Tiálogos XXIII. Reality check

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Hoje apetece-me fazer uma daquelas coisas que vejo por aí muita gaja fazer nos seus baby blogs. Perdoa-me, se conseguires, mas quando os miúdos são pequenos, como tu és—quase com 2 anos e 5 meses—os pais vão tentando perceber se o desenvolvimento está  correr como se espera.

E é por isso que de vez em quando vou consultar o teste de Sheridan e comparar com aquilo que tu vais demonstrando saber fazer. Portanto, aos dois anos e cinco meses, aqui vai…

Aos 2 anos, em termos de postura e motricidade seria suposto correres e corres. Seria suposto subires e descer escadas com os dois pés no mesmo degrau, mas como isso é uma seca, neste ponto saltaste para os três anos e sobes já muitas escadas alternando os pés (descer com pés alternados então era só aos 4 anos, mas sempre tiveste um fascínio por degraus e, de mão dada, já desces alternadamente também).

No que toca à visão e motricidade fina devias construir torres de 6 cubos, mas honestamente, já nem me lembro quando começaste a fazer isto mas já foi há uns meses valentes; aos 3 anos deverias construir torres de 9 cubos, mas tu já constróis torres com os cubos que houverem— especialmente se puderes depois dar-lhes um pontapé bem afinfado.

Deverias imitar rabiscos circulares e imitas. E devias gostar de ver livros e conseguir virar uma página de cada vez, ambas coisas que já fazes desde muito antes dos dois anos.

E depois, vem a audição e linguagem; já sabes como é… Devias dizer o nome, mas não dizes—embora recentemente tenhas começado a dizer “bebé” apontando para ti próprio. No entanto a tua linguagem melhorou muito. Se devias construir frases de duas palavras… já o fazes (“papá, mão”, quando queres que te dê a mão; falas sozinho enquanto brincas e tens uma linguagem maioritariamente incompreensível para os familiares, como o teste de Sheridan sugere. E também já nomeias bastantes objectos.

No que toca ao comportamento e adaptação social devias por o chapéu e calçar os sapatos o que fazes, quando consegues (alguns sapatos nem eu tos consigo calçar, quanto mais!) mas acho que isto se refere mais a aceitar os ditos e quase sempre aceitas (tirando quando fazes birra, claro), devias usar bem a colher e usas e também já usas o garfo nas calmas—outro desenvolvimento dos 3 anos.

Finalmente, devias beber por um copo e colocá-lo no lugar sem entornar e… check. Aliás, andas a treinar fazer isto só com uma mão, só para causar calafrios aos teus pais, sobretudo quando o conteúdo é leite com chocolate.

A coluna dos 2 anos não menciona nada sobre despires-te sozinho—isso está só nos 3 anos e só com um adulto a desabotoar— mas tu já tiras as meias (duh!), as calças e a fralda sem qualquer dificuldade e consegues desapertar o body em baixo; sei que consegues tirar algumas camisolas, porque já dei contigo sem elas, mas nunca assisti ao evento e, normalmente, precisas de ajuda.

O teste termina aqui, mas devo acrescentar que lavas as mãos e a cara sozinho, lavas os dentes e já sabes tomar banho quase completamente sozinho. Tudo isto são desenvolvimentos esperados por volta dos 5 anos.

Portanto, podes ainda não falar muito, mas és asseadinho e isso, meu filho, é o que te levará longe na vida. Ficar calado e cheirar bem nunca fez mal a ninguém!

Tags

Deixar comentário. Permalink.

6 comentários a “Tiálogos XXIII. Reality check”

  1. Prima Rita says:

    Olá primo!!!! como vão as coisas? Dia 31 vou saber se fico ou não na Camões!!! Espero bem que sim…
    Esse miudo, segundo o que leio no teu blog e no da Dalila, é simplesmente ESPECTACULAR!
    Também o que é que se esperava do meu primo? Só podia ser inteligente, ora essa!

    Bjs

  2. AnaD says:

    “Ficar calado e cheirar bem nunca fez mal a ninguém!”

    Que verdade verdadinha … seria um bom lema não apenas para o Tiago, que já o cumpre, mas sim para a sociedade em geral … pelo menos as viagens de metro seriam tãaaaoooooo mais agradáveis. :)

    Beijoca Tiago … és o maior!

  3. tatas says:

    nunca ouvi falar nesse teste mas o meu tb faz essas coisas menos desabotoar botões, fica-se apenas pelo fecho eclair, tb ainda tem tres meses para apanhar o tiago nisso.
    temos uns putos espertos :D

  4. Cris says:

    Temos Tiago, pronto :)

    Acho que quando ele descobrir as potencialidades da comunicação verbal, vocês vão ficar doidos, vai por acima ;)

  5. Jorge says:

    Olá Pedro!

    Fiquei curioso acerca desse teste. Também tenho um rebento mas de apenas 11 meses.

    Podes enviar-me esse tal PDF, por favor?

    De resto, parabéns pelo miúdo. Apenas vos conheço destas leituras, mas chega-se a um ponto em que nos vamos afeiçoando e empolgando pelos progressos que vão aparecendo.
    Muitos parabéns pelo esforço e interesse dos dois na sã educação e crescimento do Tiago.

    Abraços.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram