Sobre o desenho do Life is simple

Publicado em , por macaco

O “a” colocou um comentário ao Life is simple que refere, entre outras coisas, alguma insatisfação com pormenores do desenho… estava a escrever-lhe uma resposta, mas estava a ficar tão longa que decidi fazer um post sobre o assunto.

Eu já desenho há muitos anos e já desenhei muito pior. Tão mal que era incapaz de acertar com proporções, desenhar poses dinâmicas, dar qualquer expressão a rostos ou desenhar mãos com um mínimo de credibilidade.

Infelizmente não sou daqueles desenhadores que sempre foram bons e que são capazes de fazer um desenho excelente, de olhos vendados e segurando um marcador pela pontinha.

Por outro lado, aprecio o desafio de melhorar o meu desenho e vejo o Life is simple também como um exercício e um laboratório de testes.

Notarão por exemplo que ainda não me aventurei muito na perspectiva e que das poucas vezes que a usei, a coisa não saiu muito bem. Outros dos meus problemas incluem braços, enquadramentos, espaço negativo/positivo, enfim, vários.

Felizmente estou ciente de alguns deles, o que já é um passo na direcção certa. Talvez com o tempo consiga não só manter um comic diário, como melhorar o meu desenho.

Outro pormenor a ter em consideração é que as tiras são feitas meio à pressa, entre o jantar e o ir para a cama, para levantar cedo no dia seguinte. Geralmente não passo muito mais de meia hora a desenhar, antes de passar a tinta e pintar, o que é francamente pouco.

Por outro lado uma coisa que também sempre achei fascinante foi olhar para as colecções de BD ditas “clássicas” e notar a evolução por vezes incrível dos desenhos. Claro que muitos deles não tinham propriamente “erros” de desenho, mas antes, um estilo que depois evoluiu. Podemos comparar os primeiros albuns do Asterix, Lucky Luke ou Tintin com os mais recentes e verificar que o estilo mudou e sempre para um estilo mais solto, mais expressivo.

Claro que o Hergé e o Uderzo sempre desenharam muito melhor que eu :-)

E pronto, são algumas considerações sobre desenho.
Ando a matutar numa secção de textos no Life is simple… dicas daquilo que eu já aprendi, considerações sobre aquilo que ainda quero aprender, etc… Talvez um dia.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram