Dez posts de bem dizer: Um – Bolos e café

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Já passou algum tempo desde que lancei a mim mesmo o desafio de escrever dez posts “só para dizer bem de Portugal”. Confesso que não tem sido fácil: é mais fácil dizer mal. Infinitamente.

Mas aqui está algo que gosto muito em Portugal: há cafés por todo o lado e não é absolutamente raro encontrar-se bom café e bons bolos.

É verdade que muitas vezes damos com um café ranhoso e/ou um pastel de nata com três dias e que mais valia levar para as traseiras e abater a tiro. Mas também é verdade que o nosso país é provavelmente o único com uma tradição tão grande de pastelaria e café “do povo”.

E com “do povo” quero dizer que está ali, disponível para quem quiser, a preços acessíveis e em estabelecimentos onde qualquer pessoa pode entrar. Não se trata de uma especialidade rara nem de produtos de luxo, acessíveis apenas aos clientes do Hotel Hilton.

E, claro, temos o melhor café do mundo. Só em Portugal é que se bebe uma bica como deve ser e, embora outros possam aproximar-se, ninguém consegue superar um delta bem tirado, com açúcar mascavado mexido com pau de canela.

A pastelaria e o café portugueses são resultado de séculos de evolução, não só desde os descobrimentos e os novos produtos trazidos de além-mar (como o chocolate), mas mesmo antes disso, com uma longa tradição de doçaria conventual.

Ainda bem, para nós, portugueses, que as freiras e frades desse país se borrifaram totalmente no pecado mortal da gula e nos trouxeram maravilhas como o pastel de nata ou o jesuíta. E se os bolos não são de origem portuguesa, os portugueses pelo menos levaram a pastelaria chamada “fina”, da alta sociedade até ao café de rua.

Só pelos bolos, acompanhados de uma boa bica, vale a pena viver em Portugal.

E sobre este assunto, aconselho a visita a este site.

[tags]portugal, pastelaria, bolos, café, bica, doçaria[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

3 comentários a “Dez posts de bem dizer: Um – Bolos e café”

  1. Nmerdas says:

    AHAHAHAHAHAHAHA

    “É verdade que muitas vezes damos com um café ranhoso e/ou um pastel de nata com três dias e que mais valia levar para as traseiras e abater a tiro.”

    TU NÃO CONSEGUES!!!

    Abraço,
    NMerdas

  2. CM says:

    AHAH! Esta foi demais, até no meio de um post de bem dizer vem o venenozinho. Mas tens razão sim, para além do melhor café do mundo, os portugueses são também o povo mais civilizado do mundo porque mexem o café com colheres de…café!Grandiosa invenção essa. ODEIO misturar o açucar da bica com colher de chá e é isso que tenho feito nos últimos seis anos. Há coisas pequenas de que apenas sentimos a falta quando nos desaparecem…

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram