Já está

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Não esperava que Portugal ganhasse à França. E não ganhou.

Mais uma vez, os Portugueses ficam-se pelo quase. Mas não foi como eu esperava: a França não dominou completamente; Portugal jogou bem.

E como provavelmente vai haver muita discussão sobre isto, vou já deixar o meu ponto de vista: A culpa é do Scolari.

Antes de mais nada: nunca gostei do Scolari, nem quando perde, nem quando ganha. Não gosto dele e pronto.

Depois: a equipa Portuguesa jogou grande parte dos três últimos jogos com 10 jogadores. O Pauleta foi um peso morto praticamente o mundial inteiro: não marcava, não abria a defesa e não sabe fazer mais nada: passes, fintas, etc.

Só quando o Pauleta saía para entrar o Simão é que as coisas se compunham mas depois, quando faltava um ponta de lança, o brazuca metia o… Hélder Postiga.

Mas quem é o Hélder Postiga? O gajo nem na selecção devia estar! Então e o Nuno Gomes? Não compreendo como é que o Nuno Gomes não jogou, quando fazia falta alguém que marcasse um golo! O Nuno Gomes é precisamente daqueles jogadores que joga especialmente bem na selecção. Estaria magoado?

Não sei.

Mas acredito que o Scolari é um supersticioso de merda, tem jogadores-talismã e rituais de que não abdica. O Pauleta nunca deveria ter sido titular contra a França… foi mais um desperdício de uma hora de jogo com um jogador completamente marcado e inútil. Depois de entrar o Simão, devia ter entrado o Nuno Gomes: contra a Inglaterra entrou o Postiga que não fez a ponta de um corno, agora era altura de arriscar no outro ponta-de-lança.

Mas os supersticiosos não arriscam.
E assim, com um penalty bem sacado por um francês experiente, acabou-se o mundial para Portugal. E não me venham com as merdas dos terceiros lugares: isso nem prémio de consolação é.

Além de que ainda é preciso ganhar à Alemanha…

Tags

Deixar comentário. Permalink.

18 comentários a “Já está”

  1. Será só uma mera coincidência que o Pauleta seja o único jogador desta Selecção que nunca pertenceu ao plantel de nenhum dos 3 grandes de Portugal (o Boa Morte nunca jogou pelo Sporting, mas chegou a fazer parte do plantel sénior)? Se calhar, não sei, assim de repente, é porque não é assim tão grande coisa…

  2. Macaco says:

    Ele marca golos… tanto que já marcou mais que o Eusébio, pela selecção.

    Mas bolas, estava a jogar mal, não tocava na bola durante praticamente uma hora… é uma questão de bom senso, tirar um jogador que não se está a dar bem e experimentar outro.

  3. noz says:

    o scolari é e smp foi um grande treinador… este post é mais uma ajuda aos péssimos jornalistas que andaram o mundial todo a denegrir o nome da selecçao, a torcer para que perdessem só para poderem dizer que tinham razão e afinal o scolari não prestava… scolari é o segundo treinador mais bem pago do mundial? mas porquê? sendo campeão do mundo deveria ser o mais bem pago então..sim porque ainda é campeão do mundo, e na nossa selecção fez o que mais ninguém fez, acabou com os grupinhos do balneário e agora há apenas uma equipa coesa e forte…
    meter o nuno gomes a jogar? para marcar golos? como quais por exemplo? nem no benfica nem na selecção…expecção ao golo frente aos espanhois no euro.
    frança teve foi muita sorte, porque para alem de praticamente terem jogado à defesa após o penalti, eram os velhos experientes que ali estavam, os que jogam com serenidade apsar de não jogarem bonito, jogam com cabeça, e pronto defenderam o seu território e foi dificil penetrar a defesa tambem com os poucos jogadores nacionais que subiam nos atques.

    força scolari!

  4. Alex says:

    Sem Scolari ainda vivíamos no tempo do Chalana e do Carlos Manuel: passos bonitos, mas não passávamos disso.
    Na melhor das hipóteses teríamos uma selecção como a que o Brasil apresentou em 2006: um bouquet de estrelas cadentes.
    Ou, provavelmente teríamos o mesmo destino da Grécia: nem sequer tínhamos posto os pés na Alemanha.

    Há muito menos gente a gostar do Mourinho, mas ninguém lhe atira tantas pedras. O Scolari é muito menos arrogante, mas fez os nossos olhinhos brilhar.

    Eu não vou dizer aqui o que penso dos franceses neste momento, porque são palavras feias que só uso no meu site. Mas tiveram a fezada dum penalty e lá passaram.

    Esse “Já está” é que me ficou atravessado. Se França não ficasse tão longe ainda ia bater em alguém.

  5. E sinceramente espero que Portugal perca com a Alemanha, senão ainda somos corridos daqui à pedrada tal como “fizeram” aos Italianos. Se Portugal ganha, não iremos poder tirar o carro da garagem (matricula tuga) durante uns bons meses.

  6. conchita says:

    É engraçado, mas tudo o que escreveste eu assino por baixo, concordo com tudo, tudo o que disses-te. E realmente o 3º lugar ( se é que vamos ganhar ), não é realmente nenhum consolo.

  7. Elso Lago says:

    Claro. Isso desde o inicio do jogo. A perder, meteria, depois, ou o Postiga ou o Pauleta, mas a par do Nuno Gomes. A perder joga-se com homens na frente. Talvez com dios pontas de lança a chatear aquela defesa dos franceses tivesse sofrido mais.

    Os italianos, que também não merecem grande coisa, vão cinicamente ganhar o campeonato do mundo. A final vai ser um tédio como em 1994.

  8. Macaco says:

    Talvez o Scolari seja um bom treinador. Acho que é.
    Mas acho que é supersticioso e recusa-se a fazer mudanças quando é óbvio que as mudanças são precisas. O Pauleta não jogou nada no mundial, na prática, a selecção jogou com 10 durante minutos a fio, horas!

    Talvez a solução não fosse o Nuno Gomes, talvez fosse o Postiga, talvez fossem dois ponta de lança em vez de só um. Mas contra Inglaterra o Pauleta não funcionou, contra a Holanda também não… e contra França, também não. Só que contra a França a sorte já não esteve do nosso lado.

  9. Tiago says:

    O Pauleta em 1 Europeu e 1 Mundial só marcou 1 golo….

    Avistam-se anos de grande dificuldade para a posição de ponta de lança e defesa esquerdo na selecção nacional…

  10. Alex says:

    Deves ter notado que estas últimas 4 equipas (mas não só) têm defesas (quase) impenetráveis: parece ser a forma mais eficaz de jogar futebol actualmente.
    Além disso, há uma perseguição constante aos jogadores mais perigosos.
    O Zidane não fez nada, a não ser marcar o penalty. Mas aí não o podíamos cobrir, porque senão não tinha marcado.
    Isso torna o trabalho dos atacantes mais difícil. E aí o Henry foi melhor que o Pauleta: conseguiu afastar-se 1 metro do Ricardo Carvalho, o suficiente para ter que ser rasteirado. A nossa derrota resume-se a isso: um esquivanço de 1 metro, 3 décimos de segundo, o suficiente para perder um jogo.

    Mas quanto à Alemanha, não vamos perder só para evitar represálias, para não levarmos umas pedradas ou o que seja. Era o que faltava.
    Se for preciso retaliar, ir lá dar porrada nos alemães, contem comigo, mas perder, isso é que não. Mas que raio de portugueses são vocês?

  11. artur says:

    Se o Scolari fosse um bom treinador, Portugal tinha ganho à França porque a nossa selecção é melhor que a francesa. Scolari tem medo de arriscar. Prefere perder e, depois, dizer que a culpa foi do árbitro…

  12. Franque says:

    Artur, Pedro, todos. Me desculpem, mas Felipão (ou Scolari, como vocês dizem) pode ter diversos defeitos, mas o medo não é um deles. Acompanham a carreira dele desde que treinava o Criciuma (clube da série B brasileira, pequeno, muito pequeno), e conquistou a Copa do Brasil, se classificando para a Libertadores da América, e quase chegando à final com um time muito fraco.
    Depois pegou um clube recém classificado para série B e conquistou um titulo brasileiro, um da libertadores, 2 copas do Brasil e deu um trabalho danado pro Ajax, em Tóqui. Ajax que estava a mais de ano sem perder sequer um jogo.
    E como ele conseguiu isso, com clubes fracos? Tendo medo é que não foi. Felipão teve a coragem de barrar Romário na seleção brasileira e apostar em Ronaldo, voltando de uma cirurgia complicada, e foi campeão do mundo em 2002. Teve coragem de larga a seleção brasileira, penta campeã, e assumir a seleção de Portugal, mesmo com todas as criticas, ofensas e preconceitos de parte da populão e dos “especialistas” da imprensa.
    Com tudo isso, Felipão conseguiu unir um grupo famoso pelo “estrelismo” individual de alguns jogadores, pela falta de espirito de grupo, e chegou as semi-finais (meias-finais?).
    Por favor. Felipão está, com certeza, entre os 5 melhores técnicos do mundo.

  13. Macaco says:

    Bom ou mau treinador, não interessa. A verdade é que não arriscou! A perder com a França na meia-final… porque não dois pontas-de-lança? Qualquer coisa! Mas não… manteve-se sempre tudo igual até ao fim.

    Não tinha medo? Se calhar agora tem.

  14. paco says:

    Desculpem todos os que estão desiludidos.
    Tem todo o direito de estar. Eu também estou.
    Coisa diferente é começar a falar mal desta ou daquela opção.
    É fácil.
    Difícil foi chegar onde a selecção chegou.
    Parabéns ao Scolari – fazia falta ter um punhado de Scolaris que tomasse conta do país – e à selecção.
    Podemos sempre fazer melhor e espero que não seja preciso esperar mais 40 anos.

  15. Franque says:

    Acredti que não será preciso esperar mais 40 anos. Bem pelo contrário. Mesmo tendo alguns jogadores se aposentando de Copas do Mundo (Figo, por exemplo), outros estarão bem mais esperientes daqui a 4 anos (Cristiano Ronaldo, por exemplo). E, se mantendo o trabalho atual, acredito sinceramente que Portugal chegue a próxima final.
    Já o Brasil… prevejo um longo jejum… esta geração que deve assumir a seleção de agora até as proximas 2 copas (pelo menos), não tem fibra.

  16. LSantos says:

    @Alex, deves estar a viver no país à beira-mar plantado. Vem pra cá viver uns anos e depois volta a dizer “Mas quanto à Alemanha, não vamos perder só para evitar represálias, para não levarmos umas pedradas ou o que seja. Era o que faltava.
    Se for preciso retaliar, ir lá dar porrada nos alemães, contem comigo, mas perder, isso é que não. Mas que raio de portugueses são vocês?” ….

    e nem precisa ser a Alemanha, espero que as notícias do tratamento aos portugueses noutros países tenham chegado aí, ou estar-se-á demasiado cego para ver…

    bem mas pelo que se está a ver, Portugal está a ajudar ao jogo.

  17. jose says:

    portugal nao presta

  18. jose says:

    somos uns totos coxos e defecientes!!!!!!!!!!!!!

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram