X-Men rule the world

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Fui com a Dee para Setúbal hoje. Fomos ter uma reunião da nitro que correu muito bem, mas agora vou começar a ser um bocado escasso nos pormenores para não “dar azar”. Não, eu não sou supersticioso, só não gosto de me arrepender das coisas que digo, acontece com demasiada frequência…

Demos um salto ao Jumbo e fomos ver o X-Men. Eu sou fanático, acho que já tinha dito.

Mas tentando ser imparcial, este é um dos melhores filmes de super-heróis que já vi e também um dos melhores filmes de acção dos últimos tempos. É que conseguimos ver toda a primeira parte assistindo a apenas uma explosão. Não há tiros, mas também para tipos que conseguem dobrar metal, ler mentes ou provocar tempestades, acho que não são precisas armas. :)

O filme começa muito bem, de uma forma invulgar para este tipo de filmes e que deu logo uma nota positiva (spoiler follows…). Inicia-se num campo de concentração nazi onde o futuro Magneto é separado dos pais e começa a manifestar a sua capacidade de manipular metais. Isto parece pateta, mas a fotografia deste pedaço de filme está muito boa e o facto de tentarem dar um background credível aos personagens é o que faz deste filme, um filme diferente dos outros do género.

Já o Batman do Tim Burton tinha esta qualidade, não era simplesmente um gajo que mata toda a gente, anda de mota, dorme com tipas e passa 80% do filme em câmara lenta.

Os efeitos, porque estes filmes também vivem dos efeitos, são muito bons, mas o melhor mesmo é que são muito bem aplicados, o Cyclops poderia disparar 500 rajadas dos olhos e destruir pontes e edifícios, mas no filme todo é capaz de disparar umas… quê… cinco vezes? E em todas se justifica. A ênfase foi posta na Rogue e no Wolverine para mostrar um pouco esta faceta que os X-Men sempre tiveram de que ser super-herói não é necessariamente uma coisa óptima.

Os actores… muito bem escolhidos! Temos o Patrick Stewart que faz um Charles Xavier perfeito, nem imagino quem mais poderia ser. O Ian McKellan dá o toque necessário de nobreza e de loucura ao Magneto. E só o facto do filme ter estes dois actores já praticamente bastaria. Mas todos os outros estão muito bem adaptados. Não digo que sejam actores fabulosos, alguns deles mal dizem uma palavra o filme todo, mas estão muito bem escolhidos.

Gostei especialmente do tipo que faz de Wolverine, que até mete impressão… se fosse mais parecido com os desenhos e com a ideia que tenho do Wolverine IRL começava a desconfiar que ERA MESMO o Wolverine :) Adorei o pormenor de lhe terem mesmo posto o cabelo em bico.

A tipa que faz de Jean Grey é outro caso, muito, mas muito parecida com a ideia que eu tinha da Jean Grey e vai dar uma Phoenix absolutamente fabulosa em futuros filmes, quase de certeza.

Só tive pena de não incluírem o Night Crawler e o Colossus, outros dos meus preferidos X-Men, mas não se pode ter tudo. De resto adorei pequenos hints, como o Bobby que fala com a Rogue numa aula, que nós sabemos perfeitamente que é o Iceman da equipa original dos X-Men e anterior à Rogue, mas não choca minimamente essa pequena alteração, pelo facto de darem aqueles hints ao pessoal.

Portanto vale a pena e para quem seja fan dos X-Men então vale MESMO a pena, a fidelidade à BD é tão grande que não há a mínima desilusão possível.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram