Mais um system crash

Publicado em , por macaco

Já passei por isto muitas vezes. Até mesmo vezes demais… a minha paciência já não é o que era, agora chego à uma da manhã, desligo e vou para a cama.

Ocasionalmente, no Inverno, o meu computador de casa, o FMJ, boota com o écran todo a piscar em lindos gráficos aleatórios, quadradinhos coloridos, barras verticais e outras coisas que tais.

A solução para isto é apenas uma: o velho desligar e voltar a ligar. Claro que isto também é pouco saudável, sobretudo com um sistema operativo reles como o windows, com um file system da treta.

Resultado desta operação na sexta-feira passada: tudo marado. Boot, viste-a.

A recuperação destes problemas é 200 vezes mais complicada pelo simples facto de usar windows. Na instalação, o windows corre sempre o scandisk, a menos que corramos o setup com a flag /is (um parâmetro interessante, que creio possa significar “ignore scandisk”, já se quisermos saltar o registry scan devemos usar /nr que parece significar “no registry”… há uma certa “lógica do acaso” nos parâmetros do setup do windows, ou é impressão minha?). Claro que várias vezes já me aconteceu que o scandisk se passa completamente e vai, lentamente, destruíndo os meus dados com lost clusters e cross-linked files que nem sei se existes, se são apenas imaginação do sd.

Desta vez aconteceu-me precisamente isso. E portanto corri o setup com /is, o que resultou em “nem penses”. Portanto posso ignorar o scandisk com um parâmetro do setup, claro… mas isso não significa que o setup corra. Pelo menos desta vez. Noutra altura qualquer poderá surgir um comportamento qualquer diferente. Esta é uma das mais avançadas tecnologias do software da Microsoft: os comportamentos erróneos aleatórios (CEA). Em resumo: quando as coisas correm mal, o mais certo é ser um problema que nunca vimos antes, ou se for parecido com outro, nunca é exactamente igual.

Depois de uma batalha de vida ou de morte, consegui re-instalar o windows. A solução passou por pura e simplesmente apagar o windows anterior do disco e instalar um completamente de novo. A minha técnica experimental de mudar o nome da directoria ‘WINDOWS’ para ‘MERDA’, não funcionou…

…mas pelo menos deu para me rir quando a certa altura corri o setup e ele me perguntou se eu queria instalar para uma directoria nova, ou para C:\MERDA

Com o windows completamente instalado de novo, começa a dolorosa tarefa de verificar o que é que está e não está a funcionar. Programas dos que espalham DLLs por todo o lado, foram ao ar, evidentemente. As drivers estão todas desactualizadas. Começo sempre pela rede; tenho uma bíblia sagrada do internet connection manager, impressa do annoyances.org e que funciona sempre: nunca mais passei cinco horas a tentar fazer o internet connection manager funcionar.

Enfim. Agora está a “funcionar”, sendo que “funcionar” e “windows” são dois conceitos que não se relacionam…

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram