Roubo de conteúdos

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Já há uns meses que me anda a acontecer uma coisa que não compreendo inteiramente e com que decidi não me chatear, mas a verdade é que começa a picar-me a curiosidade.

De vez enquando, aterra-me um tracback no wordpress, vindo de sites estranhos, alguns japoneses. Vou lá ver porque raio linkaram para mim e apercebo-me que na verdade não foi tanto linkar como republicar um dos meus posts mais recentes.

Hoje aconteceu novamente. Um site, de seu título Herpes News, a quem não vou dar o benefício do link, republicou o meu post sobre os browsers nos sistemas operativos.

Mas porquê? Está pejado de publicidade? Nem por isso… tem um pequeno banner e tem um link para mais informação, falso, que faz digg a um outro artigo no mesmo site.

Não percebo o objectivo. Alguém por aí sabe o que é isto?

Tags

Deixar comentário. Permalink.

3 comentários a “Roubo de conteúdos”

  1. Joao says:

    Não sei o que é nem porque o fazem. Não fui vítima disso, mas pasmo quase de igual modo quando encontro nas stats dos meus sites referrals de sítios que não lembram ao diabo, e quando lá vou ver não encontro a mínima razão para ter existido um referral.

    Mas há uma coisa que me deixa perdido, nisto dos blogs, a profusão de “coisas”. Technoratis, feedburners, stumbles, e coisas por aí. Na minha santa inocência escrever é escrever e deixar ficar. Não imagino o meu humilde blog a ser mais do que um substituto do papel com o qual partilho mais facilmente as ideias dando links a amigos. Talvez essa profusão de “coisas” que espalham conteúdos por todo o lado sejam _a_ razão de haver esses acontecimentos esquisitos, de conteúdos nossos que aparecem algures, com objectivos que não reconhecemos: porque é fácil. E porque, para alguém, fará sentido.

    Mas no mais devo ter perdido o barco algures, quando me enterrei em programação php, e mais ainda quando insisti em trabalhar na minha área de formação académica, porque me lembro de quando não existiam blogs e eu tive de fazer um site para publicar as minhas palermices, mas depois perdi-me na embrulhada e não apanhei os feedburners nem os stumbles nem o raio-que-o-parta. Apetece dizer que isto dos blogs está uma coisa (potencialmente) muito agressiva.

    Mas afastei-me do assunto, acho… peço desculpa. :)

  2. Macaco says:

    Não te preocupes, João, acho que percebi perfeitamente o que queres dizer.

  3. Rui Cruz says:

    Isso chama-se auto blogging.

    http://www.247tech.info – igual a este meu site.

    Eles fazem isso porque:
    – se deixas passar o trackback, tens um link para ti e ofereces um link a eles
    – o blog sobe no technorati
    – eles ganham visitas e vendem publicidade
    – e tudo o que precisara de fazer foi… copiar conteúdos. pensa nisso como um mini agregador com um link para ti no fim que será reciproco se os webmasters não tiverem cuidado.

    Espero ter-me feito entender. :P

    Rui

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram