TweetDeck

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

O Gus chamou-me hoje a atenção para um cliente de Twitter chamado TweekDeck, que está em Beta, mas que já apresenta grandes vantagens em relação aos clientes dominantes do momento: Twitteriffic e Twhirl.

O TweekDeck é construído sobre Adobe Air e corre em Mac OS, Windows e Linux.

Duas grandes vantagens do TweetDeck:

Um. A aplicação tem um interface em colunas, principal ponto de interesse para mim e para o Gus, já que esta era uma das ideias que andávamos a desenvolver para o Mensageiro do SAPO. Isto só prova que mesmo quando achamos que tivemos uma ideia nova… a verdade é que já alguém está em cima disso.

A ideia é muito boa e aplica-se bem ao Twitter: numa coluna recebemos todos os tweets, numa outra, apenas os que são replies para nós e numa terceira, as mensagens privadas (directs).

As colunas são, evidentemente, configuráveis e re-organizáveis e é possível criar novas colunas. É também possível criar grupos: podemos agrupar certas pessoas e receber os tweets delas numa coluna específica.

Só esta funcionalidade fez com que não perdesse um único reply hoje, coisa que nos outros dois clientes que uso acontece com frequência.

Dois. A aplicação dá baile à API do Twitter. Enquanto o Twitteriffic fica para ali a patinar e não envia os tweets e o Twhirl dá erros frequentes, o TweetDeck não tem problema nenhum: guarda os tweets e entrega-os assim que tiver uma janela de oportunidade.

Isto significa que é muito menos cansativo lidar com as outages do Twitter e até parece que tudo desliza sobre rodas.

O TweetDeck tem ainda a vantagem de guardar 48 horas de tweets (sobre os quais oferece pesquisa de texto), e uma funcionalidade de consulta de perfil/tweets de um user específico que me agradou bastante.

Para uma Beta bastante jovem, é uma aplicação que já tem diversas vantagens sobre as alternativas mais sonantes do mercado, particularmente o Twitteriffic que é pago ou adware e sobre o qual tenho visto zero desenvolvimento desde que comecei a usar.

Alguns dos problemas do TweetDeck são a ausência de som, que é útil para avisar a chegada de mensagens, o redimensionamento da janela que é feito um bocado às cegas quando manualmente e que não existe automático – isto é, quando removemos uma coluna, a janela não se adapta e fica com um espaço vazio “pendurado”.

É, sem dúvida, uma aplicação a seguir nos próximos tempos e já substituiu tanto o Twhirl no meu PC, como o Twitteriffic no meu Mac.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram