Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Desde Setembro do ano passado que sou o designer encarregue do que o produto gosta de chamar “look and feel” do M3, code name do SAPO Messenger.
Quando entrei para o projecto, a ideia era fazer dois ou três icons para status e para uma ou duas funcionalidades. Nada que consumisse demasiado tempo.
No entanto, o projecto pareceu-me tão interessante que resolvi em vez disso apresentar maquetes para toda a janela de login da aplicação. Como a proposta agradou ao programador e naquela altura entrou também um gestor de projecto com uma mente um pouco mais aberta do que é habitual, a coisa avançou.
Este acabou por se tornar o projecto mais interessante em que participei até hoje e já leva, além de milhares de linhas de código e dezenas de funcionalidades, montes e montes de ilustrações, layouts e ideias minhas. O que me deixa muito satisfeito, confesso.
Gosto de me sentar com os programadores para resolver problemas de usabilidade, ou simplesmente de passar horas a desenhar mais um icon no Freehand. E no fim, a sensação de que aquela aplicação comunica com as pessoas através do meu grafismo é muito recompensador.
Gostava de escrever muito mais sobre este assunto, mas terá que ficar para uma altura em que tenha mais tempo e menos sono :)
Resta concluír que, apesar de trabalhar ser uma chatice… tem lados positivos que não se reduzem ao salário no fim do mês.
“E no fim, a sensação de que aquela aplicação comunica com as pessoas através do meu grafismo é muito recompensador.”
é mesmo bom ser o subtil “intermediário”, essencial e silencioso. :)
Quem é que teve a ideia da função Karma? Estive a ver lá no site. Tem a sua graça ehehehehe. Oxalá agora não surja povo a interpretar mal a palavra karma. Paz!
Já não me lembro de onde veio a ideia do Karma. Mas nós usamos karma very loosely. Não estamos aqui a falar de grandes espiritualidades, é apenas uma função divertida para transmitir o estado de espírito do utilizador.