Seminário YMAA com o Grão-Mestre Li

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de ter batido o record das últimas semanas, trabalhando non-stop desde as 11 até às 5 e meia da manhã, hoje fiquei na cama, completamente exausto até à uma. A Dee diz que eu acordei às oito com ela e liguei o ar condicionado no quarto. Nego tudo. Não me lembro.

Passadas umas horas acordei de pé, em frente à porta da rua com o intercom na mão. O sonambulismo, é uma coisa gira, não acham? Demorei um bocado a perceber o que se passava ali e depois peguei na Michelle e voltei para a cama.

O dia foi pouco produtivo para variar um bocado e o Godfather conseguiu convencer-me a ir mesmo ao seminário da YMAA, onde eu queria ir, mas achava que não tinha tempo.

Bom, tempo não tinha, mas nós resolvemos folgar umas horinhas e fomos mesmo. Assistimos a três horas de cultura chinesa com o Grão Mestre Li e o Mestre Yang. Os alunos da YMAA fizeram demonstrações espectaculares de Lian Bu Quan, punho contra sabre, punho contra bastão e espada. Sensacional mesmo. E todos os velhos relhos que gemem “ai” e “ui” cada vez que se baixam para apanhar as cuecas do chão deviam ver o Grão Mestre Li, com 74 aninos a fazer Gongfu.

Grande parte da aula foi dada em chinês escrito. Pelos vistos a caligrafia é uma forma de meditação do Grão Mestre e portanto prefere escrever, após o que o Mestre Yang traduzia para nós em Inglês.

O Godfather estava tão entusiasmado que parece que em Setembro vai juntar-se a mim nas aulas da YMAA. Realmente as artes marciais chinesas são um mundo à parte. Muita gente que não as conhece, desconfia, acha que aquilo são murros e pontapés dados por tipos vestidos de seda. Deviam assistir a um seminário destes, ouvir a história do Mestre chinês, de 90 anos que fez uma demonstração de sequência de punho contra lança com 36 movimentos. Imaginem o que é preciso para se defenderem contra um tipo enfurecido com uma lança na mão e agora imaginem um avôzinho de 90 anos a fazê-lo…

Foi sem dúvida uma tarde muito bem passada.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram