Macacos sem galho

Chaminices

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Como não quero deixar os meus leitores pendurados, acho que está na altura de um status update da Saga da Chaminé.

Depois de levar o assunto a reunião de condomínio e de algum tempo ter passado e de, finalmente, no passado dia 1, ter sido aprovado um orçamento para lidar com o problema eis que a coisa começa a mover-se em direcção à solução!

No sábado passado, passou por cá o tipo que ia desentupir as chaminés e melhorar a tiragem, no telhado. E digo ia, porque já não vai.

E não vai porque concluiu que praticamente nenhuma das 20 cozinhas deste prédio tem qualquer espécie de tiragem aceitável. Existem canos completamente derretidos, outros aos quais faltam secções inteiras e finalmente, como é o nosso caso, canos que foram usurpados pelos vizinhos de cima, quando deviam ser individuais.

A solução é drástica, mas pelo menos, permanente: toda a tubagem de tiragem de gases dos esquentadores e fumos dos exaustores vai ser substituída. Será removida a canalização de plástico que, basicamente, derrete com calor e colocada, no seu lugar, canalização de metal (creio que aço galvanizado, mas não tenho a certeza).

Isto implica partir as salas a toda a gente, já que os tubos passam na parede entre a cozinha e a sala numa conduta para o efeito. O pior é para os andares mais altos, já que, no meu 8º, por exemplo, passam os tubos de todos os andares inferiores, começa o meu e passa ainda o esgoto das cozinhas. São oito tubos completos e mais o início de um nono.

A nossa sala já está partida, com os tubos expostos e já foi possível ver que o tubo que nós tínhamos reparado já está a começar a derreter novamente. Isto agora significa que qualquer uso do nosso esquentador manda monóxido de carbono para a nossa sala.

No entanto, o fulano encarregue da obra está a trabalhar a grande velocidade. Entre ontem e hoje partiu tudo e quando cheguei a casa à noite já estavam os novos tubos no hall do prédio.

Não sei se já conseguiu acesso a todos os apartamentos (o que não deve ser fácil, porque nem toda a gente está em casa), mas espero que sim e espero que em pouco tempo tenhamos finalmente todo este problema resolvido e ainda por cima com uma solução duradoura.

Tags

. . .

Deixar comentário. Permalink.

One Response to “Chaminices”

Leave a Reply

Temas

Categorias