Codebits day one

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Fui para o Codebits de manhã cedo, no meu carrinho o que acabaria por me custar 20 euros em estacionamento, já que o único lugar que encontrei foi o parque pago do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL). O parque fica a 1200 metros da LX Factory, o que se faz bem, embora a Cintiq não seja propriamente levezinha.

O espaço e está extremamente bem conseguido; sem dúvida muito mais interessante do que o que foi feito para a OFFF, recentemente, embora os dois eventos não se possam comparar em termos de tema e público, claro.

Como sabia que tinha necessidades um pouco especiais para a minha apresentação, comecei a sondar desde cedo como estavam as coisas e apercebi-me que ainda iria ter que falar com algumas pessoas para obter a segunda câmara (todos os palcos já tinham uma câmara, de frente, para gravação de todas as apresentações).

As pessoas do AV foram todas extremamente amigáveis e trataram de tudo sem problemas nenhuns. Mesmo tendo-me dito “depois dá-me um toque”, a verdade é que não precisei de dar toque a niguém, vieram sermpre ter comigo, no decorrer do dia, primeiro para me dizer que o tripé e os adaptadores já estavam no sítio, depois para me apresentar o operador de câmara, depois para perguntar se já estava na hora. Absolutamente impecáveis.

Depois do pessoal do SAPO BUS ter acabado a sua apresentação, levei uma mesa e uma cadeira do café para o palco, montei a Cintiq e o pessoal do AV montou a câmara, testou-se tudo e arrancou a apresentação.

Falei um pouco sobre cartoon, no geral e depois liguei a Wacom e comecei a desenhar. Nem tudo correu exactamente como eu queria, sobretudo porque queria fazer mirroring dos monitores para não ter que usar o Mac constantemente, mas, por qualquer razão, a Wacom não funciona em mirroring, o cursor foge para fora da área do écrã e torna-se inútil.

Peguei numa ideia para uma tira dos Especialistas que tive no início da semana e preparei o template, desenhei um pouco a lápis e depois um pouco a tinta; aproveitei ainda para mostrar como às vezes fotografos pequenos esboços, usando o telemóvel, que depois passo por bluetooth para o Mac e uso como base para desenhar.

Causou-se alguma confusão à volta do Corel Painter: algumas pessoas pensavam que eu estava a usar o Corel PhotoPaint e outras, o MS Paint, mas mais tarde esclareci essas dúvidas.

Infelizmente, a hora passou bem mais rapidamente do que eu esperava e não tive tempo para começar a pintar, mas ainda assim, acho que foi um bom resumo de como eu faço um cartoon.

Depois de terminada a apresentação, levei o estaminé para o centro do espaço, onde estive a terminar o cartoon e a responder a dúvidas a alguns codebitters que passaram por lá para assistir e fazer perguntas.

Acho que correu extremamente bem e diverti-me. Preferia não ter montado o microfone de cabeça ao contrário, o que me causou alguns dissabores, mas não se pode ganhar sempre.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

12 comentários a “Codebits day one”

  1. A modéstia (ou o adiantado da hora) impediu-te de dizeres que foi uma das apresentações mais concorridas.

    :)

  2. Rita says:

    Pedro FTW :) Parabéns pela apresentação!

  3. Isa says:

    Só me faltou ver a parte que tinha mais curiosidade, a de colorir :(

  4. Patricia says:

    E vai poder ver-se a tua performance online em algum lado?

    Entretanto, se por acaso tiveres de voltar, deixa o carro no parque subterrâneo do Pingo Doce de Alcântara. Mais perto, e grátis ;)

  5. pedro says:

    E onde pode ver-se o resultado final? :)

  6. Jonas, sinceramente não me apercebi que tinha sido assim tão concorrida, mas se dizes, melhor ainda :)

    Rita: :-)

    Isa: eu estive a colorir até às 19:30, tal como avisei no fim da apresentação.

    Patrícia: foi tudo gravado em vídeo, portanto é uma questão de tempo.

  7. Parícia, BTW, obrigado pela dica do Pingo Doce, de facto fica a 470 metros da LXFactory, em vez de 1,2 km e se é grátis então… :-P

    Pedro: haverá vídeo do evento e também pretendo dar uns toques nos slides e colocá-los no slideshare.

  8. Danger says:

    nice :) mal posso esperar para ver…

  9. csgpinto says:

    Eu estive lá e foi a única workshop que acabei por ver nestes dois dias. Foi muito giro e superou as minhas expectativas. Se puderes, coloca a tira que começaste a fazer aqui ou publica-a como uma das tiras dos especialistas.

  10. :-) Obrigado.

    A tira é mesmo para os Especialistas e só precisa de uns toques para ser posta online. Depois aviso.

    …e eu não faço ideia quem eram a maioria das pessoas e como a minha referência são esses malditos mangavatares, não ajuda! :-)

  11. csgpinto says:

    Eu estava ao teu lado direito, em pé (camisola cinzenta, cachecol roxo :D) e tenho o cabelo preto encaracolado, pode ser que te lembre assim :) Se bem que o meu mangavatar não difere muito da versão carne e osso!

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram