Em busca de uma Wacom

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de intensas revisões do storyboard do primeiro álbum de Lig e Mandu, chegámos à conclusão que está na altura de começar a desenhar as páginas finais.

Várias são as possibilidades nesta altura: entre papel e digital, com as vantagens e desvantagens de cada meio, evidentemente. Mas no digital apresenta-se-nos uma grande dúvida: valerá a pena investir numa nova Wacom?

Cada um de nós tem uma velhinha Graphire 2. Básicas mas certeiras e fáceis de usar. No entanto são limitadas, pequenas e já bastante usadas, pelo que começámos a ver o que por aí há.

Claro que há a Cintiq 21UX, que custa a módica quantia de 2.900 euros, o que a põe um pouco de parte. A nova, mais pequena, Cintiq 12WX custa bastante menos – 1.200 euros – embora custe na Europa o dobro do que custa nos Estados Unidos. Mas a questão é que uma Intuos A3 Wide, custa bastante menos: 815 euros – é claro que não tem o magnífico ecrã para desenhar directamente, mas por outro lado é uma área muito maior de desenho, por menos dinheiro.

A dúvida nesta decisão é que é muito difícil ter a certeza qual a melhor ferramenta sem a experimentar. Ser-nos-ia muito vantajoso podermos passar umas horas a desenhar com uma Cintiq, por exemplo, para termos a certeza de que nos conseguiríamos adaptar à dita. O mesmo pode ser dito de uma Intuos das grandalhonas. Será que alguém desse lado sabe onde é possível experimentar tablets da Wacom? De preferência sem compromisso, claro.

M’t’agradecido.

[tags]wacom, intuos, cintiq, tablet[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

5 comentários a “Em busca de uma Wacom”

  1. Danger says:

    eu quando comprei a minha Graphire 2 foi a um fornecedor de lisboa que na altura era o representante em PT da Wacom…tenta ver quem é o representante em PT actualmente e se for aí em lisboa pode ser q sejam simpaticos o sufeciente para te deixarem ir à loja fazer um test drive

  2. Ahedonia says:

    Ou então encomendas na Fnac, as duas. Compras uma delas, experimentas, e depois devolves (tudo em condições) e trocas pela outra (com os acertos de preço). Eles dão sempre 1 mês em que podes devolver sem quês nem porquês. Após testares a segunda, decides se ficas com ela ou vais trocar pela primeira :)
    Dá trabalho? Dá. É chato? Certamente. Mas é melhor que zero, caso não consigas por outra via.

  3. Macaco says:

    OK, não é uma má ideia, embora complicada porque na verdade não estão só dois modelos em jogo, mas três ou quatro. :-)

  4. MM says:

    Eu também ando em busca de uma mesa digital. Mas como não percebo nada desse equipamento, gostaria de ter uma opinião dos especialistas. Claro que já vi que as wacom são as melhores, mas a minha dúvida é se as mesas mais baratas (mais pequenas)também possibilitam o desenho e a pintura como as grandes.
    Agradeço uma ajuda se não fôr muito incomodo.
    Obrigado.

    • Sim, qualquer tablet Wacom serve para desenhar e pintar. As mais pequenas têm menos espaço para mover o braço, têm menos resolução e menos sensibilidade, mas não deixam de ser usáveis para arte.

      Durante muitos anos usei uma Graphire 2 e desenhei vários cartoons com ela.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram