Taijiquan

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Começou hoje, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, o estágio de Taijiquan orientado pelo Mestre Yang, Jwing-Ming. O Godfather veio cá ter pela fresca e perto das 8:30 zarpámos para o excelente complexo desportivo.

Começámos com Qigong (chi kung) e depois de algumas noções básicas do movimento abdominal, respiração e relação entre os arcos do peito e do lombo (literalmente, da zona lombar), começámos a aprender a primeira parte da forma de Taijiquan. Muita gente já viu isto nas mais variadas circunstâncias, como em filmes, por exemplo… os movimentos suaves, lentos e ondulados.

Neste caso é um pouco diferente, pois o Taijiquan é uma arte marcial e portanto envolve muito mais do que movimentos lentos e ondulados.

A forma não é especialmente complicada, mas ainda é bastante para memorizar e muito do treino de hoje foi, não só tentar corrigir o melhor possível as posturas e movimentos, mas também tentar que conseguíssemos começar a lembrar-nos da forma, dos nomes das posturas, etc. Isto, claro, para os iniciados.

Foram três horas de manhã e três horas à tarde.

Não consigo deixar de me surpreender com a acessibilidade do Mestre Yang. Ele é uma pessoa com um conhecimento brutal e com uma simplicidade, sentido de humor e afabilidade incríveis. A diferença de o ver a demonstrar qualquer postura ou movimento ou de ver qualquer outra pessoa, por muita prática que tenha, é abismal.

Esta é uma daquelas situações que não pensamos que sejam possíveis até estarmos no meio dela.

Não posso deixar de agradecer ao Tony Chee, da YMAA Almada e a todos os responsáveis da YMAA Portugal por continuarem a oferecer aos alunos a possibilidade de aprenderem com o Mestre, cá em Portugal.

Tenho pena de não ter podido ir à primeira parte do estágio, que foi feito na Amadora e que foi sobre Qin Na.

No fim da primeira parte e no final do dia, assistimos a meia hora de exames de alunos da YMAA.

All in all a great day.

O Godfater voltou para Pinhal Novo city e eu fui enfiar os pés em água a ferver durante uma hora, porque estava completamente desfeito.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram