Teste de Sheridan

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Falei no teste de Sheridan no último post e estava convencido que era uma coisa mais ou menos do conhecimento comum; às vezes esqueço-me que nem toda a gente tem pais médicos do SNS.

Estas são as perguntas que o médico de família faz para tentar perceber se a criança está a desenvolver-se normalmente. Na primeira página vai das 4 semanas a 1 ano, na a segunda página, para o mesmo período, em vez dos desenvolvimentos listam-se os sinais de alarme (como “não fixa nem segue objectos”), e finalmente, na terceira página, são listados os desenvolvimentos básicos até aos 5 anos.

Resolvi digitalizar e disponibilizar o teste aqui em PDF, mas por favor nunca se armem em peritos com uma coisa destas. Não se ponham a dar conselhos a amigos, nem tentem tirar conclusões vossas sobre os vossos filhos. Esse é o papel do médico de família ou do pediatra. Este teste encontra-se sob diversas versões, online, portanto não é nenhum segredo de Estado, mas eu só o disponibilizo enquanto não aparecer por aqui nenhum maluco a achar que o filho é isto ou aquilo por causa de algo que leu no PDF.

Ao mínimo sinal de malucos… acaba-se o pão para os ditos.

Dito, isto, podem fazer download do PDF, alegremente: Teste de Sheridan (PDF ~2 MB)

Tags

Deixar comentário. Permalink.

6 comentários a “Teste de Sheridan”

  1. Ricardo says:

    Para os mais interessados, consultem também o livro “From Birth to Five Years”, da própria Mary Sheridan. É barato e encontra-se em qualquer livraria (ou até mesmo na Internet)…

  2. ana says:

    Agradeço o facto de ter partilhado esse documento, realmente estava a precisar dele para um trabalho, portanto obrigada :)
    só gostava de acrescentar que não são apenas os médicos e pediatras que podem aplicar o Teste de Mary Sheridan, também enfermeiros, educadores de infância, psicólogos e muitos outros profissionais que tenham formação na área do desenvolvimento infantil podem aplicá-lo.
    Bam haja novamente pelo documento, é muito importante :)

  3. Óscar says:

    Boa tarde. É possível fazer o Teste de Sheridan sem os instrumentos?

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram