GranTurismo 5 Prologue ou como enfurecer um gajo

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Eu tenho uma relação de amor/ódio com o GranTurismo. É um grande jogo com dezenas de carros e pistas e uma física fabulosa que dá um gozo do caraças. Mas também é um jogo castigador; ou pelo menos um que não perdoa.

Raras são as vezes que vamos parar à gravilha e que recuperamos com qualquer hipótese de ganhar a corrida. E dá gozo que assim seja: temos que aprender a pista e fazê-la o mais próximo da perfeição possível para sairmos vencedores.

E que gozo do caraças que é ganhar.

Mas há coisas que me incomodam: as corridas, pelo menos neste prólogo da versão 5, são, ou parecem mesmo, mesmo, ser scripted: nalgumas das que corri mais vezes comecei a reparar que ultrapassava sempre os mesmos carros, na mesma ordem e cheguei a ver despistes do mesmo Evo IX azul, na mesma curva, sempre da mesma maneira.

Isto é muito ranhoso para um jogo que diz ter uma AI fantástica.

Outro exemplo é ver corridas em que nós começamos em último, temos 15 carros pela frente para ultrapassar, mas dois deles destacam-se rapidamente dos demais 13 tornando muito mais difícil vencer a corrida, mas razoavelmente acessível chegar em terceiro (suficiente para a qualificação).

Isto é tanto mais estranho quando os dois carros que se destacam são sempre os mesmos dois, geralmente um GT-R e um F430. É frustrante chegar a terceiro lugar, depois de ultrapassar 13 carros e ver que a distância para os dois da frente é tão grande que é simplesmente impossível fechá-la.

Tudo isto me parece preguiça dos tipos da Polyphony Digital e espero, sinceramente, que no jogo completo não se passem coisas destas, pelo menos não tão obvia e repetitivamente. Tendo em conta que muitas vezes é preciso ganhar a mesma corrida várias vezes para acumular prémios e comprar carros, torna-se aborrecido quando já é possível enumerar, Lexus, seguido de R8, seguido de Corvette, seguido de GT-R, à medida que se vai ultrapassando os adversários.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

2 comentários a “GranTurismo 5 Prologue ou como enfurecer um gajo”

  1. João says:

    http://srp.ptgamers.com/ . . . –>> rFactor
    Isto se SimRacing online fizer parte das tuas preferências.

  2. Macaco says:

    Obrigado pela sugestão. Neste momento apenas jogo GranTurismo ocasionalmente, quando tenho 20 minutos livres (raro). :-)

    Já joguei online, é um grande gozo.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram