Fim

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Hoje foi o dia da grandiosa troca de prendas.

Durante muitos anos, a grandiosa troca de prendas teve lugar na noite de 24 para 25, começando-se à meia-noite e terminando sempre perto das duas ou três da manhã. Com os anos, o volume de prendas foi aumentando de tal forma que a troca teve mesmo que deixar de começar tão tarde e, mesmo assim, durava noite dentro.

De há algum tempo para cá, com outras famílias a visitar no natal, a grandiosa troca foi mudada para dia 25 à tarde. E assim foi, este ano, mais uma vez.

Tudo correu razoavelmente bem. No final do almoço bebi dois penalties de James Martin’s (de penalty, mesmo), o que me amaciou para a troca de prendas e me ajudou a descontrair.

A noite tinha sido mal passada, com sonhos estranhos e inquietação. Mas depois de um bom almoço, uma visita à renovada casa da minha irmã, muitas fotos e uma bebedeira rápida, senti-me mais ou menos normal.

A troca de prendas correu bem, parece-me. Recebi várias coisas fantásticas, como um Black & Dekker DustBuster (o nosso ex-mini-aspirador tinha sido oferecido pelo Tritão no casamento, mas já se avariou há uns tempos), um bestial grelhador Krups, montanhas de DVDs (deu para construir uma torre na nossa mesa de café) e, claro, os inevitáveis macacos.

Este ano senti-me muito desinspirado para o natal. Na verdade só queria que passasse depressa e tive um bocado a sensação de que isso se reflectiu em prendas meio ranhosas para a maioria das pessoas. Não é que fossem más em si, mas gostava que tivessem sido mais especiais. A que melhor cumpriu esse objectivo, penso, foi a pintura do Gandalf que fiz para a Marta e o Filipe, ao estilo das que já fiz para várias pessoas ao longo dos anos. Penso que ficou bastante boa e pus bastante de mim nela.

Tudo correu muito bem e eu e o Fernando fazíamos um duelo de doenças ao bom velho estilo do sketch do gato em que duas velhas participam num concurso para ver quem tem mais doenças: tenho varizes! Tenho uma azia que não me deixa dormir! Tenho enxaquecas terríveis! Tenho problemas de fígado!

Foi nessa altura, entre risos e uns snacks de fim de tarde, que apareceram uns amigos com a sua bebé que já começa a andar. Foi o fim.

Fiz um grande esforço para me comportar normalmente. Tentei convencer-me de diversas coisas lógicas e óbvias em relação à criança, enquanto ela se tornava o centro das atenções. Mas não consegui. Não quero ser egoísta, nem insensível, não acho que ninguém deva sofrer por mim, mas tive que sair da sala e pouco depois tive que me ir embora de casa dos meus pais.

Acabou-se o natal.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Um comentário a “Fim”

  1. Sawyer says:

    Recomendo-te Masters of Horror para o teu estado de espírito. São 13 episódios realizados por gente como Dario Argento, John Carpenter, Joe Dante, etc

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram