Tiálogos XXI: Olá pá!

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Filho, és Português.

Não to digo como uma má notícia, mas como uma constatação inegável.

No teu universo de 20 e picos palavras, pautam algumas frases a mais importante das quais é, sem sombra de dúvida, esse tão lusitano cumprimento: “Olá pá!”

E não é uma tentativa de dizeres “olá papá”, porque isso dizes tu muito bem quando necessário. Assim que evoluirás para um “Atão pá!” ou um “Isso vai, pá?”, o teu treino estará completo – como diria Darth Vader.

Estás agora com dois anos e pouco mais de um mês e acabámos de descobrir que dizes mais coisas do que nós pensávamos. Burros, os teus pais estavam convencidos que se não dissesses palavras em português, não contava.

Dizias, então: mamã, papá, sim, não, olá e uma mini-frase que certamente tu interpretarás como palavra: já tá.

E então a Pediatra lá explicou que a tua linguagem não tem necessariamente que ser universalmente entendida e se não haveria mais som nenhum que tu fizesses para identificar algum objecto. E há, de facto.. Ao fim e ao cabo, os putos dizem as coisas mais incríveis para se referir às coisas e muitas vezes só os pais e mais um ou outro familiar chegado os compreendem.

Pusemo-nos então a fazer a lista e chegámos a umas vinte e picos e até nos apercebemos que estavamos a deixar de fora algumas que soam bastante parecidas com palavras em português, como o caso de nananá para banana.

Temos então vários sons de animais como “uf uf” para cão, “cócócó”, para galinha, “brrrrrr”, para elefante.

Não dizes fome, mas tens um som para fome, não dizes água, mas tens um som para sede… enfim, criatividade não te falta e já percebemos que há mesmo algumas palavras com sílabas bem formadas que nós simplesmente não compreendemos, como é o caso de “fufu”, que já pensámos que podia ser “azul”, mas honestamente, temos dúvidas.

E tem sido assim, divertido, tentar compreender-te melhor.

E de resto?

Bom, neste momento és um oceano de mimo. Chega a ser perigoso porque muitas vezes, as tuas roçadelas amistosas acabam em cabeçadas que abrem o lábio ao teu pobre pai ou quase partem o nariz à coitada da tua mãe.

Sempre disposto a beijinhos e abraços, colo e brincadeira. É um show estar contigo e compensa amplamente as duas ou três birras que fazes durante o dia por coisas pequenas.

Continuas a gostar de música, de dançar, do Pocoyo e do Rato Mickey e, claro, és do Benfica… mas eu já escrevo um Tiálogo especial a explicar isso.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

4 comentários a “Tiálogos XXI: Olá pá!”

  1. tatas says:

    isto agora é um perigo!!! aprendem à razão de duas ou três palavras novas por dia e apanham tudo o que ouvem.
    no outro dia fui lanchar com umas amigas e qd chegámos ele disse: olá gajas!

    :|

  2. artur says:

    um grande beijo costaricence para o tiago – que saudades! Por aqui diz-se “pura vida”, em vez de “porreiro, pa!”. Amanha, no proximo hotel, venho verificar se leste esta msg

  3. edu says:

    O último parágrafo é revelador da qualidade de vida e de educação de que o Tiago tem o privilégio de gozar. Especialmente a parte em que nos é dito: é do Benfica… :) Tenho um sobrinho um pouco mais novinho que o Tiago, mas este blogue funciona como o boletim meteorológico do estado do crescimento dos garotos. Para além de boas previsões, retiro dos “Tiálogos”, alguns ensinamentos acerca da sã convivência com as crianças.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram