A trampa da rádio

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Há uns meses que andava a pensar trocar de despertador, para ver se passava a acordar com alguma música e a minha ideia era arranjar um rádio.

No Natal, a Dee ofereceu-me um fantástico despertador encabeçado pelo Dark Lord of the Sith ele próprio, Darth Vader e tinha rádio e tudo!

A minha rádio de eleição no carro é, como não podia deixar de ser, a M80, provavelmente a melhor rádio do mundo, excepto quando passa porcaria e aí mudo para a Radar, provavelmente a rádio mais pretensiosa de Portugal, excepto quando passa algo audível.

Bom, mas adiante. Programei então o Anakin Skywalker, versão Dark Side, para me acordar com o som da M80 e fui dormir, todo pimpão.

Ao fim de alguns dias já não aguentava mais: estava a acordar todas as manhãs ao som de um programa pseudo-informativo que vendia dietas ou comprimidos de dieta ou algo do género. A coisa era conduzida em tom de entrevista com uma pessoa que quer perder peso e recebe conselhos. Desprezível e longe da minha ideia inicial de acordar com música.

Que porra! A M80 que tem um espólio invejável de música pop/rock dos anos 70, 80 e 90, em vez de me dar música, dava-me publicidade.

Alterei a hora de acordar para tentar escapar a este flagelo. Foi então que comecei a acordar com música… portuguesa.

Ao primeiro dia fiz snooze até os idiotas dos Delfins se calarem… no dia seguinte era o Tim, com os seus problemas de adenóides que me invadiram os ouvidos e depois o pobre do Reininho com aquela doença das cordas vocais a que ele gosta de chamar “voz”.

Pensei que se tratava de uma conspiração, porque todas as manhãs, quando o rádio disparava, lá estava um portuga qualquer a tentar fazer-se passar por músico.

Já devem ter compreendido que o pop português não é das minhas coisas favoritas: GNR, Xutos, Delfins, UHF e companhia desagradam-me quase na sua totalidade e, sinceramente, não é o que me apetece ouvir logo pela manhã.

Resolvi então sintonizar a Antena 3, na esperança de acordar ao som de algum artista de 19 anos de que nunca ouvi falar. Não começou mal… o rádio disparou e estava a tocar algo semelhante a música (muito vagamente, mas ok), só que depois foi tudo por água abaixo: fui violentamente recordado que as manhãs da Antena 3 são animadas por uma série de tipos que gostam imenso de se divertir entre si, com um microfone ligado à frente e que é suposto que nós, em casa, ouçamos a sua conversa matinal e achemos muita piada.

É um conceito que não compreendo e que também existe na tv. Pessoas que se acham tão fabulosas que acham que o público deve estar interessado em ouvi-los trocar bocas à mesa de café entre si.

Eu também me divirto com os meus amigos, à mesa do café, mas não me passaria pela cabeça emitir isso entrecortado por música reles e publicidade enganosa.

Agora estou sem saber o que fazer. Podia tentar a Radar, mas tenho medo que de manhã passem música tão seca e chata que só me faça apetecer ficar na cama ou afogar-me na banheira.

A rádio hoje em dia parece-me uma grande trampa, preciso de uma estação que passe música com poucas interrupções e de preferência onde estejam banidos artistas Nacionais. Kthxbai.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

30 comentários a “A trampa da rádio”

  1. André Luís says:

    Chumby + Shoutcast… Mas lembra-te que corres o risco de não acordar pq a porcaria da wifi às vezes falha.

  2. Professor Pixel says:

    Rádio Clube Português, dá-lhe uma hipótese.
    Agora que ando de transportes, quando oiço rádio, é isso que escuto!

  3. Isa says:

    Quando tou a ouvir rádio, e começa a passar uma música que não gosto, a primeira coisa que me vem à cabeça é: se isto fosse como no last.fm era só skipa-la e passar à próxima..
    Pode ser que as rádios algum dia sejam assim :)

  4. RiC_aRd0_ says:

    http://www.pixmania.com/pt/pt/1152967/art/iluv/docking-station-radio-des.html

    Não é barato, mas não te deve deixar tão resmungão de manhã :D

    Cumprimentos

  5. brecke says:

    Eu durante mto tempo configurei o awaken para me acordar com música, mesmo acordando do sleep.. normalmente com uma das estações da http://soma.fm (lush, groove salad, space station, por aí, para começar devagarinho e sem grandes alaridos). Isto de segunda a sexta.

    Em tempos tb cheguei a usar a feature de acordar com televisão, bastava ter o adaptador ligado e o eyeTV instalado e por uns tempos acordei a ouvir as notícias :) Tb n era mau de todo.

    Mas enfim, claro está que para isto é preciso ter o mac no quarto :)

    _ brk

    • Sou grande seguidor da Soma.fm, sobretudo Groove Salad. Tenho-a disponível no Chumby que há lá em casa, mas infelizmente o gajo perde a rede quando o levo para o quarto.

      O Mac tem rede, mas pois… não é muito prático em termos de espaço.

  6. Rita says:

    E se achas que as bandas Portuguesas já “da casa” são mázinhas, então ainda não deves ter ouvido a nova onda de bandas e artistas portugueses cujas melodias e letras me fazem revirar os olhos, mas que muitas rádios insistem em passar porque tem que se mostrar o apoio ao que é Português, mesmo que a qualidade seja sofrível. Sinto que os Portugueses ainda insistem, com algumas excepções, a jogar numa liga especial que se contenta em fazer parecido ou inferior ao que se faz “lá fora” em vez de procurarem fazer alguma coisa relevante que tenha valor num panorama mais alargado. Não que tudo o que faz “lá fora” seja bom, aliás as rádios portuguesas insistem também em passar importações que deviam ter ficado no país de origem.
    Eu como só preciso de rádio durante as viagens, gravo mix cds num CD-RW e poupo os meus olhos da ginástica imposta pelo mau gosto das rádios – se é para haver mau gosto musical, que seja o meu, ao menos os meus olhos não se opoem! Porém quanto ao teu problema, não tenho soluções, até porque o Darth Vader podia não aprovar. Boa sorte a arranjar uma rádio digna do teu despertar! :)

    • Bezierk says:

      O grande mal dessas bandas do indie rock nacional é que utilizam fórmulas com mais de cinco anos e as rádios as andam a vender como se fossem coisas fresquinhas… Contudo há muito boa banda por ai com sons muito mais contemporâneos. Bandas com musica interessante e letras a condizer.

  7. Actualmente não acordo com música nenhuma, porque a minha opinião das rádios faz a tua parecer muito simpática e generosa, e porque escolhendo eu a música, eventualmente passo a associá-la ao facto desagradável de ter de me levantar quando não me apetece, pelo que habituei-me a acordar com o mero estalido da aparelhagem a ligar-se, sem tocar seja o que for.

    Mas, se queres acordar com música que te agrade, acho que a resposta está mais ou menos à vista: escolhe tu a música. Sejam CDs, sejam MP3s e afins… Para quê arriscar levar com anúncios, talk shows idiotas, e “música” abominável?

    Se não queres acordar todos os dias com a mesma música, há ways around that, too. :)

  8. Joao says:

    Oxigénio. Antena2. TSF. Servem.
    Eu queria mesmo era a XFM (ou, vá lá, a Voxx). Bons tempos… bons tempos.

  9. tatas says:

    a renascença e o jogo da mala :’)

  10. André Luís says:

    Pedro,

    Listen to Sirius/XM Radio (using a Chumby)
    http://forum.chumby.com/viewtopic.php?pid=17161

    Ainda não experimentei.

  11. MJ Valente says:

    Antena 2. Boa música, pouca conversa. Sem anúncios.

  12. Obrigado a todos pelas sugestões de rádios, mas… alguém sabe as frequências?

  13. Peço desculpa a quem sugeriu a marginal, mas infelizmente cliquei sem querer em “delete” e apaguei o comentário. Maldito WP que não tem qualquer forma de confirmação…

  14. Bezierk says:

    Visto que se usa mac aí em casa e maquina no quarto e uma opção que nao se poe vou so relatar o meu setup pessoal:

    foobar 2000 com foobar scheduler e playlist com toda aminha musica, chapa-se uma macro que diz as 10 da matina põe-te em random e faz play. so tenho de me lembrar de por o som suficientemente alto e é uma pena que aquilo nao me possa carregar directamente a library.

    ao menos garante-me acordar com musica que gosto e evito a rotina sonora que poderia levar a que não me levantasse.

  15. ARPires says:

    Vim aqui parar sem saber como…contudo não resisto a recomendar a Antena 2, pois se quer ouvir mesmo música e acordar bem-disposto, é esta a rádio indicada.
    Lá dizia o Pessoa, o Fernando, primeiro estranha-se, depois entranha-se.

    • Já experimentei a Antena 2, mas infelizmente, à hora certa leva-se com as notícias, coisa que, definitivamente, não me põe bem disposto de manhã.

      Ah e… também passa música portuguesa. Deve haver poucas coisas mais ridículas do que peças corais em português, sinceramente…

  16. Vitor says:

    Pedro, após 2 anos (e estando de pleno acordo contigo em relação às rádios portuguesas) que tal fazeres uma pequeno update à forma como acordas?

    Ainda tentas acordar com rádio? Já tens algum gadget especificio para ler MP3, ou ligar à rede TCP lá de casa?

    Ou… Já consegues ter galo? ;)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram