Para uma melhor compreensão do que se passou com o Meo

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Para quem ficou assustado com a minha experiência com o Meo, há que ter em consideração o seguinte: todos os problemas se resumem a ruído na linha.

O ruído na linha não tem nada a ver com o serviço, mas com a infra-estrutura . Assim sendo, aqui vai uma espécie de FAQ daquilo que me foi dado a entender sobre o Meo, so far.

Que tal a qualidade de imagem?

A qualidade de imagem é muito superior à que tenho na cabovisão. Isto é fácil de verificar porque ainda tenho cabovisão e é fácil trocar entre um sinal e outro e ver a diferença; é uma grandessíssima diferença. É preciso notar que eu vejo pouca televisão e a troca de serviços foi feita, primariamente, para poupar dinheiro, mas dito isto, não há dúvida que a imagem do Meo não tem fantasma, chuva e desacertos cromáticos que são apanágio da Cabovisão, especialmente nalguns canais.

Como é isso do agendamento?

Primeiro, o guia tv: o guia on-screen é muito, muito bom. Apresenta uma grelha com seis canais, as horas e todos os programas que estão ou vão dar a seguir. Obviamente, a lista é navegável para ver mais canais e mais horas. É extremamente fácil de navegar e quando se encontra um programa que se quer ver basta fazer ‘ok’ que a box salta para o canal respectivo.

É também no guia tv que se faz o agendamento de gravações, com a mesma simplicidade: um click no rec sobre o programa gravará a próxima instância do mesmo, dois clicks gravará todos os episódios que forem emitidos daí para a frente e três limpam o agendamento.

Easy peasy.

O problema? É que a emissão não é indexada e portanto o agendamento é feito por horário. Se o canal falhar o horário, falha a gravação. A solução? Bom… enquanto o sistema não emitir um sinal de início e final de programa que ajude a box a iniciar e finalizar as gravações, o software oferece um sistema de margem: pode-se definir que queremos que a gravação continue por mais algum tempo depois do horário definido e assim eventualmente colmatar atrasos na emissão.

Que tal é o video on demand?

Epá, não faço ideia. Parece funcionar bem e ter uma mão-cheia de filmes (cerca de 800, ou algo parecido). Não posso dizer que me tenha excitado por aí além, mas também, o meu gosto por filmes anda muito limitado, ultimamente.

Actualmente, subscrevemos o serviço da BluePlanetDVD que nos envia filmes para casa, que podemos ver quando entendermos, estando apenas dependente da devolução de cada filme, o envio do próximo. Ou seja, depende de nós fazer render a mensalidade.

Em contrapartida, no Meo, após alugado um título, temos 24 horas para o ver.

Tem vantagens e desvantagens: na BluePlanet são eles que decidem que filme enviar, com base na nossa wishlist; no Meo podemos escolher o filme e não estar dependente da disponibilidade da cópia. Por outro lado, com o Tiago em casa é impossível ver o filme de seguida e não é invulgar vê-lo ao longo de dois ou três dias… com o prazo de 24 horas do Meo, torna-se impossível fazer isso. O Meo tem duas vantagens: é possível ver trailers dos filmes disponíveis e oferece filmes gratuitos, penso que mensalmente.

Em suma: há que explorar os títulos disponíveis e fazer contas para decidir o que é melhor.

Como é a oferta de canais?

Os canais são banais. É a mesma trampa que qualquer outro serviço de TV em Portugal oferece, exceptuando um ou outro a acrescentando dois ou três que nem ao pai natal interessam.

Esta é a minha grande frustração com qualquer serviço de TV no nosso país: demasiada porcaria. Alguns dos canais menos maus, são, hoje em dia, dobrados o que me irrita solenemente (Discovery, por exemplo).

No Meo temos 30 canais pré-definidos e dez slots vazios que podemos preencher com canais de uma lista adicional. Dizem eles qualquer coisa como “faço a minha tv como eu quero, escolho os meus canais”. Bullshit.

Se assim fosse, o serviço era fornecido com 40 slots vazios e eu é que escolhia os canais todos. Impingir 30 canais e depois dar a ilusão de escolha com dez não é o que eu chamo “fazer a minha tv”. Mas ok: a escolha de canais é aceitável, tendo em conta que eu não vejo quase nenhum, tirando umas coisas na BBC Prime de manhã antes de sair de casa, o Miami Ink no p+a ocasionalmente, um bocadinho de VH1 como background noise e o eventual jogo do Benfica num canal nacional.

E a gravação da emissão?

Bom, ainda não brinquei muito, mas é de facto possível pausar a emissão e retomar mais tarde. Pelo que já li, a box faz sempre spooling da emissão, pelo que é possível voltar uns segundos atrás para rever um golo ou um par de mamas, sem estar explicitamente a gravar.

Confesso que ainda não experimentei, mas parece funcionar bem.

Sempre se podem ligar gravadores externos?

Teoricamente… sim. Mas nem faz sentido. É que gravadores externos dependem do seu próprio sintonizador para proceder à gravação do canal x ou y e com a box a passar apenas um sinal de vídeo, seria necessário que a mesma estivesse sintonizada no canal correcto para que a gravação corresse bem.

A principal experiência que tenho que fazer, é a da gravação de conteúdo do disco rígido da box para um gravador externo. Estou curioso para saber se existe algum bloqueio de sinal por questões de DRM, ou se é possível extraír material gravado na box para, por exemplo, um gravador de DVDs externo.

A testar.

Após um impacto inicial denegrido pela má qualidade da linha telefónica de que todo o serviço depende, creio que o Meo é um bom serviço com bastante potencial.

Resta saber duas coisas: se a minha linha será reparada ao ponto de ter um serviço estável e se o serviço evoluirá para concretizar todo o potencial que tem: indexação de programação, introdução de melhores canais, verdadeiro pay-per-view, maior catálogo de video-on-demand e, claro, montes e montes de pr0n!

[tags]meo[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

6 comentários a “Para uma melhor compreensão do que se passou com o Meo”

  1. Joe-Fagundes says:

    E os canais HD1 e Luxe HD? Que tal a qualidade de imagem?

  2. Macaco says:

    É boa. Mas eu não liguei a box por HDMI, portanto ainda não os vi em HD.

  3. Danger says:

    humm cheira-me q te pagaram para nao voltares a falar mal deles hehehe

  4. Macaco says:

    hehehehe, não… simplesmente passou-me o stress.

    É lixado quando um gajo manda instalar um serviço que fica a funcionar mal, o técnico tá-se a cagar e o suporte técnico só diz que “voltaremos a entrar em contacto”.

  5. Nmerdas says:

    yada yada yada

    Danger… ‘tou contigo. prometeram-lhe fibra optica até casa dele se ele falasse b…errr menos mal!

    ;)

  6. Danger says:

    já estou a ver o macaco a sacar dvd’s porno em 5minutos e a pensar “hehehe aqueles tótós todos a usar meo e eu aqui com um backbone em casa”

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram