Cola Open Source

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Que cola só há uma, Coca e mais nenhuma, toda a gente sabe. A famosa fórmula ultra-secreta, 7X tem mantido a Coca-Cola original no topo da lista das bebidas mais conhecidas do planeta e a marca, provavelmente, a mais famosa do mundo.

Já experimentei muitas colas e as mais diversas variantes e nunca encontrei nenhuma que me soubesse tão bem como Coca-Cola, chegando algumas mesmo a ser ofensivas ao paladar. O mesmo se pode dizer das Coca-Colas sem cafeína, light ou a nova zero que sabe a pouco mais do que detergente para a loiça usado.

Mas isto não impediu duas inglesas de, após pesquisa e experimentação, produzirem o seu próprio clone do delicioso refrigerante. Chamaram-lhe Cube Cola e é, supostamente, o mais próximo que se consegue chegar da 7X.

A fórmula leva sete óleos essenciais: laranja, lima, limão, canela-da-china, noz-moscada, coentro e lavanda; e ainda goma arábica, corante de caramelo, ácido cítrico, cafeína, vodka (vestígios) e, claro, água carbonada.

A receita da Cube Cola, ao contrário da 7X, é Open Source (sob uma licença GNU), e pode ser consultada e seguida ao mais ínfimo detalhe para produzir 117 litros desta bebida. Já li o artigo e não me parece nada fácil, além de que envolve um berbequim eléctrico para facilitar algumas misturas.

No entanto, se se sentirem com um espírito faça-você-mesmo, então porque não arregaçar as mangas e fazer Coca-Cola em casa?

Tags

Deixar comentário. Permalink.

5 comentários a “Cola Open Source”

  1. gamboa says:

    Aposto que o FAfonso já meteu mãos à obra :-D

  2. andrezero says:

    gotta love this crazy world

  3. Bino says:

    Aposto que se eu escrevesse para o serviço de atendimento a clientes da Coca-Cola, com a minha capacidade de persuasão e muito jeitinho, eles mandavam-me na volta do correio a tal fórmula da Coca-Cola.

  4. susana says:

    Aqui em casa o F. é como tu. Se calhar pior… só bebe mesmo Coca-Cola. Nada de outros refrigerantes e imitações da dita então… jamais!!

    Adorei mostrar-lhe este post e ver a cara de parvo dele com a cena do berbequim… (acho que isso desencorajou-o logo). Hehehe

  5. Luís Miranda says:

    Isso de descobrir a receita parece-me um caso perfeito para o Jean-Baptiste Grenouille. :P

    Eu pessoalmente acho a Freeway Cola do LIDL muito boa.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram