Próximo do colapso

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Estou a dar as últimas… tenho a sensação que mais uns dias e caio para o lado. Nunca fantasiei tanto com umas férias na Polinésia como agora e, acreditem, eu fantasio muito com férias na Polinésia.

O Tiago está prestes a completar 20 meses e é uma criança extremamente regular: acorda todos os dias às oito da manhã e, sobretudo desde o ano e meio, todos os dias de manhã arranja justificação para fazer uma pequena birra. Nada de especial, apenas algo com uns guinchos e cabeçadas na mobília à mistura para nos lembrar que há quase dois anos que não podemos passar uma manhã na cama ou, sei lá, um fim de semana sem fazer a ponta de um corno.

Gosto muito do meu filho e raramente me queixo dele, mas confesso que já dormia até ao meio-dia um dia destes… porra, até às dez da manhã já seria um luxo digno de um Rajá.

Já não consigo distinguir o que é mais cansativo: a semana de trabalho ou o fim de semana… de trabalho. Com a mulher a dias a tirar umas férias de duas semanas que já vão em cinco, temos a limpeza da casa a juntar-se a tudo o resto que já não era pouco.

Estou aqui sentado a escrever, enquanto o Tiago dorme a sesta e eu cozinho sopa para ele; seguem-se uns bifes de perú no forno, para durarem uma semaninha.

Quando o Tiago dorme a sesta, há algo para fazer, cozinhar, limpar ou arrumar, quando o Tiago vai passear com os avós, há trabalho para fazer, problemas para resolver, coisas para por em ordem. Quando o Tiago está em casa e acordado, claro, o que quero é aproveitar e passar tempo com ele, remetendo as obrigações profissionais e domésticas para aquilo a que eu costumava chamar “tempo livre”.

Tenho a nítida sensação que um dia destes vou adormecer no metro e passar o resto do dia a fazer o trajecto Cais do Sodré-Telheiras, para trás e para a frente.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

8 comentários a “Próximo do colapso”

  1. tatas says:

    podia ser pior, imagina se fossem gémeos :’)

  2. David Ramalho says:

    Como te compreendo, daqui é um Afonso com quase 3 anos, mas é como dizes, nunca na vida dei tanto valor à simples capacidade de dormir 8 (ahahaha) horas seguidas … 6 vá … pronto … 4 e já vais com sorte

    e sim, este foi o primeiro ano da minha vida (e da admiravel esposa) em que Tivemos Real Vontade de Ir Para a Praia Lagartar (não que pudessemos)

    Mas enfim, é o chamado Investimento, um dia vão ser adolescentes e vamos ver o retorno …… ah esquece :)

  3. MJ Valente says:

    Tens duas hipóteses:

    1) Com o apoio de familiares ou amigis, que te fiquem com o Tiago 2 ou 3 noites, planeias um fds prolongado fora para descansar com a tua mulher.

    2) Esperas que o miúdo tenha alguma autonomia (tipo comer sozinho o pequeno-almoço, lá para os 5 anos; preparas o dito na noite anterior) e mostras-lhe o relógio: até o ponteiro chegar às 09:00 nada de acordar os pais e a TV é para ouvir baixinho. (Depois passas para as 10:00.)

    Been there, done that.

  4. Se com um já te sentes assim, imagina eu com 3, dos 0 aos 5 anos …

  5. Pois, compreendo que com quantos mais filhos, maior o cansaço.

    Maria João: esperar cinco anos… tentador… :-)

  6. kordump says:

    @M.J.
    um puto de cinco anos assim à solta nao é um desatre à espera de acontecer?

  7. Mariana says:

    Acidentalmente tropecei no galho sem macaco. Parabéns. Acima de tudo pelo bom sentido de humor. Mereci uns olhares fulminantes do chefe e restantes colegas de trabalho pelas gargalhadas (in)contidas durante o expediente.
    Vou a caminho dos 12 meses sem dormir mais que 3 horas numa noite. Identifico-me. Revejo-me. Mas espero que aos 20 meses já tenha conseguido aumentar a meta para as 4 ou 5 horitas… seria bom…

  8. bintxo says:

    AGUENTA E NÃO CHORA!!!! Espera até a altura do gajo estar em idade de ser desafiado pelo tabaco e outras cenas que tal, espera até a altura de ele te dizer que não quer mais estudar nem fazer faculdade quando ainda está no 8ºano e nem tem a escolaridade mínima obrigatoria, espera até ele chegar com os amiguinhos a casa todos cheio de tatus e piercings e vestidos de forma muita marada a querer fazer o ensaio da banda na tua varanda minúscula… aí, sem ele sequer estar em casa até às 8 da matina vindo de “uma granda night”, acredito que venhas a ter grandes dificuldades em dormir…lolol (é claro que o puto não vai ser assim mas criando um cenário mais agresssivo o actual parece menos mal!!!)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram