Mais um cheirinho a Saffire

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Ainda não tenho Firewire no PC onde costumo fazer música, portanto resolvi experimentar a Saffrire LE no Mac. A instalação correu na perfeição e foi mais ou menos assim:

Ligar a Saffire ao FW do MBP.

Tecnicamente, já está. Mas há ainda um ou dois passos para se obter som: vai-se aos system settings > sound e lá está a Saffire reconhecida sem problemas, basta colocá-la como input e output de som e depois convém instalar o router de software da Focusrite, já que o Mac não tem qualquer controlo sobre este aspecto, evidentemente.

A Saffire é alimentada pelo Firewire e também tem um transformador externo, se preferirmos não drenar a bateria do portátil toda em 5 minutos.

O router é muito fácil de usar e permite mixes separados para os monitores e os auscultadores, o que pode ser bastante prático em sessões de gravação, se o operador da DAW e os músicos estiverem em salas diferentes. Aqui, infelizmente, estamos metidos numa salinha de 8 metros quadrados, portanto não é possível ter os monitores a tocar enquanto há captação a ser feita.

Testei tocar CDs, umas faixas de Garage Band e guitarra, via Pod e tudo me soou magnífico. Quando não há nada a tocar, ouve-se algum ruído proveniente de interferências do hardware do computador, mas creio que em gravações com sinal suficiente, o ratio signal-to-noise será desprezível.

Até agora, estou muito satisfeito com a minha compra. Falta-me experimentar os pré-amplificadores e, claro, ligar isto à máquina principal e fazer umas gravações e misturas no Nuendo.

Vou dando notícias.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

11 comentários a “Mais um cheirinho a Saffire”

  1. matamouros says:

    Onde é que se pode ouvir o som da banda?

  2. Por enquanto… em lado nenhum :-)

  3. gamboa says:

    Dude, ligaste o POD?! Não ficaste com delay no som?

    Já agora, a que saída do POD é que ligaste?

  4. …? Delay?
    Claro que não fiquei com delay.

    Liguei o Pod usando as saídas balanceadas TRS.

  5. Piero says:

    Hey Pedro,

    Também ando à procura de uma solução Audio. Estou a ficar convencido com o Saffire.

    Que colunas usas?

  6. Visitante X says:

    Allright!
    Essa inteferência depois não se nota nas gravações, só na reprodução, pelo menos “normalmente” ;)

  7. Pois, precisamente, é esse tipo de ruído. E só o noto nos phones com o volume bem alto.

  8. Piero says:

    Parecem-me interessantes as colunas. Vai dando mais feedback de como se porta o teu sistema.

  9. Estou muito satisfeito com as colunas. Antes de as comprar li várias reviews e embora o pessoal não esteja habituado a pensar na Fostex como fabricante de monitores, a verdade é que muita tecnologia que está noutros monitores é feita pela Fostex.

    OK, não são nenhum top-of-the-line, mas não foram muito caras, são pequeninas e bastante potentes. Acima de tudo, acho que têm um som muito fiel, sem exageros.

    Aguardo a chegada da placa Firewire para poder montar o sistema completo, mas agora parece que o meu PC está a pifar, portanto cheira-me que ainda vou ter dores de cabeça antes de ter a Saffire a funcionar como pretendo.

    É sempre assim… :-)

  10. Visitante X says:

    Vai na volta ainda vais ter de comprar outro PC eh eh eh

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram