Terceiro dia de estágio

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Terceiro dia de estágio. O estágio decorre entre as 19 e as 22, portanto não deveria interferir muito com o trabalho do dia. Mas na verdade as coisas para a nitro estão a apertar de uma forma avassaladora, tenho que trabalhar a 200 à hora para depois poder ir para o estágio e muitas vezes chego ao Feijó (onde fica o Pavilhão) mesmo em cima da hora.

Num artigo recente, intitulado “Os Big Players da internet em Portugal” a nitro vem referida como “indispensável”.

O estágio de hoje foi sobre as costas. Uma das coisas que aprendemos foi a famosa massagem de pressão sobre as vértebras e percebi logo ali que toda a gente faz aquilo mal.

No ginásio (de musculação), vejo muitas vezes o pessoal fazer isto, não só colocam mal as mão, exercendo pressão sobre as vértebras, o que é perigoso, como aplicam todo o seu peso sobre as costas e não respeitam os ângulos necessários para acompanhar a curvatura da coluna. Enfim… agora aprendi a fazer como deve ser.

Antes de mais, a mão que é aplicada sobre as costas tem que ser em concha, sendo que a vértebra tem que ficar alojada nesta concha, para não ser pressionada directamente, depois a pressão é exercida gradualmente, havendo no fim um empurrão muito curto e súbito. Depois é preciso começar de cima para baixo do lado da cabeça do paciente (por causa da curvatura da coluna), a parte intermédia das costas precisa de uma pressão vertical e depois passamos para trás do paciente para o angulo inverso da parte lombar. Tudo isto deve ser feito enquanto o paciente respira profundamente e a pressão é exercida durante a exalação deste.

Aprendemos montanhas de coisas sobre as costas… tantas que acho que me vou esquecer depressa. Cavidades, nervos, canais, vasos… Mas algumas coisas são fáceis de reter, como as diversas formas da mão para massajar, como usar os braços e cotovelos para massajar, etc.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram