Provavelmente o melhor jornal do mundo

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Hoje de manhã, a aturar a minha aborrecidíssima viagem nos transportes públicos reparei na capa dessa jóia do mundo editorial que é o Destak.

O título principal dizia: “Prestação da casa aumenta 30%”.

Não dizia nem mais nem menos, estou a citar verbatim:

Prestação da casa aumenta 30%.

Ora, se hoje em dia já me custa pagar a prestação da casa todos os meses, com os sucessivos aumentos da euribor, que atirou uma prestação de 400 e picos euros, para perto ds 600 senti um calafrio ao imaginar um aumento de trinta por cento deste valor. Claro que estava com sono e portanto demorei um bocadinho a aperceber-me da realidade da coisa: um aumento de 30% no valor da prestação das casas das pessoas levaria o país à ruína em menos de uma semana!

De certeza que mais de dois terços das pessoas que pagam hipotecas não teriam dinheiro para suportar um aumento deste género: teríamos suicídios em massa, sem-abrigo por todo o lado, vagabundos, pedintes, desalojados em cada canto. As famílias desmembrar-se-iam, as pessoas entrariam em parafuso, o mercado imobiliários explodiria, os bancos iriam à falência. Era o fim.

Assim que tive oportunidade, peguei num Destak para perceber que o preço do crédito imobiliário aumento 30% em dois anos.

Ou seja: não foi a prestação que aumentou, foi o valor do juro que aumentou: era 3 e tal por cento e passou para 4 e picos. E não é algo que vá acontecer em breve, nem algo que tenha acontecido há pouco tempo: passou-se durante um período de dois anos.

O título verdadeiro desta “notícia” devia ser: “Juros de crédito imobiliário aumentaram 30% em dois anos”.

Mas eu teria pegado no Destak, se o título fosse este? Não. Acho especialmente fantástico o uso da palavra “aumenta”; não se percebe se tem vindo a aumentar, se aumentou ou se vai aumentar… “aumenta”…

Todos os dias sou obrigado a esquivar-me de distribuidores de jornais e a recusar dois ou três e mesmo assim, ocasionalmente, ainda caio nesta fossa de sensacionalismo.

[tags]jornalismo,de,fossa,séptica,destak,sensacionalismo[/tags]

—————-
Now playing: Les Claypool and the Holy Mackerel – Running the Gauntlet
via FoxyTunes

Tags

Deixar comentário. Permalink.

2 comentários a “Provavelmente o melhor jornal do mundo”

  1. Eu acho que eles fazem de propósito. Só podem. Já me aconteceu o mesmo mas com o Metro. Não me lembro é do artigo…

  2. Macaco says:

    Achas que eles são sensacionalistas de propósito? Mas… pode-se ser sensacionalista sem querer? :-)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram