Elementar

Publicado em , por macaco

Peguei num pedaço de actínio e olhei-o longamente. Parecia-me lantânio, ou talvez laurêncio… não sei porquê, mas por vezes as substâncias elementares fazem-me lembrar outras, por vezes, totalmente distintas.

Estava a organizar os meus elementos numa nova prateleira que tinha mandado construir para o efeito, na carpintaria local. Não sabia se devia organizá-los por número atómico, se por massa ou mesmo temperatura de ebulição… decidi organizá-los por ordem alfabética do nome, o que não me pareceu mal de todo, apesar de ainda haver umas polémicas com o unilquádio, o unilpêntio e o unil-héxio, pelo que, para já, ficam todos no “u”, junto do urânio e depois do tungsténio.

Foi a meio de estar a pensar onde enfiava o cloro, porque, convenhamos, não fica nada bem entre o chumbo e o cobalto, apesar de ser aí o seu lugar alfabético, que deixei cair o fósforo e o hidrogénio e foi uma confusão! Acabei com tudo desorganizado, o tório a rolar pelo chão, misturando-se com o escândio e o iodo, que deixou tudo sujo, como de costume.

Elementos por todo lado e eu a ter que começar tudo de novo… e é esta a história que explica porque é que a minha prateleira de elementos está, efectivamente, organizada por número atómico… Hidrogénio, hélio, lítio, berílio, boro, carbono, azoto, oxigénio…

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram