Cursos de dormitologia, procuram-se.

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Ao fim de 33 anos, tenho que o admitir: não sei dormir.

Estou na cama desde as onze e meia da noite, são agora duas da manhã e desisti. Entretanto já tomei um drunfo e tudo. Mas não há nada a fazer: não sei como se dorme.

Parece-me que seria a coisa mais natural do mundo: os animais sabem todos dormir; uns dormem enrolados, outros esticados, uns de lado, outros sentados. Os humanos são, como habitualmente, os mais versáteis: dormem de pé ou deitados, encostados, sentados, de lado, de costas, parados ou em movimento.

Mas eu não consigo. De costas, fico confortável durante uns vinte minutos, depois começo a ficar enjoado. Literalmente – enjoado. Quando começo a ficar com mais sono, é como se sentisse tonturas e sinto o estômago às voltas.

Então tenho que me deitar de lado. De lado os problemas são ainda maiores: não faço ideia como me pôr. Como é que ponho as pernas? E os braços? Que grande confusão… há sempre uma articulação completamente torcida. Isto não é suposto ser natural e instintivo? Então como é que é possível que eu não consigo saber em que posição me colocar para dormir?

Bom… há uma posição em que consigo geralmente adormecer mais depressa: de barriga para baixo, com a cabeça completamente virada para um dos lados e o pescoço torcido. Por muito que me esforce para o evitar, passo sempre parte da noite a dormir nesta posição horrível que me dá dores de pescoço e cabeça assim que acordo.

Percebi então que o que eu preciso é de um curso de dormitologia, talvez tirado no estrangeiro, ou, quem sabe, um mestrado em fecharozolhos ou uma qualquer post-graduação sobre ensonamento e suas aplicações práticas. Será que a Faculdade de Motricidade Humana tem cursos em horário post-laboral que versem o posicionamento do corpo sobre o colchão para melhor atingir o Nirvana do sono?

É que se isto continua ainda vou ter que me virar para religião… será que a Igreja Universal de S. João Pestana pode iluminar a minha alma imortal com umas belas horas de sono?

Ainda por cima, “the drugs don’t work”… já sei que me vão sugerir maria joana outra vez, mas não estou para aí virado. Não… o que eu preciso mesmo, é um curso! Ouvi dizer que é assim que se resolve tudo e portanto, deve ser verdade.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

12 comentários a “Cursos de dormitologia, procuram-se.”

  1. morgy says:

    hummm e se tentares arranjar daquelas almofadas com buraco como nas marquesas de massagem?

  2. Macaco says:

    O problema é que o buraco tinha que ser no colchão, senão o pescoço vai sempre ficar elevado e torto.

    De qualquer maneira, já gastei 200 euros na minha última almofada, acho que chega de tentar almofadas diferentes.

  3. artur says:

    A Pública de ontem tem um artigo sobre insónia. Parece que cerca de 20% da população sofre desse problema. É o meu caso, embora só por curtos períodos de tempo. Para além das drogas, que, por vezes, não funcionam, parece que as técnicas de relaxamento serão o indicado. De qualquer modo, o mais importante (parece-me) é deixarmos de considerar essencial dormir – isto é: vamos para a cama, todas as noites, porquê? Porque temos sono ou porque é suposto dormirmos a uma determinada hora? Se passarmos a ir para a cama dormir, apenas e só, quando o corpo o EXIGIR, talvez consigamos dar a volta ao problema. Durante a minha última crise de insónias, adoptei esse sistema. Durante vários dias, só dormi 3 ou 4 horas por noite e, passado algum tempo, recomecei a dormir normalmente. Vamos ver por quanto tempo…

  4. Ainda que não fique particularmente agradado por saber dos teus enjoos, confesso que me agrada a consciência de que não sou o unico a enjoar (no verdadeiro sentido da palavra, aliás, o mesmo em que tu a usas) quando me deito de barriga para cima… Enfim… Bons sonhos.

  5. Alex says:

    Continuas a correr à noite? Isso não ajuda a adormecer.
    Actividade física à noite não é aconselhável, excepto aquela que é comum exactamente nesses locais a essas horas.
    O café, mesmo durante o dia, também deixa o cérebro demasiado activo.
    Os químicos costumam ajudar. Será que te venderam um placebo?

  6. Pedro says:

    O teu post parece um episódio de House. Um paciente com dificuldades em dormir, todos esses sintomas (de costas, ficas enjoado, de lado, não sabes como fazê-lo, de barriga para baixo, acordas com dores), mais as drogas, os drunfos e as marias joanas…ONDE ESTÁ O HOUSE?

    Agora a sério: técnicas de relaxamento serviriam?

  7. artur says:

    Parece que as técnicas de relaxamento são um must. Para quem consegue relaxar, claro…

  8. Macaco says:

    Já tentei as técnicas de relaxamento todas e é fantástico até estar completamente relaxado. Depois levanto-me e vou jogar Grand Theft Auto.

  9. pachita says:

    E porque não uma mosca tse tse?

  10. Pedro Sá says:

    GTA….isso não me dá sono!! Se quero dormir, fico-me logo por um dos Final Fantasy!!…excepto o 7, esse nunca me tira o sono!

  11. tatas says:

    eu ia sugerir o yoga, comigo resulta muito bem

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram