a seguir diz merda.
    Votar Sócrates é votar na merda de situação em que Portugal vive.
    E que eu saiba quem vive na Madeira gosta e muito do Alberto João Jardim por isso é que ganha há tantos anos portanto melhor exemplo do que este não há.
    Se calhar se o Alberto João se candidatasse a PM até ganhava com maior facilidade.
    Portanto para escrever porcaria esteja calado.

    • João, não te mando imediatamente para o caralho, porque até estou bem disposto e apesar de me mandares à merda e de me mandares calar no meu próprio blog, tenho mais pena de ti do que vontade de te responder.

      Uma pessoa que não se choca com Alberto João Jardim poder ser eleito Primeiro Ministro não joga com o baralho todo. E se achas mesmo que Portugal está na merda, és um ignorante.

      Mas nem precisas de ler o que eu escrevo, lê o que as pessoas comentam – muitas delas com experiências em primeira mão das coisas boas que este governo fez – e vais perceber que somos muitos a “escrever porcaria”, como tu dizes.

    • Sérgio Lopes says:

      Mas que “merda” de situação é que o país vive? Uma crise internacional, de onde foi dos primeiros a sair?
      Tenho pena de pessoas que não têm opinião própria. Com um pensamento telecomandado pelos media. João, seguindo o seu raciocínio, então como Salazar esteve mais de 40 anos no poder, é porque os portugueses gostavam dele. Você não faz a mínima ideia do que fala. Ou talvez saiba, por tentar “calar” o Pedro (censura?), aconselhando-o a não escrever as verdades que este povo precisa de ler, no seu próprio blogue.

      • antonio says:

        Mais a desculpa da crise? Portugal já estava em crise muito antes da crise internacional ter chegado. E eu também tenho pena dos que não tem opinião própria e comem tudo o que este PM diz.

        Por acaso o salazar fazia eleições????

        Mas digo-te, agora QUERO que o Socrates ganhe, porque o povo portugues é DEMASIADO BURRO para merecer melhor, e continua a cair na casca da banana mesmo quando a viu à muito.

        • Bom, se bem me lembro, Portugal está em crise desde 1974, portanto não é de admirar que estivesse em crise antes. Esteve-o no governo de Sá Carneiro, Soares, Cavaco, Guterres, Barroso, etc.

          Mas não perceber a diferença de um país a sair da fossa de uma ditadura e um crash económico global é simples teimosia. Aliás é a caracaterística que encontro nos opositores do actual governo: teimosia e raiva; não vejo ninguém dizer *em concreto* que mal fez o Governo. Nem que bem vai fazer o PSD.

          Isso gostava de ver.

        • Sérgio Lopes says:

          Porque razão é que a crise internacional (um facto) é uma desculpa?

          “As previsões de Outono da OCDE para a economia portuguesa são mais optimistas que as próprias projecções avançadas pelo Governo de José Sócrates […] Não só a previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) para 2006 é de 1,4% – ultrapassando os 1,1% adiantados pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos – como o aumento das exportações no próximo ano é calculado em 6,7%, um valor claramente acima dos 5,7% previstos pelo Governo e que os partidos da oposição já tinham classificado de “fantasioso” e “irrealizável”.”
          http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=628429

          “OCDE revê em alta crescimento económico português para 2007 e 2008”
          http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/997821.html

          Tens fraca memoria pelos vistos. Afinal ele diz a verdade, a crise internacional VEIO MESMO dificultar-lhe as coisas, porque a economia estava a crescer como nunca esteve desde o 25 de Abril. Vais dizer que não?

          Mais uma? Sinceramente, quando JS ganhou as eleições e falou no choque tecnológico, etc… etc… toda a gente, inclusive eu (até pk como Pedro não tenho preferência partidária), achou mais uma treta de políticos. Foi inclusive gozado o Plano (ou Choque) Tecnológico pelos media. Mas está aí, e foi o maior feito tecnologias que este Portugal já viu. Negas que o tenha feito?

          Isto para falar algumas das muitas conquistas deste Governo que ficarão na História deste Portugal que pessoas como tu, querem fazer pequeno. Mas é, sempre foi assim e sempre será. Só dão valor às pessoas anos após a sua morte, enquanto vive, é criticado.

          Não digo que ele é um PM desejável, não é… e concordo que temos o que merecemos, mas dizer que é mentira o que ele diz, é pura teimosia! Este, foi de longe o melhor PM que alguma vez esteve em Belém e Teixeira dos Santos dos ministros mais competentes com a pasta das Finanças.

        • Gus says:

          Sim, fazia. O ponto é que ele garantia que só concorriam quem ele queria e mesmo assim pré-escolhia os vencedores.
          Daí a polémica do Humberto Delgado, mais tarde assassinado…

  7. Sérgio Lopes says:

    Pedro, pensando no que disseste:

    “Se não querem votar no PS, votem em qualquer outro partido, mas por favor, não elejam a Manuela!”

    Será que ao votar noutro partido, retirando votos ao PS não acabam por eleger MFL?

    • Eu acho que devíamos votar todos no PS, já o disse noutras ocasiões.

    • Daniela says:

      Isso é algo que me assusta bastante. E também já o falei no meu blog. Essa dispersão de votos poder resultar numa eleição de MFL. Muito desgostosa me deixaria se acontecesse. E, por isso também, considero que o voto no PS é um voto mais seguro. Até porque a maioria dos professores vai direccionar o seu voto para outros partidos, como eles próprios apregoam e publicitam/ fazem campanha nos seus autocolantes… E muitos admitem engolir “sapos e elefantes” e votar PSD.

      É triste e é o que temos…

      • Sérgio Lopes says:

        Também a mim, acho que enquanto cidadão atento, sinto receio, até medo que MFL possa ganhar. Assusta de facto. Nunca votei, mas este ano irei fazê-lo, em nome do PM e por todos os ataques que lhe fazem e fizeram.

        Devo dizer que foi Sócrates que chamou mais minha atenção para a politica, assim como este Governo.
        Fico contente por ver que cada vez mais os Portugueses conseguem pensar por eles próprios e não serem de forma alguma influenciados pelos media. O Jornal de Sexta da TVI era simplesmente insultuoso para com o Povo Português pelo seu voto democrático e para com José Sócrates a nível pessoal.

  8. joao says:

    Primeiro ponto ao contrario do que um senhor disse eu n quiz aplicar censura.
    Segundo se calhar fui um bocado bruto na maneira de falar ao explicar o meu ponto.
    Terceiro o Alberto João sempre ganhou limpo e porque as pessoas gostam dele porque tenho familia que mora lá e não querem mais ninguem à frente da Madeira.
    Quarto tenho opinião própria porque elogiar o Alberto Joao não quer dizer que vá votar na Manuela.
    Por último e falando directamente para o Pedro, desculpa a maneira que falei mas acho importante haver estes choques de opinião, a isso se chama democracia. A prova disso é que penso continuar a ler o teu blog apesar de na parte politica não concordar minimamente contigo.

    PS- uns pedidos fora do contexto, primeiro se puderes volta a postar as tira de BD que tinhas antigamente segundo se puderes faz mais análises a software ou hardware porque ai costumas estar implacável

  9. Sérgio Nunes says:

    Admiro a tua paciência para responder à “carneirada” que por aqui passa.
    Força nisso! :)

    Infelizmente o país vive em “asfixia intelectual” há anos e há cada vez menos gente a ter um pensamento autónomo.

  10. joão says:

    concordo contigo.
    porém temo pelo destino de um país em que a tvi dos anos de j eduardo moniz tem mais pessoas a asistir do que aquelas a quem a estação dá emprego.

  11. Bintxa says:

    Falta o resto do cartaz, a saber: “Chegou a hora da verdade: sou um homem!”

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram